Instalando o Google Earth

(Este artigo é parte integrante do Guia do Ubuntu Perfeito, o sucesso da aplicação deste artigo depende do sucesso das etapas anteriores)

O Google Earth dispensa apresentações, mas se você for um daqueles que estiver visitando o planeta e deseja saber mais sobre a civilização, o Google Earth é um software de mapeamento 3D/2D do planeta Terra – assim fica mais fácil vocês invadirem nosso querido planeta :)

Na própria definição do Google, o O Google Earth permite-lhe voar para qualquer local na Terra para ver imagens de satélite, mapas, terrenos, edifícios em 3D, desde galáxias no espaço até aos desfiladeiros dos oceanos. Poderá explorar conteúdo geográfico complexo, guardar os locais visitados e partilhá-los com outros utilizadores. Além disso possui outras funcionalidades como :

  • Imagens históricas de todo o mundo
  • Dados da superfície e do leito oceânico fornecidos por peritos marinhos
  • Apresentação simplificada com gravações de áudio e voz

Um computador ligado a Internet, sem o Google Earth é quase como ficar sem navegador.

Apesar das vantagens desse software, os requisitos mínimos precisam ser atendidos como possuir uma placa de vídeo 3D com renderização por hardware. Resumidamente, placas de vídeo Intel, AMD ou nVIDIA atendem ao requisito de renderização por hardware. Mas, não é suficiente ter essas placas, seu sistema precisa estar configurado para usa-las adequadamente. Este é um software gratuito, porém não é livre.

Antes de iniciarmos a instalação é necessário avaliarmos se seu computador é capaz de renderizar imagens por hardware, este é um pré-requisito necessário para  instalar o Google Earth, para fazer essa avaliação precisaremos instalar o pacote mesa-utils e lsb-core. Para instala-los, execute no terminal :

sudo apt-get install -y mesa-utils lsb-core

Depois do programa instalado, execute também :

glxinfo |grep "direct rendering"
direct rendering: Yes

Se a resposta do comando resultar em “YES”, parabéns, sua placa de vídeo fará a renderização por hardware e você está apto a contiinuar a execução do artigo. Se infelizmente a resposta para você foi “No”, então infelizmente vou desencoraja-lo a prosseguir, pois é possível que você siga todos os passos e o Google Earth não funcione. Leia outros artigos e procure descobrir o que deve fazer para habilitar a renderização por hardware em sua placa de vídeo Intel, AMD ou nVIDIA.

Para instalar o Google Earth,  execute no terminal :

sudo apt-get install -y googleearth-package ttf-mscorefonts-installer\
  ttf-dejavu ttf-dejavu-core ttf-dejavu-extra ttf-bitstream-vera

Se estiver utilizando o Ubuntu Linux edição 64bits, também é necessário instalar :

sudo apt-get install -y lib32nss-mdns 

Será que isso foi o suficiente ?

Não, apenas instalamos o programa que gerará o  instalador do Google Earth, !@!#@!# entendeu patavinas, né ?

É o seguinte, o Google ao invés de disponibilizar o programa num formato para cada distribuição Linux, criou um  instalador em shell-script que deveria funcionar em todas as distribuições Linux, no entanto nem sempre funciona. Programadores habilidosos criaram um programa que avalia seu computador e avalia o instalador do Google Earth e daí então passa a construir um pacote .deb (formato .deb, lembra ?) juntando os arquivos do Google com os arquivos que você possui em seu sistema gerando um pacote instalador personalizado que simplifica a instalação em seu computador, mas note : esse pacote instalador foi preparado tendo seu computador como parâmetro, distribui-lo a outras pessoas pode não funcionar.

