Após a atualização do Ubuntu Lucid seu touchpad parou ? #2

Eu instalei o Ubuntu e tudo funcionou de primeira em meu notebook : touchpad, camera, mic, som, … mas ao fazer a primeira atualização, o touchpad funciona até a tela de login, digitou o login o danado deixa de funcionar. Pelo que pude pesquisar, os modelos DV da marca HP são afetados, meu modelo é DV9000 – que sorte né ?
A resolução eu postei alguns dias atrás, mas ela não foi eficaz, algumas atualizações e precisava ser aplicada novamente, sem falar que em algumas oportunidades aleatórias meu touchpad parava e eu tinha de ir até o terminal com CTRL+ALT+F1 e voltar a tela gráfica com CTRL+ALT+F7, quando fazia esse intercambio, o mousepad voltava a funcionar, então pesquisei uma outra solução.

Se quiser também tenta-la, pressione ALT+F2 e execute :

gksu gedit /etc/udev/rules.d/touchpad.rules

e cole o seguinte conteúdo :

ACTION!="add|change", GOTO="xorg_synaptics_end"
KERNEL!="event*", GOTO="xorg_synaptics_end"
ENV{ID_INPUT_TOUCHPAD}!="1", GOTO="xorg_synaptics_end"
ENV{x11_options.MaxTapTime}="300"
LABEL="xorg_synaptics_end"

Salve o arquivo e reinicie o seu sistema.
Veja, essa solução não é aplicável apenas ao meu modelo de notebook HP DV9000, mas touchpads compatíveis com synaptics, no artigo anterior alguns estavam frustrados com a solução não funcionar, mas não souberam informar se seus touchpads eram do mesmo modelo. Além disso, touchpad em certos notebooks não possuem um mecanismo para ligar/desligar independentemente do SO e só funcionam no Windows porque há um driver ou software que faz esse papel na bandeja do sistema. Neste caso, a minha solução não funcionará, pois ela depende do touchpad ser reconhecido pelo Linux, e ele não será visível ao sistema se estiver eletronicamente desligado. Também há soluções para este problema, mas esse artigo não trata desse problema.

  1. #1 por luiz eduardo em 12 \12\UTC maio \12\UTC 2010 - 11:59

    Olá!
    a minha dúvida é a seguinte, o touchpad funciona normalmente, tenho um notebook toshiba a215 s4757, prefiro usar mais o mouse usb, e gostaria de saber como desabilitar o touchpad totalmente ou quando conecto um mouse usb. antes no 9.04 tinha a opção de desativar o touchpad, depois foi retirado essa opção
    se puder ajudar
    t+
    obrigado
    luiz eduardo

  2. #2 por Henry em 12 \12\UTC maio \12\UTC 2010 - 13:40

    No meu caso, eu apenas fui até o Windows e ativei o touchpad. Voltei ao Ubuntu e ele estava funcionando novamente.
    É um Acer 5610.

  3. #3 por kisuki em 12 \12\UTC maio \12\UTC 2010 - 18:33

    galera eu tive diversos problemas com o touchpad , uso ubuntu nesse notbook desda vesão 8.04 e hoje estou com a 10.04 e nada de funcionar direito , acontece isso tudo que vc esta postando ai com meu touchpad.
    eu tenho um acer aspire 5710-6139
    e sempre uso isso aqui para resolver meu problema e 100% eficais

    # chmod +w /boot/grub/grub.cfg
    # gedit /boot/grub/grub.cfg
    procure essa linha

    linux /boot/vmlinuz-2.6.32-22-generic root=UUID=130b1105-44c4-4a6d-bd51-90f1bb9c8d60 ro quiet splash

    e acrecente isso no final

    i8042.reset i8042.nomux

    ficando assim

    linux /boot/vmlinuz-2.6.32-22-generic root=UUID=130b1105-44c4-4a6d-bd51-90f1bb9c8d60 ro quiet splash i8042.reset i8042.nomux

    ai toda veis que vc atualizar o kernel tem que fazer a mesma coisas

    e estou fazendo isso toda nova versão do ubuntu pois eles nunca arrumão isso
    mais e isso ai uma coizinha e outra ali a forã linux da um geito
    falo galera um abraço

  4. #4 por Carina Calixto em 1 \01\UTC junho \01\UTC 2010 - 17:26

    Bem, eu estava com um probleminha no meu DV6500 usando o Ubuntu Lucid. Todas as vezes que eu pressionava o botão de desligar o touchpad o teclado e o clique do meu mouse USB paravam de funcionar. Apenas alguns atalhos funcionavam no meu teclado. Esta solução postada no forum sanou temporariamente o meu problema, mas pesquisando melhor no google eu achei uma solução que funcionou permanentemente para mim. espero que funcione para outras pessoas também.

    Veja o link: http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=9172983&postcount=6

  5. #5 por SAMSUNG LCD HDTV em 13 \13\UTC junho \13\UTC 2010 - 0:16

    Oh yea, what a good evil plan to get fans. And I like it ;)

  6. #6 por Fabrizio em 26 \26\UTC junho \26\UTC 2010 - 13:02

    Esse problema com o touchpad tá chato hem! Eu tentei a 1ª dica(http://hamacker.santhanna.net/?p=1781), mas ao reiniciar voltou a não funcionar. Utilizei essa segunda e não deu certo. Dando uma lida nos comentários, vi a dica do Cláudio, de editar o arquivo /etc/modprobe.d/options.conf e adicionar a linha “options psmouse proto=imps”(sem aspas), então ta funcionando “normal”, só não pode desabilitar e habilitar o touchpad. Se fizer isso o teclado morre, ai só indo no modo texto e voltando pra o gráfico que ele volta ao normal…pelo menos isso! Vamos ver ate que atualização vai durar o remendo ou quando vai ser consertado.
    abraço

  7. #7 por Fabrizio em 26 \26\UTC junho \26\UTC 2010 - 16:26

    outra coisa, o seu DV9000 tem leitor biométrico? ta funcionando? E a luz do botão CapsLock, fica acesa? Aqui no meu DV6750br o leitor biométrico não é reconhecido, só se eu executar o gerenciador dele como sudo. Já o Capslock não acende.

  8. #8 por Renezito Jr. em 9 \09\UTC novembro \09\UTC 2010 - 12:05

    Atualizei meu notebook para o ubunto 9.10 (kamic koala), e meu touchpad parou de funcionar. Modelo do meu notebook = Notebook Netbook Intelbrás N6000 1.5GHz 2GB 120GB 12.1”. http://www.zura.com.br/netbook-intelbras-n6000-1-5ghz-2gb-120gb-12-1.html#especificacoes.
    Agradeço qualquer ajuda!

    Paz e Bem!

  1. links for 2010-05-13 | Rotativo - Blog
