Como compartilhar pastas no virtualbox

Quando fiz o artigo “VirtualBox no Ubuntu 8.04”, muita gente perguntou (inclusive em PVT) como se compartilha pastas entre a máquina virtual (VM) Windows e as pastas no Linux, eu não abordei esse assunto no artigo porque se você fuçar você descobre facilmente como fazer isso. Mas enfim, essa pergunta ainda me persegue em PVT e também em lista de discussão, e para ter um link para responder a pergunta criei esse pequeno post.

Compartilhando pastas entre VM e anfitrião

O Virtualbox permite a VM acessar pastas do seu sistema Linux, com isso você pode compartilhar arquivos entre ambos. Faça assim :
a) Carregue sua Virtual Machine
b) Depois de sua VM completamente carregada acesse o menu do VirtualBox em Dispositivos->Pastas compartilhadas :
compartilhando pastas no virtualbox
c) Agora clique no ícone de adicionar compartilhamento e informe as pastas do seu sistema Linux que estarão sendo compartilhadas e o nome de compartilhamento que você irá dar para cada uma dessas pastas :
acrescentando pastas compartilhadas
d) Dentro da sua VM, é fácil acessa-las, basta mapear \\VBOXSRV\nome-do-compartilhamento ou diretamente do ícone no Windows Meus Locais de Rede->Toda a Rede->VirtualBox Shared Folders :
acessando pastas compartilhadas pela VM
Se você vai fazer acesso constante, recomendo mapeá-la :
mapeando uma pasta compartilhada

Conclusão

Pronto ! Com isso concluímos o “como instalar o virtualbox”, “como criar uma virtual machine” e “como compartilhar uma pasta”, isto é, barba, cabelo e bigode. Esse mini-post foi acrescentado ao artigo “VirtualBox no Ubuntu 8.04”.

  1. #1 por Bruno em 9 \09\-03:00 junho \09\-03:00 2008 - 18:51

    Tenho o virtualbox instalado rodando winXP e preciso utilizar um programa chamado ORB, o programa funciona perfeitamente mas precisa ter acesso as portas tcp 80 e 554, porém já tentei de várias formas permitir o acesso da maquina virtual a esses portas e não consigo de jeito nenhum… se alguém puder me ajudar….

  2. #2 por Philipe Cardoso em 9 \09\-03:00 junho \09\-03:00 2008 - 22:55

    Parabéns cara mt bom o post
    tbm posto alguns tutoriais no meu

    passa la c der

    Meu Blog : Blog Do Philipe

  3. #3 por kaito58 em 12 \12\-03:00 março \12\-03:00 2009 - 8:41

    Como eu faço pra entrar naquela pasta “virtual shared folders” do passo “d”?

  4. #4 por edson em 20 \20\-03:00 maio \20\-03:00 2009 - 14:08

    Ola Obrigado pela dica. Fiz funcionar.
    Agora tenho um problema.
    Preciso usar o VB para uns programas aqui no meu serviço e que trabalham em rede(Windows)

    Tento criar a pasta compartilhada no VB(acrescentar compartilhamento>caminho da pasta>Outro>computador) mas não consigo achar o caminho do computado(não ve a rede).

    Mas em Rede >Rede windows> aparece o computador que eu preciso para rodar o programa.Usando Ubuntu 8.10

    Tem algum jeito para fazer isso?

    Obrigado

  5. #5 por kbca em 16 \16\-03:00 outubro \16\-03:00 2009 - 7:01

    Amigo e a contrario?
    Fiz a instalação do VB no widows e instalei o Ubuntu no VB, e quero acessar o drive HD do windows?

  6. #6 por * em 11 \11\-03:00 dezembro \11\-03:00 2009 - 22:03

    Da uma olhada nesse video, talves ajude!