É melhor mostrar do que explicar, depois de instalado o googleearth-package, execute no terminal :

make-googleearth-package --force

Vai notar que o comando acima vai descarregar da Internet a ultima versão do Google Earth e vai juntar alguns arquivos que você possui em seu sistema, o resultado do comando será algo assim :

Package: googleearth
Version: 6.0.1.2032+0.5.7-1
Section: non-free/science
Priority: optional
Maintainer:  <gladiston@worklab>
Architecture: amd64
Depends: ttf-dejavu | ttf-bitstream-vera | msttcorefonts, ia32-libs (>= 20080808), lib32gcc1 (>= 1:4.1.1), lib32stdc++6 (>= 4.1.1), lib32z1 (>= 1:1.1.4), libc6-i386 (>= 2.0), libc6-i386 (>= 2.1.3), libc6-i386 (>= 2.2), libc6-i386 (>= 2.3), libc6-i386 (>= 2.3.2), libc6-i386 (>= 2.4), nvidia-current , lib32nss-mdns
Description: Google Earth, a 3D map/planet viewer
 Package built with googleearth-package.
dpkg-deb: construindo pacote 'googleearth' em './googleearth_6.0.1.2032+0.5.7-1_amd64.deb'.
Success!
You can now install the package with e.g. sudo dpkg -i <package>.deb

Um arquivo .deb fresquinho chamado “./googleearth_6.0.1.2032+0.5.7-1_amd64.deb” foi criado e poderá ser usado apenas em seu sistema para instalar o Google Earth, para tal, execute o comando :

sudo dpkg -i googleearth_6.0.1.2032+0.5.7-1_amd64.deb

Toda vez que instalamos um programa através do ‘dpkg -i ‘, precisamos verificar se não há dependências, fazemos isso executando o seguinte comando :

sudo apt-get install -y -f

Lembrando que ‘googleearth_6.0.1.2032+0.5.7-1_amd64.deb” é o nome do pacote que foi gerado pelo comando make-googleearth-package. O nome final do arquivo .deb poderá variar de sistema em sistema e lembre-se : “Este pacote só funcionará em seu computador”, não há garantias de que funcionará 100% no computador de outrém.

No GNOME, para executar o Google Earth vá no menu Aplicativos->Internet->Google Earth :

No KDE, basta ir no menu Aplicativos->Internet->3D Planet Viewer.

Se o Google Earth parecer lento ou o mapa não aparecer é porque seu sistema não está fazendo a renderização por hardware, como seria de se esperar. Algo que ainda não consegui melhorar foi as fontes, aparentemente o programa foi escrito usando as mstcorefonts que ficam ruins de serem enxergadas tanto no GNOME (Gtk+) quanto no KDE (QT).

Conclusão

Parabéns ! Você agora já sabe incluir o repositório para os programas do Google e também instalar o Google Earth.

  1. #1 por Ramiro Pereira em 15 \15\UTC outubro \15\UTC 2010 - 10:25

    Não funcionou.
    Ele começã a executar, mostra a primeira tela e some.

  2. #2 por admin em 15 \15\UTC outubro \15\UTC 2010 - 15:17

    Leia o artigo desde o principio e note os requisitos.
    O Guia Ilustrado foi testado por mim três vezes em computadores diferentes obtendo o mesmo resultado, as instruções estão corretas.

  3. #3 por José Antonio Meira da Rocha em 21 \21\UTC outubro \21\UTC 2010 - 17:36

    Há um bug sério no Google Earth para Linux )

    Em ambientes não-anglo-americanos, há troca de ponto decimal por vírgula, nos arquivos KMZ.

    Culpa meio do GE, meio da biblioteca Qt, meio da especificação KMZ que usa a vírgula como separadora de listas (very, very bad idea).

    Workaround (http://code.google.com/p/earth-issues/issues/detail?id=542):

    Heard it might be a problem with the QT libraries and not Google Earth it self, could
    that be right?
    Anyway adding the line:

    export LC_NUMERIC=en_US.UTF-8

    Under the line “export LD_LIBRARY_PATH” in the start-up script googleearth fixed the

    problem for me. Perhaps something to think about adding as standard if an other fix
    can’t be found?

    Outro problema está relacionado ao GE não abrir, em equipamentos com video Intel (caso do Ramiro aí acima):

    http://www.vivaolinux.com.br/dica/Google-Earth-5.2-no-Ubuntu-10.04-placa-de-video-Intel

  4. #4 por Clóvis em 21 \21\UTC outubro \21\UTC 2010 - 21:20

    Tem ideia se pode ser um repositório que falta nos meus sources?

    E: Impossível achar pacote lib32nss-mdns

    Abraço

  5. #5 por Miuq em 28 \28\UTC outubro \28\UTC 2010 - 7:10

    Sou novato no linux.! (Ubuntu 10.10 de 64bits).

    Segui as instruções e aparenentemente elas ocorreram normalmente. Apesar que eu vi a mensagem: “Impossível achar pacote lib32nss-mdns” no terminal ao longo da instalação. Mas segui a instalação. Após tudo terminado, entretanto quando eu tentava iniciar o Google Earth pelo Aplocativos\Internet\Google Earth, aparecia uma tela de mensagem e em 2 segundos o Google Earth era fechado. Tirei uma foto da tela (rapidinho) e a mensagem era a seguinte:

    “Você está iniciando o Google Earth no modo “emulação de software OpenGL”, o qual funcionará de modo mais lento. Recomendamos experimentar o modo “DirectX’ para obter a melhor experiência possível com o Google Earth.

    Deseja passar para o modo Directx?

    [Sim] [Não]”

    Se aperto rapidinho Sim, fecha o programa, se eu aperto rapidinho Não (tem que ser rápido) o programa é aberto sem problema. Eu uso muito o Google Earth, e até agora, [apertando o Não…!] não vi problemas quando eu comparo com o que eu faço no Windows e Linux.

    Valeu pelas dicas de instalação …

  6. #6 por admin em 28 \28\UTC outubro \28\UTC 2010 - 11:55

    Voce ignorou os tópicos anteriores do Guia, provavelmente não ativou os outros repositórios e não ativou o recurso de sua placa 3D.

  7. #7 por gustavo em 31 \31\UTC outubro \31\UTC 2010 - 12:25

    Aqui no meu ubuntu 10.10 com placa nvidia gt 220 de 1g não tem jeito. Já segui todas as dicas pra instalar no Google Earth e sempre quando inicio o programa as fontes ficam absurdamente gigantes. As vezes abres com ssas fontes grandes e depois o progrmaa fecha sozinho

  8. #8 por sergio em 21 \21\UTC fevereiro \21\UTC 2011 - 19:08

    Tenho utilizado de suas dicas em constantes instalações do Ubuntu, mas a respeito do Google Earth nunca consegui que funcionasse. Eu sempre utilizo do pacote do Medibuntu e funciona bem, apesar de ser uma versão mais antiga.

  9. #9 por Gilvani em 25 \25\UTC março \25\UTC 2011 - 23:42

    Aqui tbm não tinha funcionado, porém eu não tinha instalado mesa-utils e lsb-core achando que não era necessário, mais depois que eu instalei os mesmos, foi batata, funfo de boa! Valeu pelo tutoo…abraços

  10. #10 por Rafael Wruck TJ em 4 \04\UTC abril \04\UTC 2011 - 10:37

    Parabéns! Ubuntu + que perfeito com essas matérias!!!

  11. #11 por Geraldo Arruda em 30 \30\UTC abril \30\UTC 2011 - 14:03

    Ja estou com problema ha tempos e não consigo resolver.
    Varias vezes tentei instalar o GE e não consegui…ja mudei até para 32bit (tenho amd triple core 64)…
    Consigo chegar até a tela “preta” mas não aparece o globo.
    em certas instalações apareceu o globo, mas não rodou, saia do programa.
    Não sei o que fazer…

    Agradeça a ajuda!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: