Tornando o Ubuntu um servidor multimedia para clientes DLNA (Playstation 3)

(Este artigo é parte integrante do Guia do Ubuntu Perfeito, o sucesso da aplicação deste artigo depende do sucesso das etapas anteriores)

Ultimamente ouvimos muito a falar sobre televisores compatíveis com DLNA.

DLNA é uma plataforma ou framework onde dispositivos domésticos podem compartilhar conteúdo digital sem nenhuma complicação. Se você é um possuidor dum Playstation3 (PS3) ou XBox360, parabéns ! – Ambos dispositivos são compatíveis com DLNA .

Este artigo mostrará como configurar seu Ubuntu/Linux para ele compartilhar arquivos multimídia entre os dispositivos DLNA que você possuir em sua casa.

O DLNA funciona em cima de outro recurso chamado UPnP Network Discovery, assim, antes de prosseguir com esse tutorial tenha certeza de que sua rede e também dispositivos DLNA (PS3, XBox360,…) tenham o suporte UPnP habilitado. Geralmente, dispositivos DLNA e roteadores já vem com isso habilitado, mas alguns desabilitam por questões relacionadas a segurança e vão tentar prosseguir com esse tutorial e falharão sem saber o porquê, quem avisa amigo é :)

Primeiramente, temos de ter alguns arquivos instalados, então se você chegou até aqui pelo Guia Ilustrado do Ubuntu Perfeito você já sabe o que é terminal, pois bem, vá até o terminal e execute :

sudo apt-get install mencoder ffmpeg mplayer vlc

Você precisa do Java instalado, se ainda não instalou em seu sistema então siga este artigo :

Java, qual instalar ? Oracle Java ou a versão opensource ?

Agora, vá até a página :

http://code.google.com/p/ps3mediaserver/

E descarregue a ultima versão do programa ‘PS3 Media Server’ :

Apesar do nome ‘PS3 Media Server’, não se engane, ele não serve apenas para possuidores de Playstation 3(PS3). Ele é um Media Server para qualquer dspositivo DLNA, incluindo PS3, XBox, alguns celulares, televisores, etc…

Descompacte o programa no diretório /usr/share, extraia assim :

sudo tar zxvf pms-generic-linux-unix-1.20.412.tgz -C /usr/share

Isso garantirá que o programa seja instalado em /usr/share/pms-linux-[versao].

As permissões dos arquivos que foram instalados são de leitura/escrita pública, em outras palavras, a segurança é minima, se você compartilha o computador com muita gente, mude o caminho de /usr/share para /home/fulano e neste caso apenas ‘fulano’ poderá executar o programa.

Agorá, dê um ALT+F2 e execute :

gksudo gedit /usr/share/applications/pms-linux.desktop

E cole o seguinte conteúdo :

[Desktop Entry]
Name=Servidor Multimedia DLNA
GenericName=Servidor Multimedia DLNA
Comment=Compartilha conteudo multimedia entre dispositivos DLNA
Exec=gksu /usr/share/pms-linux-1.20.412/PMS.sh
Icon=gtk-multimedia
Terminal=false
MultipleArgs=false
Type=Application
Encoding=UTF-8
Categories=System;Settings;

Salve o arquivo e feche o editor.

Quando estiver executado estes procedimentos então verá o programa em Sistema->Administração->Servidor Multimedia DLNA :

Execute-o pela primeira vez.

Vá na guia [Configuração Geral] e ajuste o idioma para ‘Português’ e habilite a opção ‘Iniciar minimizado’ :

Depois vá na guia [Navegação/Definição de partilha] e acrescente as pastas que há em seu Ubuntu/Linux que gostaria de compartilhar com dispositivos DLNA (PS3 incluso), aproveite também para habilitar algumas opções que se são auto-explicaveis e melhoram a navegação dos arquivos multimedia em seus dispositivos DLNA :

Depois desse processo todo, clique no botão [Guardar], desta forma os ajustes feitos ficam salvos e não será necessário reconfigura-los novamente.

Usuários do XBox360 apreciarão uma modificação extra que precisa ser feita, dê um ALT+F2 e execute :

gksudo gedit /usr/share/pms-linux-[versao]/renderers/XBOX360.conf

E localize a linha :

StreamExtensions=wma,asf

E troque por :

StreamExtensions=wma,asf,avi

Feito isso, salve o arquivo e feche o editor.

 

As modificações só entraram no ar quando o Media Server for reiniciado, o melhor modo de fazê-lo é clicar no botão [Reiniciar servidor HTTP].

Na guia [Estado] você poderá ver os dispositivos conectados. Alguns desses dispositivos podem aparecer-lhes como Unknown Renderer, incluindo o próprio PS3, isto acontece porque o Media Server analisa o cabeçalho de dados HTTP que a estação cliente (neste caso, o próprio PS3) e captura o nome do agente e então observa o catalogo local e tenta identifica-lo, isso pode ter acontecer por causa de bug do próprio Media Server (será corrigido mais tarde) ou alguma atualização de firmware modificou a característica do nome do agente original, porém todas as funcionalidades permanecem intactas. Isso vale para qualquer dispositivo DLNA. Os dispositivos que o Media Server aparentemente reconhece estão alistados na pasta /usr/share/pms-linux-[versão]/renderers/*.conf, cada arquivo nesta pasta é um arquivo de configuração especifico para um dispositivo DLNA reconhecido.

De agora em diante, vá até seu PS3/XBOX/TV/Celular/… e use o menu disponível nele para acessar conteúdo Multimídia.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu a instalar um servidor multimídia para dispositivos DLNA.

  1. #1 por Luiz Agostinho em 31 \31\UTC dezembro \31\UTC 2010 - 12:54

    Opa,

    Ótima dica!!! Segui os passos aqui no meu Ubuntu 10.04 e funcionou beleza!!!

    O único probleminha que estou tendo é em relação a performance, estou testando no meu notebook conectado via Wireless e nos vídeos, mesmo os menores, ficam travando! Vou tentar através da rede cabeada para ver se esse problema é solucionado!

    Abraço e parabéns pelo artigo!

  2. #2 por Orlando MadOrL em 2 \02\UTC janeiro \02\UTC 2011 - 14:00

    Cara… Funcionou perfeitamente… Leu todos os meus vídeos e as musicas.. Muito boa dica.

    O Linux também interage com PS3!!!

  3. #3 por Helvio Mota em 3 \03\UTC janeiro \03\UTC 2011 - 17:03

    Eu já tinha usando o PS3 Media Server (dica do Hamacker mesmo), e desisti por causa da performance usando a rede sem fio. Pra passar um filme sem engasgos precisa degradar muito a qualidade. Prefiro colocar num pendrive e espetar no PS3.

  4. #4 por dtsbsb em 5 \05\UTC janeiro \05\UTC 2011 - 17:48

    Os problemas de usar o próprio PS3 são o tamanho e o formato, no caso de se querer ver um filme fullhd, que normalmente são em mkv (formato não reconhecido) e têm tamanho maior que 4Gb.

  5. #5 por Helder em 7 \07\UTC março \07\UTC 2011 - 16:49

    Fui descompactar no diretório /usr/share e deu a seguinte msg de erro.

    Extração não realizada

    Você não possui as permissões corretas para extrair pacotes na pasta “file:///usr/share”
    O que eu faço?

  6. #6 por Danilo Tostes em 9 \09\UTC junho \09\UTC 2011 - 17:26

    Artigo excelente!

    A versão disponivel que usei foi pms-linux-1.23.0, então foi necessário alterar alguns dados durante os passos referente ao texto do número da versão, não é só sair copiando e colando, prestando atenção qualquer um percebe, lógico.

    Instalei o Java pela Central de Programas do Ubuntu, achei mais prático e funcionou. No outro artigo citado sobre a instalação do Java o texto estava truncado justamente na parte dos comandos, foi por isso que procurei outra alternativa.

    Problema mesmo, ao qual o artigo não serviu para mim, deve-se ao fato de não conseguir me manter conectado por muito tempo em meu Blueray Player até surgir a frase dizendo que fui desconectado no tela de navegação do player. Sem contar que “soltou” a mensagem dizendo que arquivos MKV não são suportados, mas isso deve ser um detalhe a se configurar no servidor.

    No Windows tive o mesmo problema, mesmo instalando diferentes servidores DLNA, depois de passar um tempo (em torno de 1 minuto) aparecia a mensagem “desconectado”. Uso um Blueray Playe Samsung C5500.

    Então, utilizando esse artigo no Linux, consegui descobrir que o problema não era o Windows , sim outra coisa que vou verificar. Se funcionasse no Linux, imaginaria que o problema era o Windows, como o problema foi o mesmo em ambos, é outra coisa a causa.

    Abraços,

  7. #7 por Marcelo Barros em 12 \12\UTC julho \12\UTC 2011 - 12:35

    Pessoal, em primeiro, parabéns pelo tópico, pela iniciativa e qualidade.
    Segundo, gostaria de compartilhar as dificuldades que tive, afim de ajudar outros que tentem o mesmo procedimento.

    Versões: Ubuntu Natty 11.04 e PS3 Media Server 1.30.1

    Arquivo .desktop.
    – A linha Exec=gksu /usr/share/pms-linux-1.20.412/PMS.sh deve ter seu caminho alterado para a versão que realizou o download. (parece um comentário simples, mas pra muitos ajuda).
    – Não é necessário a precedência do gksu (comando root). Executar o PS3MS como root irá servir apenas para criar a base de dados da biblioteca, caso se tenha escolhido uma pasta do sistema, como a pasta usr. Isso é desaconselhável. Para resolver, criei dessa forma:
    mkdir ~/.pms-linux/
    mkdir ~/.pms-linux/database
    cd /usr/share/pms-linux-[versao]/
    sudo ln -s ~/.pms-linux/database/
    Assim os dados da biblioteca serão salvos na pasta do usuário, podendo ser executado por um usuário que não seja administrador.
    – Pra fins de estética, o ícone apresentado Icon=gtk-multimedia não apareceu no meu sistema. Usei o gdu-expander.

    libZen e libMediaInfo
    – As bibliotecas de informações de mídia usadas no aplicativo não vem instaladas no Ubuntu Natty. Aliás, não estão presentes no repositório. Encontrei um repositório em https://launchpad.net/~shiki/+archive/mediainfo, bastando adicionar a fonte de repositório. Na Central de Programas, vá em Canais de Software, Outro Software e Adicionar. Insira o servidor ppa abaixo:
    ppa:shiki/mediainfo
    Ao fechar, recarregue os dados do repositório, e instale as bibliotecas através do comando:
    sudo apt-get install mediainfo
    Pronto, as bibliotecas estarão operando normalmente.

    MPlayer
    – O Mplayer não vem instalado como padrão no Ubuntu Natty. Ele é útil para algumas funções do PS3MS. É simples de instalar, podendo ser usado a Central de Programas. Pra quem usa o Gnome, instale o Mplayer para Gnome.

    Saudações a todos,

    Espero ter contribuído.
    Vlw!

  8. #8 por Héctor Campos em 11 \11\UTC novembro \11\UTC 2011 - 8:12

    “Quando estiver executado estes procedimentos então verá o programa em Sistema->Administração->Servidor Multimedia DLNA ”
    O ícone até aparece,mas clico e não executa.Meu ubuntu é o Oneiric 64 alguém tem uma sugestão?

  9. #9 por Lucan Medeiros em 24 \24\UTC março \24\UTC 2012 - 18:57

    Cara, vc deve estar usando uma versão mais recente do media server. Nesse caso ajuste o caminho de execução do programa. Isso é um passo antes de executa-lo.
    flw

  10. #10 por Ruberval F.Lucas (@rubervalrfl) em 4 \04\UTC março \04\UTC 2013 - 10:14

    Parabens pelo tutorial, muito bom mesmo, a unica coisa que que aconteceu foi realmente o que nosso amigo Hector disse, uso ubuntu 12.10 e tambem nao abre indo neste local indicado e clicando sobre ele, pede ate a senha de root mas nao abre o programa, para executar preciso ir dentro da pasta e executar como root o PMS.sh.

    parabens novamente

    ruberval

  11. #11 por Alexandre Moura em 1 \01\UTC novembro \01\UTC 2013 - 13:29

    Boa tarde amigos estou com o seguinte problema, tenho uma HD de 160 com o sistemas instalado, e mas duas de 500 e 1 tera, em pastas partilhadas cadastro de acordo com as minhas necessidades mas na hora de acessar só aparecem as que estão em /home/ as outras duas HD não são visualizadas na rede. Uso o Ubuntu e PS3 media Server ambos atualizados com ultima versão, isso é normal estou fazendo algo errado, preciso editar algum tipo de arquivo.conf, lembrando sou novo no mundo do Linux apenas 8 meses e estou amando, um abraço.

  12. #12 por Ricardo Lima em 1 \01\UTC dezembro \01\UTC 2013 - 16:10

    PS3 não é superior ao grupo doméstico do Windows, PS3 e Nero Home, até mesmo o Plex usam cerca de 30% a 50% da CPU, grupo doméstico do Windows 8.1 é a solução.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: