Thuderbird ideal

(Este artigo é parte integrante do Guia do Ubuntu Perfeito, o sucesso da aplicação deste artigo depende do sucesso das etapas anteriores)

Sistemas de webmail evoluíram muito, mas ainda há adeptos do tradicional cliente de email.

As razões para muitos continuarem usando clientes de email são muitas, eu por exemplo, sou fã do webmail do Google – GMail -, mas a impossibilidade de usar duas contas do Gmail (ou GoogleApp) no mesmo navegador faz com que tenha de recorrer a um outro navegador ou simplesmente usar um cliente de email que permita duas ou mais contas do Gmail/GoogleApp simultaneamente.

Dentre os clientes de email, eu *acho* o Thunderbird o melhor, razões ?

A mesmas que todos outros clientes de email muito bons dizem ter : filtros, filtros anti-spam, etc… – Mas que na prática funcionam melhor no Thunderbird, na minha opinião.

A seguir vou descrever como instalar o Thunderbird, e para aqueles que também possuem contas no Gmail/GoogleApp descrevo alguns passos importantes.

Instalação

Vá no menu do GNOME Aplicativos->Acessórios->Terminal, execute no terminal :

sudo apt-get install thunderbird thunderbird-locale-pt-br

Pronto ! Thuderbird está instalado.

Não vou dar instruções para configurar uma conta, pois o wizard do Thunderbird é muito automatizado, ao identificar uma conta @gmail, @yahoo ou @hotmail (não se outros tipos de contas também é assim) ele assume automaticamente configurações corretas de imap ou pop.

Instruções para quem usa contas do Gmail

Para usar o thunderbird com contas do Gmail, você precisa ir na conta do GMail e dar permissão para tal finalidade. Se não fizer isso, mesmo sua configuração estando correta no Thunderbird, o acesso às mensagens do Gmail serão negadas. Para ativar a permissão vá na sua conta Gmail e clique no Link na parte superior do página intitulado  “Configurações” :

Após isso, selecione a guia “Encaminhamento e POP/Imap” e ative o acesso IMAP como se vê na figura abaixo :

Depois clique no botão [Salvar alterações].

Você pode ativar também o acesso do tipo Pop, mas neste caso você pretende descarregar as mensagens do Gmail e poder lê-las offline. Se optar por uma conta deste tipo é bom saber que o Google tem duas configurações de Pop : a que exlui a cópia do Gmail ou a que mantém uma cópia no Gmail.

Eu gosto de usar Imap porque posso ler minhas mensagens diretamente do celular, mas você pode optar por um caminho diferente.

Compartilhando contatos do Gmail no Thunderbird

Se você já está acessando os emails do Google no seu Thunderbird, você deve ter notado que o Thunderbird mantém sua própria lista de contas, isso é ruim porque você gostaria de reutilizar os mesmos contatos que já existem no sistema do Google. Por essa razão você precisará instalar um complemento chamado “Google Contacts”, estando no Thunderbird vá no menu Ferramentas->Complementos e procure por “Google Contacts” e instale o complemento :

Depois de reiniciar o Thunderbird, a primeira janela que irá aparecer é justamente a tela de preferencias do Google Contacts, apenas clique em [OK] se não quiser ajustar nada :

Para confirmar os seus contatos, vá no menu Ferramentas->Contatos de endereços e note a aparição “Google-[seu_email]” :

Pronto !

De agora em diante seus contatos no Thunderbird e no Gmail poderão ser compartilhados.

Thunderbird versus Gmail : Uso de Marcadores

O Thunderbird, assim como o Gmail também trabalha com tags, que seria traduzido como “Marcadores” para o português, usemos então a palavra “Marcador” daqui em diante.

Os Marcadores são melhores que pastas para organizar mensagens porque usando o método de mensagens em pastas, uma mensagem pode existir somente em uma única Pasta, se deseja-la em outra pasta terá de replicar, no entanto, usando o método de Marcadores, uma mesma mensagem pode ter vários Marcadores e ser encontrada em todos eles através de filtros ou buscas. Em vários clientes de Emails, os Marcadores são exibidos como Pastas apenas para tornar a curva de aprendizado mais rápida, mas trata-se apenas dum filtro por Marcador. Arquivando uma mensagem que possui um Marcador, você oculta-a da pasta, deixando a caixa de entrada – por exemplo – mais limpa, mas não se trata duma exclusão, pois a mensagem continuará sendo encontrada no marcador que você deixou ou por fazer buscas.

O Thunderbird respeita os marcadores que você deixou configurado no Gmail e os arquivamentos que fez nelas, de fato, você vê os seus marcadores no Thunderbird exatamente como as veria no Gmail, como se fossem pastas, no entanto, é vetado usa-los. Em poucas palavras, você só pode usar os marcadores criados no Thunderbird dentro do Thunderbird e os Marcadores do Gmail, apenas no Gmail.

Se você quiser reutilizar os Marcadores do Gmail dentro do Thunderbird poderá seguir este How-To.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu a instalar o Thunderbird, sincronizar contatos com o Gmail e entender como funcionam os Marcadores.

Anúncios
  1. #1 por fatecano em 5 \05\UTC fevereiro \05\UTC 2011 - 15:49

    Quais as vantagens em usar esse Google Contacts ao invés do Zindus?
    Estive pensando em fazer um teste aqui, mas estou com medo de dar algum erro na organização que eu fiz dos contatos do Gmail/Android, já que o backup não inclui as fotos dos contatos.

    Uso o Zindus aqui e não consigo ter uma sincronia de endereços, aparecendo esse erro aqui:
    http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,75193.msg426498.html#msg426498

    Você coloca o endereço físico das pessoas nos seus contatos ou só e-mail e telefone através do Google Contacts?

  2. #2 por admin em 6 \06\UTC fevereiro \06\UTC 2011 - 14:23

    No gmail eu coloco tudo : fotos, endereço e telefone.
    quando agendo uma visita, eu seleciono o contato e o gps já define a rota. Usar os contatos no Google é imersivo, os dados nos contatos interajem com outros serviços.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: