Programa para realizar cópia de segurança pessoal (backup)

(Este artigo é parte integrante do Guia do Ubuntu Perfeito, o sucesso da aplicação deste artigo depende do sucesso das etapas anteriores)

Realizar tarefas de cópia de segurança é um pré-requisito necessário para qualquer pessoa que realize tarefas com o computador. Infelizmente, alguns ficam vislumbrados com a capacidade de armazenar dados no computador e esquecem da importância de manter uma cópia dos arquivos existentes.

Há muitos programas para o Ubuntu Linux para essa tarefa, neste tópico vou recomentar o Grsync, pois estamos falando de programa de uso pessoal e não corporativo.

O Grsync na realidade é um programa que sincroniza duas pastas, considerando que uma delas é a pasta com os seus arquivos importantes e a outra pasta é um disco externo, essa sincronização é uma cópia de segurança.

Se você considera que poderá utilizar discos NTFS então instale antes estes programas :

sudo apt-get install -y ntfsprogs ntfs-config

Antes de vir a usar o ntfs-config e indicar os pontos de montagem para as partições NTFS, você talvez queira considerar um bug que encontrei no Ubuntu 10.10. O ntfs-config quando é executado faz a verificação de existência da pasta /etc/hal/fdi/policy, mas visto que o Ubuntu 10.10 essa pasta não existe, o ntfs-config capota antes de apresentar-se. A solução temporária é executar este comando :

sudo mkdir -p /etc/hal/fdi/policy

Pronto ! Agora vá no menu do GNOME->Sistema->Administração->Ferramenta de configuração NTFS e ajuste as partições NTFS que gostaria de deixar automaticamente montadas :

Na figura acima você vê que eu posto ajustar os pontos de montagem em que desejo montar estas partições NTFS, no entanto, eu destaquei o botão [Auto Configure] porque é mais prático você clicar nele e ter as partições marcadas montadas todas em /media/sdN.

Claro que você pode ignorar totalmente a instalação do ntfs-config se não tem a intenção de usar unidades NTFS para backup.

Finalmente partiremos para a instalação do Grsync, execute no terminal :

sudo apt-get install -y grsync

Programa instalado, para usa-lo vá no menu do GNOME->Aplicativos->Ferramentas do Sistema->Grsync :

A única falha que conheço neste programa é o fato de estar totalmente em inglês, isso ofusca um pouco este programa de backup.

Mas como usa-lo ?

Eu poderia exibir aqui como fazê-lo, mas seria um disperdício de tempo porque a Internet tá inundada de tópicos mostrando como usar o Grsync, veja alguns deles :

Considero estes artigos suficientes para você aprender a utilizar o Grsync.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu a instalar o Grsync e recebeu dicas de como utiliza-lo e também como ajustar a configuração de partições NTFS.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: