Firefox ideal

(Este artigo é parte integrante do Guia do Ubuntu Perfeito, o sucesso da aplicação deste artigo depende do sucesso das etapas anteriores)

Um Ubuntu Perfeito, precisa de um navegador bem personalizado, pronto para as tarefas diárias de navegação.

Os tópicos a seguir são os que considero de muita importância, sem eles, o navegador poderia ser o Internet Explorer que não faria nenhuma diferença.

Atualizar ou não atualizar

Hoje, dia 23 de março de 2.011 já se encontra disponível em repositórios PPA, o Firefox 4.

Porque ainda trata-se dum lançamento muito recente (o Firefox foi lançado no dia 22), o idioma português ainda não está nos repositórios.

Mas se você desejar, poderá instala-lo em seu sistema e usufruir dele mesmo estando em inglês, e quando o idioma estiver disponível provavelmente haverá uma atualização automática.

Se você estiver usando o Firefox 3, recomendo realizar o upgrade para o Firefox 4, como ? Execute os seguintes comandos :

sudo add-apt-repository ppa:mozillateam/firefox-stable
sudo apt-get update 
sudo apt-get upgrade

Apesar do idioma portugues ainda não estar nos repositórios, você poderá instala-lo a partir dos servidores originais, trata-se de complemento a ser instalado a partir dessa página :

32 bits (i386): http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/4.0/linux-i686/xpi/pt-BR.xpi

64 bits (amd64): http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/4.0/linux-x86_64/xpi/pt-BR.xpi

Pronto ! Agora prossiga com o restante do tutorial

Dicionário em português

Eu gosto e utilizo o dicionário VERO tanto no Firefox como também no OpenOffice, visite a página a seguir :

http://www.broffice.org/verortografico/baixar

E instale-o também, não irá se arrepender.
Algo importante de ser mencionado é que em instalações onde há mais de um dicionário instalado, é necessário ativar o português/brasil recém instalado. Para realizar essa operação, vá a qualquer página da internet que permita a entrada de dados, pode ser uma caixa de textos curtos ou textos longos, clique então com o botão direito escolha ativar a opção Verificar Ortografia, após isso repita a operação, mas escolha o item de menu Idioma->Português – Brasil como voce pode ver na figura :

 

Complementos para o Firefox

Alguns complementos para o Firefox são tão importantes que simplesmente não consigo -na realidade não quero- usar o Firefox sem eles :

Fission

Uma barra de progresso unificada com a barra de URL, traz um aspecto bonito ao carregar páginas.

Flashblock

O único método que eu conheço para bloquear as animações em flash que flutuam na página atrapalhando a leitura.

ScreenGrab

Este também é o único método de salvar uma página de internet em formato .png ou .jpeg, mantendo todas as características. Endereço alternativo : http://www.screengrab.org/

Video DownloadHelper

Se você tem necessidade de descarregar videos contidos em sites como o Youtube então esse complemento é para você. Ele não apenas descarrega o video, mas também o converte se voce possuir ferramentas como o mencoder (dentre outras) instalado.

Wired-Marker

É um complemento que permite marcar trechos interessantes do website que você estiver visitando. Associado ao ScreenGrab, você pode enviar para uma pessoa uma foto do site com trechos marcados ou simplesmente ter para você mesmo alguns trechos especiais que devam ser destacados numa próxima re-leitura. Endereço alternativo : http://www.wired-marker.org/en/

Read it later

Quando você está com pressa, mas vê um artigo muito interessante, o que faz ? Arrasta o link para seus favoritos, não é ? A maioria de nós faz isso, mas depois de um certo tempo a barra de favoritos fica desorganizada. Para suprir essa dificuldade existe a extensão ReaditLater, ela cria um contexto para cada artigo adicionado (url, painel, screenshots e popupmenu) dentro do firefox para você ler mais tarde, inclusive offline. No sítio há inclusive um vídeo demonstrando a forma de utiliza-lo.

Hide Menubar

Ferramenta para esconder Barra de Tarefas do Menu Principal automaticamente, pressione a tecla ALT para mostrar temporariamente o menu. Muito útil para ganhar espaço para navegação.

DownThemAll

Se você não gosta do gerenciador de downloads do Firefox – eu também não gosto – poderá apreciar este complemento. Ele gerencia seus downloads de forma confiável tornando possível pausar/continuar. Além disso, se você pretende fazer o download de arquivos grandes, ele é muito mais confiável do que usar o sistema de download do próprio firefox.

NoSquint

Cansado de CTRL++ ou CTRL– para dar zoom nas páginas ? Pois é, este complemento coloca icones para Zoom-IN e Zoom-OUT de páginas. Ela não pratica Zoom apenas nos textos, mas em todos os elementos gráficos, mesmo assim voce pode dar zoom diferentes para texto e imagens. Após a instalação desse complemento, personalize sua barra de ferramentas colocando os icones de zoom-in, zoom-out e zoom-reset.

Brazilian PostOffice Tracking

Rastreie suas encomendas com esse complemento.

Google-BR

Seu Firefox sempre pesquisa no Google em inglês? Esse add-on resolve seu problema adicionando a pesquisa no Google Brasil. E com sugestões de pesquisas no idioma português brasileiro.

Gmail Manager

Quem possui contas no GMail e gosta de ser notificado quando novas mensagens chegam a sua caixa postal vai gostar desse complemento. Voce pode configurar várias contas e programar o período de verificações. Algo que difere este complemento de outros semelhantes é que ele pode – se configurado para tal – observar também os marcadores, isto é necessário porque alguns de nós aplicam filtros que faz com que mensagens nunca cheguem a entrar na caixa de entrada e sejam arquivados diretamente em marcadores.

Autofill Forms

Cansado de preencher o mesmo (ou semelhante) formulário diversas vezes ? Este complemento poderá lhe ajudar. Básicamente o que ele faz é memorizar campos de formulário como nome, endereço, etc… e quando o nome desses campos se repetem em outras páginas de internet você poderá preenche-los automaticamente. Você possui filtros para esse preenchimento automático, assim evitamos erros de preenchimento ou negar a automatização em determinados sites. Voce poderá obter uma melhor explicação nestes sites :
http://www.lednerd.com/2007/11/17/como-automatizar-o-preenchimento-de-formulrios-no-firefox/
http://autofillforms.mozdev.org/screenshots.html

Tema para ambiente GNOME

Existem muitos temas para o Firefox, o que eu mais gosto é esse daqui :
A razão para o tema abaixo é que ele combinado com o complemento Hide Menubar torna o navegador bastante econômico com respeito a espaço para navegação. Veja :

https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/8782

Para ficar ainda mais econômico, vou até o menu Favoritos->Organizar Favoritos, uma janela aparecerá com todos os meus favoritos, então arrasto o item principal “Favoritos” para a barra de favoritos, assim com a barra de favoritos ativa tenho um botão que abre todos os favoritos sem um painel lateral.

Tema para o ambiente KDE

Na minha opinião, o aspecto do Firefox dentro do KDE é terrível, se for usuário de uma placa de vídeo nVIDIA e habilitar os drivers proprietários consegue ser pior ainda.

No Kubuntu, originalmente já acompanha o estilo gtk que amenizam o problema dos programas Gtk quando rodam no KDE e isso é relativamente bem resolvido, no entanto, aparentemente o Firefox não é resolvido com essa solução. Para amenizar o problema sugiro as seguintes perfumarias :

  • Troque o tema do Firefox para ‘Oxygen KDE‘, se estiver usando o tema padrão Oxygen ;
  • Habilite Antialiasing de seu sistema ou de sua placa de vídeo (se for ATI/nVIDIA) ;
  • Este artigo sugere 5 modificações para integrar o Firefox ao KDE (em inglês).

Backup

Se voce é um cara prevenido então faz backup daquilo que considera importante.

No Firefox há muita coisa que poderiam preventivamente ser guardados para posterior reinstalação : cookies, senhas, favoritos, complementos, histórico, etc…

Que tal realizar um backup ?

Para realizar o backup do Firefox, uso um complemento chamado FEBE :

https://addons.mozilla.org/en-us/firefox/addon/febe/

Para o Firefox 4, há um link alternativo :

http://softwarebychuck.com/febe/febe70.html

Este complemento é praticamente imprescindível.

Não apenas permite fazer o backup de tudo dentro do firefox, como também permite a restauração total ou parcial dos componentes que precisa.

Além de muito flexível, ele gera relatórios na pasta onde guarda o backup e também permite transporta-los para discos virtuais como o site box.net.

Tutorial em português :

(sem link, por enquanto)

Tutorial em inglês :

http://softwarebychuck.com/febe/tutorial/febe101.html

Dica : Antes de fazer um upgrade majoritário do Firefox, faça o backup usando o FEBE, remova a profile antiga do Firefox, atualize para o novo Firefox e restaure o backup usando o próprio FEBE. Notará que o novo Firefox não terá sido contaminado por coisas antigas da profile que não valem na nova versão, e ainda assim poderá manter os seus cookies, favoritos, senhas,… restaurados pelo FEBE.

Conclusão

Agora você já sabe os complementos básicos que tornam o Firefox mais produtivo.

  1. #1 por Marco Machado em 9 \09\UTC novembro \09\UTC 2010 - 0:58

    Hamacker, o link para o addon “Video DownloadHelper” está incorreto. Tem um número “6” a mais. Aproveito para parabenizar pelo site. :-)

  2. #2 por Paulo em 30 \30\UTC janeiro \30\UTC 2011 - 17:28

    Grato pelo guia, foi muito útil e será para as minhas futuras instalações do Ubuntu.

    Deixa aqui minha contribuição: ligar o OSDNotify do ubuntu com as notificações do firefox: ficará mais elegante, integrado …. enfim, tudo de bom.

    Link para tutorial e material de referencia:

    https://wiki.ubuntu.com/NotifyOSD#firefox
    http://ubuntued.info/integrar-o-firefox-nas-notificacoes-do-ubuntu

  3. #3 por Paulo em 30 \30\UTC janeiro \30\UTC 2011 - 17:35

    Sobre a extensão do notify que escrevi acima, a extensão não está disponível, mas há um pacote nos repositorios:

    firefox-notify

    xul-ext-notify

    SUgestão: Hamacker, se eu fosse você olharia o layout do blog ubunted.info. Eles usam o apt-url. Arecidto que seria ainda mais uma mão na roda do pessoal que usa a dupla firefox-ubuntu.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: