Ganhando produtividade por usar modelos prontos

(Este artigo é parte integrante do Guia do Ubuntu Perfeito, o sucesso da aplicação deste artigo depende do sucesso das etapas anteriores)

A maioria de nós usamos modelos prontos para agilizar certas tarefas como criar recibos, curriculum, planilhas de controle, etc…

Em geral deixamos numa pasta esses modelos e quando precisamos usar, então nos dirigimos até essa pasta, abrimos o documento e depois damos um “Salvar como…” para não salvar os dados digitados por cima do modelo.

Essa é uma boa técnica, mas há outra melhor.

Se você já instalou o script Ubuntu Perfeito alguma vez, então deve ter notado que ele acrescenta modelos diretamente no clique direito do mouse :

Essa é uma abordagem mais direta, sou mais produtivo usando modelos dessa forma do que tendo de procurar esses modelos numa pasta.

Mas como fazer  isso ?

Talvez você ache que deve ser complicado, mas se eu mostrar o segredo vai ficar com a cara mais lisa do mundo.

A resposta é, basta copiar seus modelos para a pasta “Modelos”.

Um momento aí, e o contexto exibido na figura onde os modelos estão separados por “calculos, cartas, contabilidade,….” ?

Estas são apenas apenas onde os modelos estão localizados.

Vamos por a mão na massa e você entenderá melhor, visite este endereço :

http://www.broffice.org/escritorio_aberto

No site acima, chamado de “Escritório Aberto” temos a disponibilidade de diversos modelos prontos para serem usados com qualquer suíte de escritório. Note :

Clique em “Atas, Termos e declarações”, e novamente serão exibidos vários modelos e todos prontos para serem descarregados.

Você pode descarregar apenas o que tiver interesse, ou rolar a página até o final e descarregar um arquivo .zip com todos os modelos exibidos.

Use o nautilus e abra a pasta  “Modelos”, clique com o botão direito sobre o vazio que crie outra pasta chamada “Atas, termos e declarações”, olhe a figura :

Depois de criada a pasta “Atas, termos e declarações”, entre nela.

Descarregue algum modelo obtido do “Escritório Aberto” nesta pasta, ou descompacte o arquivo .zip se preferiu descarregar todos :

Depois de extrair os arquivos é necessário dar uma arrumada, um diferencial sobre este descompactador é que ele nunca extrai os arquivos a partir da raiz, isto é, se você estiver descompactando um arquivo chamado “AtasTermoisEDeclaracoes.zip” o nautilus cria uma pasta chamada “AtasTermosEDeclaracoes” e deposita os arquivos extraídos alí, veja :

Assim, devemos dar uma arrumada por apagar o .zip e mover os documentos da pasta “AtasTermosEDeclaracoes” para a pasta que criamos, no final, essa pasta ficaria similar a essa :

Você obteve modelos prontos, mas poderá usar a mesma abordagem para seus próprios modelos.

Veja como ficou o menu de contexto de modelos com o exemplo que criamos acima :

No exemplo acima estou criando um arquivo na área de trabalho baseado no modelo “Termo de Compromisso Estagiarios”, agora dou um duplo clique no documento e …

Pronto ! Estou escrevendo um novo documento a partir dum modelo existente.

A vantagem desse método é que posso criar arquivos a partir de modelos em qualquer lugar do meu sistema sem precisar dar um copiar/colar a partir de outra origem.

Estamos falando de documentos de escritórios, mas pense que desenvolvedores também podem utilizar essa abordagem, ao criar um arquivo .php, .htm ou .css podem escolher criar um estes a partir dum template existente. Isso serve para qualquer tipo de arquivo, sejam eles textuais ou multimídia.

Agora você aprendeu a criar modelos e usufruir deles, parabéns !

  1. #1 por Newbrazuca em 10 \10\UTC outubro \10\UTC 2010 - 19:24

    Estou realmente, com a cara lisa. :)
    Facim, facim. Excelente dica! Vou colocar em produção agora mesmo.
    Thanks, sir Hamacker!

  2. #2 por Wagner em 11 \11\UTC outubro \11\UTC 2010 - 16:41

    Existe uma pasta de modelos para todos os usuários?

  3. #3 por admin em 15 \15\UTC outubro \15\UTC 2010 - 15:18

    Sim, /etc/skel.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: