Editor de imagens: The Gimp

O editor de imagens ‘The Gimp’ (apenas Gimp daqui em diante) é bastante popular no mundo Linux.

Para instalar no seu sistema não tem mistério, basta executar no terminal :

sudo apt-get install -y gimp

Algo que é criticado por alguns adeptos é a interface do Gimp, o estilo de janelas soltas não é muito bem quista por alguns. Usuários do sistema KDE criticam o Gimp porque no ambiente GNOME ao focar a janela de desenho, a toolbox vem para cima e todos passam a ser visualizados juntos, no ambiente KDE não é assim, cada janela é independente da outra, se estiver usando o GIMP no KDE sentirá essa dificuldade, ao focar uma janela do Gimp, as outras poderão ficar escondidas detrás de outras janelas.

Versão 2.8

Existe uma mais recente do Gimp, a 2.8. Porém essa versão é apenas instalável nos releases do Ubuntu 12.04 ou superior. A mesma também requer a adição de um repositório PPA. Então veja se você realmente quer utilizar esta nova versão, se sim, então execute :

sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp
sudo apt-get update
sudo apt-get install -y gimp

Se você percebeu que a adição deste repositório deixou o seu sistema instável, isto é, gimp que não funciona ou que atualizou bibliotecas que não deveria, então você pode reverter essa situação com o seguinte comando :

sudo ppa-purge ppa:otto-kesselgulasch/gimp

Este comando remove o repositório PPA, remove os pacotes instalados por ele e reinstala-os novamente os pacotes mais recentes que não forem do repositório removido. O ppa-purge é uma mão na roda para dar um ‘undo’ em instalações mal sucedidas. Atenção que o comando ppa-purge não vem por padrão instalado, precisa ser adicionado.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu a instalar o programa Gimp.

Anúncios
  1. #1 por Bento Izaldo em 20 \20\UTC abril \20\UTC 2012 - 15:49

    Não é assim que instala o Gimp porque eu baixei o arquivo com toda a paciência e, quando ele estava completamente baixado, eu entrei no terminal e digitei esse comando certinho. Mas nunca consegui instalar o Gimp. Não é assim! Por favor, diga-me como eu faço para instalar o Gimp se for possível. Mas eu queria saber como de uma maneira que dá certo. Onde eu devo copiar o arquivo antes de instalar? Eu devo extrair primeiro? E muitas outras perguntas.

  2. #2 por hamacker em 2 \02\UTC maio \02\UTC 2012 - 14:23

    Sim, é através do apt que se instala o Gimp. Se houver alguma mensagem de erro então é necessário reportá-la e não simplesmente dizer que não funciona. Se estiver instalando a versão BETA ou RC, deve-se atentar que os requerimentos para instalação podem mudar, atualmente o beta ou rc só é instalável no Ubuntu 12.04+

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: