Ubuntu 15.04 em DELL XPS 15 (L502X)

O meu novo Notebook é um DELL XPS 15 modelo L502X, este notebook é rápido, muito rápido, sua configuração é :

Processador : Intel(R) Core(TM) i7-2630QM CPU @ 2.00GHz
Memória : 8GB Dual Channel DDR3 1333MHz (2x4Gb)
HD : 500GB (7200 RPM)
Vídeo : Hibrida, uma Intel HD Graphics 300 que equipam as novas gerações do processador i7
e NVIDIA® GeForce® GT525M 1GB dedicada.
Optimus : Usa um recurso chamado Optimus que consegue otimizar o uso das duas placas de vídeos.
Leitor e gravador óptico de CD/DVD-/+ RW e Leitor de Blu-Ray
Placa Wireless Intel Centrino N1030(L502X) e Bluetooth 3.0
Placa de som Maxx Audio 3
Leitor de cartão de memória
Saída de vídeo HDMI e miniDisplayPort
2x Portas USB 3.0
1x Porta USB 2.0/ESATA Power Share
Placa de Rede 10/100/1000
Tela de 15.6 LED HD 720p (1366x768) com webcam de 2.0MP

Vamos ao que interessa e vejamos o suporte a esses itens no Linux.

Bios

A BIOS desse equipamento é uma Phonenix que dá acesso a poucos recursos que podem ser ativados/desativados como virtualização, comportamento de energia, ordem dos dispositivos para boot, etc… mas é bem espartano. Mas em geral, equipamentos da grife Dell, HP, Lenovo, dentre outras tem menos opções na BIOS porque são otimizados pelo fabricante para o melhor desempenho possível.

A boa noticia para você é, tem atualização de BIOS para ser aplicada. Este notebook veio com a versão A05 e em Out/2011 veio a versão A06, cujas únicas correções foram :

1. Updated Intel microcode.
2. Added support for Intel AES-NI feature.
3. Updated Intel IGD VBIOS to v.2117

Eu recomendo a atualização da BIOS antes mesmo de iniciar o procedimento da instalação do Ubuntu, a parte chata disso é que a primeira vista, o programa de atualização da BIOS está num formato executável de Windows, portando você ainda precisará do Windows instalado para realizar essa operação. Mas se você chutou fora o Windows desse notebook, há instruções para um procedimento alternativo para a atualização.

Se eu pudesse acrescentar um recurso à essa BIOS seria a seleção de GPU, pois a placa de vídeo principal é a INTEL e se desejar trocar poderá fazê-lo apenas a partir  do sistema operacional. Eu sinceramente gostaria que fosse o inverso, mas a BIOS não me dá essa opção.

Teclado

Padrão ABNT. Simplesmente funciona logo após a instalação, nenhum requerimento extra é necessário. As combinações de tecla Fn para aumentar/diminuir volume/contraste, ligar/desligar touchpad e teclas multimidia funcionam perfeitamente.

Apesar das teclas Fn funcionarem perfeitamente, há um problema no programa gnome-settings-daemon onde as notificações são exibidas com quadros sem texto, isto é, quando você aperta Fn+F3 para ligar/desligar o touchpad deveria aparecer uma notificação dizendo o estado do touchpad, essa notificação aparece sem nenhum texto. A correção foi feita e a aplicação da correção segue parada, a atualização desse programa está no repositório Proposed, mas poucos são malucos os suficientes para habilitá-lo e transformar o seu sistema em máquina experimental da Canonical. Eu digo isso, mesmo tendo experimentado algumas vezes este repositório.

Touchpad

Simplesmente funciona logo após a instalação, mesmo o Fn+F3 funciona para ligar/desligar o touchpad.

Leitor de cartão de memória

Simplesmente funciona logo após a instalação, em versões anteriores do Ubuntu era necessário preparar um script, nessa versão de Ubuntu simplesmente funciona.

Leitor e gravador óptico de CD/DVD-/+ RW e Leitor de Blu-Ray

Funciona como esperado.

Webcam 2mp

Simplesmente funciona logo após a instalação, nenhum requerimento extra é necessário. Funciona inclusive durante a instalação, onde pode-se obter a foto a partir da webcam durante a tela em que escolhe o login.

Som Maxx Audio 3

O som desse notebook é monstruoso, nunca ví um som tão alto e claro como este. Se estivesse procurando um notebook que substituísse um Desktop, esse notebook teria sido a escolha perfeita.

Wifi b/g/n

Simplesmente funciona. Mesmo durante a instalação você pode usar essa placa para ativar atualizações e download adicionais. Mas depois de o sistema atualizado começa a cair o sinal e ficar bem lenta a rede Wifi, isso foi constatado também no Windows 8, descobrí que uma atualização da Intel fez essa bagunça, mas como isso afeta o Linux? Eu suspeito que seja a atualização de kernel, mas não dá para afirmar. De qualquer forma, pode ser resolvido do seguinte modo:

1. Dê um ALT+F2 e execute :

gksu gedit /usr/lib/pm-utils/power.d/wireless

2. Por volta da linha 39, troque a ocorrencia:

iwconfig_batt=”power on“” para iwconfig_batt=”power off

3. Ainda no mesmo editor aproveite para abrir o arquivo /etc/modprobe.d/iwlwifi.conf e acrescente a linha:

options iwlwifi 11n_disable=1

Outros artigos sugerem uma instrução mais longa:
options iwlwifi 11n_disable=1 iwlwifi bt_coex_active=0

Ambas as linhas resolvem o problema.

Salve ambos os arquivos e reinicie o notebook. O problema estará sanado.

Bluetooth 3.0

Simplesmente funciona logo após a instalação, nenhum requerimento extra é necessário. Uso o Blutooth constantemente com o mouse Microsoft Mouse 5000 e Headset Motorola S305 de alta fidelidade que uso aqui para assistir vídeos de internet em silêncio. Obviamente, os dispositivos bluetooth apenas funcionarão se você os tiver sincronizado(pareado) e conectado eles antes.

Se você tiver tido a sorte de adquirir um Headset Bluetooth Motorola S305 saiba que é preciso selecionar o perfil  “Alta Fidelidade (A2DP)” nas preferências do dispositivo para ouvir som com qualidade, caso contrário ouvirá SOM em mono e com uns ticks muitos chatos que não lhe deixarão apreciar uma boa música ou um bom filme.

1x USB 2.o/ESata Power Share

Esta porta compartilhada entre USB/ESATA funciona normalmente, inclusive meus backups são realizados com essa porta. A taxa de transferência do meu backup usando a porta E-Sata é bastante convincente em comparação aos discos USB 2.

Uma vantagem dessa porta USB em relação às outras é que ela é capaz de recarregar seu gadget com o notebook em standby.

2x USB 3.0

Funciona perfeitamente.  A minha única pena é ter apenas 2 portas USBs 3. Recomendo o uso de mouse Blutooth para aliviar a uso das portas USB. Eu uso o mouse Microsoft Mouse 5000, infelizmente ele não é encontrado aqui no Brasil, a Microsoft por alguma razão não comercializa ele por aqui. Esse mouse é encontrado facilmente em outros países (o meu veio do Japão) e também no Mercado Livre(.com). Se precisar de mais portas USBs, um HUB USB poderá te ajudar.

Tela de led 15,4 polegadas em 720p (1366×768)

A resolução nativa da tela 1366×768 funciona logo após a instalação e nenhum requerimento de configuração extra adicional é necessário.

HDMI

A porta HDMI funciona perfeitamente, tanto com o driver opensource (noveau) quanto usando o driver proprietário NVIDIA (versão 346.59). Usando o driver opensource com duas telas ligadas ocorres uns borrões ao arrastar o mouse, assim recomendo que use o driver proprietário se pretende usar um segundo monitor ou ligá-lo num projetor.

Mini Display Port

A porta miniDisplayPort funciona perfeitamente, testes realizados com a MiniDisplay Port com adaptadores HDMI e VGA confirmam seu funcionamento. Um dos equipamentos para testes foi esse daqui:

http://www.centralcabos.com.br/Default.asp?Menu=ProdutoDetalhes&ProdutoID=2170164

Assim posso trabalhar com 2 Monitores sem nenhum problema usando um Mini Display Port, o qual é mais fácil achar adaptadores para outros formatos como VGA e HDMI. Adaptadores cuja fonte inicial seja HDMI são mais complicados de serem encontrados.

Atualizações para o GNOME

O GNOME3 no Ubuntu 15.04 funciona perfeitamente e não detectei nenhum bug, mas você deve saber que atualizações desse sistema que não estiverem relacionados à segurança não estão disponíveis pelos repositórios oficiais, mas se estiver disposto a fazer atualizações do GNOME poderá acrescentar estes repositórios:

sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/gnome3
sudo apt-get update -y
sudo apt-get dist-upgrade -y

Espero que essas atualizações não demorem muito para virem para os repositórios oficiais.

Placa de vídeo Intel HD 3000

Este notebook possui 2 placas de vídeos, uma NVIDIA e outra INTEL, a placa de video Intel é muito boa, economiza muita bateria quando está em uso.

OpenGL

O openGL é fornecido por um programa chamado Mesa, instale-os em seu sistema da seguinte forma:

sudo apt-get install -y mesa-utils mesa-utils-extra libegl1-mesa libglu1-mesa \
libgl1-mesa-dri-experimental libglw1-mesa libgl1-mesa-glx libgl1-mesa-dri 

Para testar o OpenGL/Mesa, execute :

glxgears

Se estiver tudo OK então verá algumas engrenagens girando e a cada 5 segundos uma amostragem de quantos FPS estará conseguindo.

Sem o OpenGL/Mesa, muitos programas não funcionam adequadamente, dentre eles, o próprio gnome-shell e suspeito que até mesmo o Unity só funcionará no 2D.

Necessidade de drivers proprietários.

Os seguintes drivers proprietários foram apontados pelo Ubuntu:

  • NVIDIA binary driver – version 346.59 de nvidia-346
  • Processor microcode firmware for Intel CPUs de intel-microcode

E seus respectivos drivers podem ser instalados diretamente pelo programa de atualizações do sistema.

Depois dessa instalação é muito recomendável reiniciar o notebook, se não fizer isso poderá comprometer passos seguintes.

Placa de vídeo NVIDIA GeForce GT525M

A placa de vídeo NVIDIA é secundária por padrão neste computador, ou seja, inicialmente quem funciona como placa de vídeo principal é a Intel HD 3000 para economizar bateria, e quando for necessário mais processamento de vídeo então a NVIDIA entra em ação.

Quando se utiliza a porta HDMI, neste caso entra em uso a NVIDIA com exclusividade.

Se precisar executar manualmente este ou aquele programa usando apenas a NVIDIA então será necessário a instalação dum programa especial chamado Bumblebee.

Optimus

Você tem duas GPUs em seu notebook, o recurso chamado Optimus permite que o processamento gráfico seja balanceado para a placa de vídeo melhor adaptada para a situação naquele instante, assim um jogo com excelentes gráficos ou um conversor de vídeo tiraria performance máxima sem sacrificar o desempenho geral da máquina ou ainda possibilitar o aumento de desempenho da bateria em situações onde a autonomia é melhor do que a performance. É como se sua placa de vídeo fosse “hotplugável” onde liga/desliga uma GPU quando for conveniente.

Mas este recurso só funciona a partir do Ubuntu 15.04.

Bumblebee

Primeiramente, se você um gerenciador de login diferente do lightdm, é provável que este recurso não funcione com você. Eu patinei várias vezes até descobrir que o problema de não funcionar o Optimus em meu notebook era o ‘gdm’, porque nas edições recentes do Ubuntu tenho escolhido o Gnome Ubuntu. Então se tiver o lightdm instalado, execute :

sudo dpkg-reconfigure lightdm

e escolha o lightdm como gerenciador de login padrão do sistema.

Execute também:

sudo apt-get purge -y bumblebee* bbswitch-dkms libvdpau-va-gl1
sudo apt-get install -y nvidia-319 nvidia-settings-319 nvidia-prime

É desnecessário, mas eu acrescentei também este pacote:

sudo apt-get install -y  primus

Depois reinicie o sistema.

Monitor fantasma

Quando você faz a instalação do Ubuntu, em todas as edições, inclusive a 15.04, aparece um monitor extra.

Isso não seria nenhum problemas, mas acontece que o cursor do mouse fica piscando rapidamente e as vezes até sumindo. Solução? Desligar esse monitor fantasma.

Provavelmente isto tem a ver com o fato do notebook presumir que possui até 3 saídas de vídeo, a saber, a tela do notebook+HDMI+Mini display. Para o sistema, além da tela do notebook há sempre mais uma ligada e conectada, embora não tenha. Por essa razão, você deve ir até Monitores, observar a tela extra e desligá-la. O monitor fantasma não aparece quando se instala o driver proprietário NVIDIA.

Unity

O ambiente gráfico Unity funciona perfeitamente sem nenhuma configuração adicional.

O ambiente Unity é bem estável, se você decepcionou-se com ele nas versões anteriores pode usa-lo agora. Ele está muito mais estável.

GNOME-SHELL

É importante saber que o gnome-shell só funciona adequadamente se o OpenGL estiver satisfatório, neste notebook, sem executar os procedimentos anteriores, o gnome-shell não funciona. Se desejar usar o gnome-shell você precise apenas de :

sudo apt-get install -y gnome-shell

Para deixa-lo um pouco melhor eu recomendo a instalação do programa gnome-shell-extensions, no entanto, este programa não está disponível no repositório do Ubuntu. Se tiver interesse em instalar o gnome-shell-extensions sigas as orientações neste link.

Para quem usa mais de um monitor simultaneamente, o gnome-shell às vezes irrita fazendo programas que foram chamados a partir de uma tela, aparecerem na segunda tela.

CONCLUSÃO

A compatibilidade desse notebook com Linux é excelente, não há mais nenhum ponto que não esteja funcionando.

Vida longa e próspera a todos.

%d blogueiros gostam disto: