Ubuntu 11.10c by Hamacker #2

Olá a todos,

Conforme havia postado anteriormente, estou disponibilizando uma atualização de ultima hora, as alterações em relação a ultima versão (ontem) foram :

  • Acréscimo de ferramentas para convidado que utilizem o VirtualBox, ótimo para quem for experimenta-lo de dentro de uma máquina virtual com o suporte 3D habilitado ;
  • O instalador do Ubuntu (Ubiquity) não estava exibindo os slides durante a instalação, isso não influenciava em nada o instalador, mas achei por bem, recuperá-las ;
  • Menu indicador para desligar o computador (antes só havia o suspender) ;
  • Atualizações de um dia para o outro (é estranho falar assim);

Quem havia descarregado e/ou instalado a versão anterior, não se preocupe não há nada de tão especial para essa atualização em relação a última, nada que estes comandos cadenciados não resolvam :

sudo apt-get update
sudo apt-get -y dist-upgrade
gsettings set org.gnome.shell enabled-extensions \
  "['alternative-status-menu@gnome-shell-extensions.gnome.org',\
  'GPaste@gnome-shell-extensions.gnome.org', \
  'pidgin@gnome-shell-extensions.gnome.org', \
  'apps-menu@gnome-shell-extensions.gnome.org']"

Há um problema com UTF-8 também, para resolver siga as instruções do link abaixo :

https://hamacker.wordpress.com/2011/11/12/o-bug-que-nao-gosta-do-sabado/

Apenas para mencionar as alterações feitas neste remix :

  • Ubuntu 11.10 (edição 64bits) atualizado e com poucos acréscimos de repositórios PPA;
  • Gnome-Shell é o padrão e o Unity é o secundário, mas isso é modificável no próprio gestor de login;
  • Gnome-Shell não é o mesmo do time do Ubuntu, é com as atualizações PPA mantida por voluntários do Gnome e foi acrescido de várias extensões que podem conferir ao gnome-shell novas habilidades se forem ativadas;
  • Sem Thunderbird ;
  • Sem língua inglesa (sorry folks!) ;
  • Com o Pidgin no lugar do Empathy ;
  • Gerenciador de clipboard integrado ao painel de atividades ;
  • Novo papel de parede ;
  • Novo som de login ;
  • LibreOffice 3.4.4 ;
  • Gimp 2.7.4 (sim, aquele com o modo janela única) ;
  • Alguns dos itens do guia ilustrado do Ubuntu Perfeito foram aplicados ;
  • Todas as atualizações oficiais do Ubuntu e do Gnome que corrigem diversos problemas nestes dois ambientes.

Pessoalmente, eu não queimaria um DVD virgem por essa .iso, ‘pera aí, o que eu quero dizer é que seria muito melhor você usar o “Criador de disco de inicialização” e transferir esse .iso para um pendrive. A instalação a partir de um pendrive levou apenas 10 minutos !

Para isso é preciso ter um pendrive com pelo menos 1,6G de espaço sobrando :

Sessão de boot LiveDVD

A tela de login na fase LiveDVD inicia-se com o GNOME (gnome-shell), mas é possivel fechar a sessão e experimentar o Ubuntu (Unity 3D ou 2D). Ao realizar essa troca de ambiente gráfico deve-se tomar cuidado para informar o login “ubuntu” e não há senha :

Tela de Login

Não selecione a sessão “Convidado”, pois ela não proporcionará instalação posterior e tampouco a maioria dos complementos para o gnome-shell serão carregados.

Aos desavisados, o Gnome-shell e o Unity requerem aceleração de vídeo via hardware, quem é possuidor de uma placa de vídeo Intel, NVIDIA ou ATI poderá refugiar-se nesta LiveDVD. Se não houver aceleração via hardware, você ainda poderá usar essa distro, mas o gnome-shell será trocado pelo gnome-panel instintivamente, o gnome-panel é também conhecido como “gnome clássico”, esse daqui :

O gnome-panel assume o lugar do gnome-shell quando apercebe-se a falta do 3D.

Se o gnome-shell não puder ser carregado e o gnome-panel aparecer, creio que a alternativa melhor a ser escolhida no gestor de login será o Ubuntu 2D (Unity 2D).

Reuni todas as atualizações que pudessem me ajudar com o meu querido notebook XPS15 equipado com Intel com Sandy Bridge e Optimus. Ele vem otimizado para usar a placa de vídeo Intel, mas está preparado para funcionar com qualquer placa de vídeo. O suporte a nvidia e ati proprietários não estão instalados, assim como não viriam instalados na edição oficial do Ubuntu, eu até poderia fazê-lo, mas haveria alguns problema para os utilizadores do Optimus, não estou disposto a proporcionar isso a ninguém.

O objetivo de trocar o Unity pelo Gnome-Shell não é protesto ao Unity e nem porque considero o gnome-shell melhor que o Unity, mas porque o gnome-shell lida melhor com a situação de um segundo monitor, que é o meu caso. É só por isso.

Acrescentei um menu suspenso ao gnome-shell, sei que alguns tem tido problemas para se acostumar com a interface nova e esse pequeno menu pode ser de ajuda para esses :

Esse menu pode ser removido depois com a utilização do programa ‘gnome-tweak-tool‘.

Por favor, ao acostumar-se com o gnome-shell remova este menu, particularmente acho que o menu suspenso atrapalha a nova beleza do gnome.

Declaro para os devidos fins de que a música melosa que vai desagradar a maioria é de minha responsabilidade, eu achei ela na Internet e me pareceu apropriada, afinal, com o pensamento “pior do que já esta não pode ficar” resolvi trocar. A musica trata-se dum ringtone que está em praticamente todos os celulares, espero sinceramente não estar violando direitos autorais de ninguém. Se o dono do ringtone se manifestar, eu removo o .iso até que seja provida (se for) uma edição especial sem a violação de direitos autorais.

O papel de parede, por outro lado, achei que se encaixou perfeitamente na temática dark do gnome-shell, inclusive porque os indicadores OSD também são escuros :

Essa compilação ou montagem foi feita por mim e para mim, mas coloco a disposição de quem quiser, desde que assuma que não há nenhuma responsabilidade da minha parte em prover correções futuras ou acréscimo de novas personalizações.

Após o login, se os componentes que mencionei não aparecerem na barra do gnome (pidgin, clipboard,…) não estranhe, basta executar :

gnome3-hack.sh

Este pequeno comando ativará alguns recursos de personalização que são : menu suspenso do gnome, gerenciador de clipboard e pidgin no painel superior (o natural dele é embaixo). Na realidade configurei-o para ativar a si próprio quando for efetuar o login, mas percebí que as vezes esse “autostart” não funciona.

Link para download :

http://sourceforge.net/projects/ubuntu-perfeito/

Escolha para download os arquivos mais recentes e por favor, confira sempre a assinatura .md5 antes de enviar comentários depreciativos.

  1. #1 por Carlos Felipe Araújo em 12 \12\UTC novembro \12\UTC 2011 - 1:46

    Valeu aí, só não gosto dessas customizações pois “maculam” o sistema com “artwork” caseiro.
    Esse novo som de login xing-ling demora muito para acabar…
    e o papel de parede é muito feio, ainda por cima com o logo antigão do Ubuntu [..]
    Felizmente, é possível mudar :)

  2. #2 por André Tinoco (@alfatinoco) em 12 \12\UTC novembro \12\UTC 2011 - 11:43

    O link não leva ao iso, aonde está o link, estou procurando nessa pagina do sourceforge e não estou encontrando… será q dah para dar um luz XD

  3. #3 por hamacker em 12 \12\UTC novembro \12\UTC 2011 - 11:47

    Fiz a atualização hoje, aguarde mais umas 2 horas, esse é o tempo que levará para terminar a sincronização.

  4. #4 por edersongs em 12 \12\UTC novembro \12\UTC 2011 - 23:19

    Hamacker gostaria de entrar em contato contigo pois possuo um Dell 14 XPS i5 com vídeo optimus e intel. Como ativar a intel em vez da optimus que não funciona bem e consome muita bateria? edersongs@gmail.com

  5. #5 por hamacker em 13 \13\UTC novembro \13\UTC 2011 - 17:36

    Use o meu LiveDVD, ele vai funcionar perfeitamente contigo, pois não ativa o driver nvidia/ati, se você ativar o driver proprietário dessas placas então obrigatoriamente tem de instalar o Optimus (instalando o ironhide) como descreve meu próprio artigo.

  6. #6 por Luciano Bezerra em 14 \14\UTC novembro \14\UTC 2011 - 10:28

    Muito boa essa .iso. Só senti falta do Vim que não veio instalado junto. Solicito analisar a possibilidade de incluí-lo em uma .iso futura …. Abraços

  7. #7 por Diego Albuquerque em 14 \14\UTC novembro \14\UTC 2011 - 15:57

    Ele só funciona para AMD64 ? Vi no nome da Distro.

    abs e parabéns.

  8. #8 por hamacker em 14 \14\UTC novembro \14\UTC 2011 - 18:07

    Como mostra o artigo, ele é apenas para sistemas 64 bits, amd ou intel, tanto faz.

  9. #9 por Danilo Vicente Diorio em 14 \14\UTC novembro \14\UTC 2011 - 21:41

    Sempre que vai começar a copiar os arquivos ele trava :S

  10. #10 por hamacker em 14 \14\UTC novembro \14\UTC 2011 - 22:02

    Dê um CTRL+ALT+F1/F2/F3 para observar os logs, se é sempre na operação de cópia de arquivos, é provável que haja falha de I/O, ie. arquivos danificados.
    Conferiu a assinatura md5 antes de queimar o .iso ? Esse é o primeiro passo, o segundo é observar os logs quando uma falha acontece.

  11. #11 por Danilo Vicente Diorio em 14 \14\UTC novembro \14\UTC 2011 - 22:07

    O problema é quando tento fazer a partição personalizada. Coloquei para apagar o disco todo agora e está indo de boa.

  12. #12 por Samuel Cabral (@samuelcabral) em 16 \16\UTC novembro \16\UTC 2011 - 23:38

    Perfeito!!
    Quero muito instalar no Macbook Pro, mas eu precisaria compilar o kernel para o Wireless funcionar. (como novato eu não tenho a mínima ideia de como fazer isso)/(ndiswrapper tem apresentado problemas de superaquecimento)
    Existem outras pequenas mudanças para o Ubuntu funcionar direto no Mac….peço encarecidamente que veja se é possível incluir essas alterações na próxima versão.
    Todas elas estão logo aqui;
    http://www.ubuntubuzz.com/2011/10/ubuntu-1110-in-macbook-pro.html

    Muito obrigado pela atenção.

  13. #13 por hamacker em 17 \17\UTC novembro \17\UTC 2011 - 9:29

    Eu só faço instalação personalizada, até porque pela vida toda vou manter o /home.
    Então creio que o problema seja outro.

  14. #14 por hamacker em 17 \17\UTC novembro \17\UTC 2011 - 10:16

    Solidarizo com o seu problema, mas não tenho como fazer isso.
    Precisaria ter um MacBook Pro para realizar a operação que me pede, como vai ser um pouco dificil eu comprar um, por ora, não há como.

    Um abraço.

  15. #15 por Davysson (@Davysson0) em 17 \17\UTC novembro \17\UTC 2011 - 21:22

    Olá, primeiramente parabéns pela personalização, qual programa você usou pra modificar(remastersys uck etc…)?

  16. #16 por hamacker em 18 \18\UTC novembro \18\UTC 2011 - 8:59

    tá tudo no meu blog, dá uma passeada pelos links e verá.

  17. #17 por leobergamo em 24 \24\UTC novembro \24\UTC 2011 - 8:02

    Primeiro, uma vez mais, parabéns pelo projeto! Eu acompanho este e o teu blog já faz alguns anos. Se você me puder me ajudar estou com duas dúvidas: a primeira, eu li a sua resposta a um comentário sobre o assunto, mas uma vez que o ubuntu lança como nome do arquivo iso a palavra “amd” junto com o 64, mesmo assim serve para um processador intel de dois núcleos? E a outra é se você sabe me dizer como eu listo os pacotes instalados, pois assim posso procurar os que me interessarem depois de fazer uma instalação limpa.

    Um abraço

