Importando fontes tipográficas de outros sistemas

(Este artigo é parte integrante do Guia do Ubuntu Perfeito, o sucesso da aplicação deste artigo depende do sucesso das etapas anteriores)

Fontes tipográficas de letras são um aspecto importante de nosso Ubuntu Linux.

Se você seguiu o tópico “Obtendo mais fontes tipográficas para o sistema” então provavelmente tem muitas fontes tipográficas, mas se está lendo este tópico é porque ainda está descontente com a quantidade existente.

Por padrão, apenas tipos de fontes com código livre podem ser obtidos através dos repositórios, porém sabemos que fontes tipográficas podem ser compradas ou obtidas de outros programas como Photoshop e Corel Draw que existem para outros sistemas operacionais.

Neste artigo mostrarei como importar para dentro do sistema Ubuntu Linux estas fontes que você legalmente adquiriu.

Primeiramente, onde estão as fontes de que você precisa ?

Estão na internet, pendrive, outro disco,… onde ?

Por gentileza copie essas fontes para a pasta “Downloads” de seu Ubuntu Linux.

Cada tipo de fonte deve ficar numa pasta isolada, mais tarde você saberá o porquê.

Agora,  dê um ALT+F2 e execute :

gksu nautilus

O comando acima abrirá o gerenciador de arquivos chamado Nautilus com permissão de administrador, agora navegue até a pasta onde estas se encontram.

No exemplo abaixo, eu tenho na pasta “roger-white_swansea” apenas arquivos relacionados a esta fonte. Vou clicar com o botão direito sobre esta pasta e copia-la :

Agora que você copiou a pasta, cole-a em  /usr/share/fonts/truetype :

Neste exemplo, vejamos as fontes que teremos em nosso sistema em poucos instantes :

As fontes acima chamam-se ‘SWANSEA BOLD’ (parecida com Helvetica Black) criada por Roger White, não são livres, são gratuitas para uso pessoal e custam 25 euros para uso comercial, eu as obtive apenas para caráter de exemplo, você usaria este artigo para instalar qualquer outro tipo de fonte.

Agora que você colou a pasta de fontes em /usr/share/fonts/truetype, só falta indexa-las para que estejam disponíveis ao restante do sistema. Vá ao Terminal e execute na linha de comando :

sudo fc-cache -f -v

Agora sim, tá tudo pronto e já podemos utiliza-las, veja :

Se você não quer instalar as fontes para todo o sistema ou não tem permissão para isso, e deseja que apenas para você tenha acesso a elas então troque a pasta /usr/share/fonts/truetype por /home/seulogin/.fonts, neste caso, suas permissões de usuário comum serão suficientes e o comando sudo poderá ser suprimido.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu  a importar fontes de outros sistemas operacionais para o seu Ubuntu Linux.

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário