Instalando o Skype

(Este artigo é parte integrante do Guia do Ubuntu Perfeito, o sucesso da aplicação deste artigo depende do sucesso das etapas anteriores)

O Skype não é uma unanimidade. Dependendo do que você for fazer como vídeo-conferencia, bate-papo e afins poderá usar outros programas, inclusive melhores que o Skype. Porém, no caso de VoIP, isto é, fazer chamadas para telefones comuns ou receber chamadas de telefone comum, o Skype é bem mais popular do que outros programas, sejam eles para Windows ou Linux. O Skype é um programa gratuíto, porém não é livre.

É interessante que para instalarmos o Skype, o repositório “partners” deverá estar habilitado, você o habilitou, não ?

Se não tiver certeza de que o repositório “partners” está ativo então volte ao Guia Ilustrado do Ubuntu Perfeito e certifique-se.

Você deve ter pensado que usando o Linux a maioria dos comandos seriam gráficos, mas até este instante usou muito o terminal para instalar as coisas.

Mil desculpas, acontece que ao usar a linha de comando facilito a coisa para você, pois o único trabalho que você tem de fazer é copiar da página e colar o comando no terminal. No Ubuntu Linux existe a Central de Programas e o Synaptic onde posso fazer instalações de programas visualmente. Para não dizer que sou contra a esses programas, vamos usar a Central de programas para demonstrar como instalar o Skype sem a necessidade de usar o terminal.

Vá no menu GNOME->Aplicativos->Central de Programas do Ubuntu, na barra de pesquisa digite “skype”  (“s” minusculo) :

Notou?

Apareceu na relação o programa Skype, mas vamos  clicar no botão [Mais informações] e vejamos quais informações serão exibidas :

Foram exibidos informações relevantes sobre o Skype como suas descrição, tipo de licenciamento, versão, etc..

Agora vamos clicar no botão [Instalar] e definitivamente instalar o Skype.

Como pode ver, instalar programas via modo gráfico é fácil e dá muito mais detalhes do que veríamos no terminal, porém no terminal você apenas executaria :

sudo apt-get install -y skype

Quantos passos você não teve de fazer no modo gráfico até concluir a instalação ? É disso que estou dizendo, no terminal, as coisas são mais diretas.

Também existe a possibilidade de você gravar as conversas feitas no Skype utilizando outro programa, se isto lhe interessar acompanhe o seguinte artigo :

http://www.ubuntero.com.br/?p=1331

Não é complicado, basta acrescentar mais um repositório e dedicar alguns poucos comandos no terminal.

Conclusão

Parabéns ! Agora você já sabe instalar o Skype.

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: