Após a atualização do Ubuntu Lucid seu touchpad parou ?

Eu instalei o Ubuntu e tudo funcionou de primeira em meu notebook : touchpad, camera, mic, som, … mas ao fazer a primeira atualização, o touchpad funciona até a tela de login, digitou o login o danado deixa de funcionar. Pelo que pude pesquisar, os modelos DV da marca HP são afetados, meu modelo é DV9000 – que sorte né ?
A resolução pode se dar de duas formas.
Se está sem o touchpad funcionando e não quer reiniciar o sistema, então vai precisar reiniciar o driver de mouse executando no terminal :

sudo modprobe -r psmouse
sudo modprobe psmouse proto=imps

Se você precisa duma resolução definitiva então vai ter de reconfigurar o Xorg com um simples comandinho :

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg-input-synaptics

A correção definitiva funcionou para mim, já reiniciei o sistemas 3 vezes e o touchpad continua firme e forte. Mas é possível que se houver uma nova atualização que envolva módulos do kernel eu tenha que executar novamente os comandos acima.

Talvez seja questão de poucos dias para o pessoal da Canonical resolver tal problema em forma de atualização, até porque a solução que encontrei tava lá no forum da própria Canonical.

  1. #1 por Ivo N. em 4 \04\UTC maio \04\UTC 2010 - 1:24

    No meu Pc, o Ubuntu 10.04, não abre automaticamente Cd’s,Dvd’s e dispositivos Usb.
    Alguns programas estão dando incompatibilidade, o Handbreak instala mas não funciona
    e o IBM Lotus Symphony da erro na instalação…
    Espero que as atualizações corrijam estas falhas…

  2. #2 por hamacker em 4 \04\UTC maio \04\UTC 2010 - 9:44

    Lamento Ivo, mas não vejo relação entre os problemas que você possui e o que o script fará. O script apenas instala ou completa sua distribuição, o script não é o caminho para resolução de problemas que esteja passando. Use a lista de discussão oficial publicado no site do Ubuntu, nela voce poderá postar duvidas.

    []’s

  3. #3 por prestone em 4 \04\UTC maio \04\UTC 2010 - 10:39

    hamaker,estou tendo os seguintes problemas após ter instalado o ubuntu em meu pc,

    1 apos instalar o driver nvidea recomendado, some a tela de boot, a tela fica escura ao iniciar e entre direto ao sistema.

    2 o outro é com os msg empathy, me parece que após ter instalado o roteador wireless ele não conecta mais, só fica carregando e não abre.

  4. #4 por kisuki em 4 \04\UTC maio \04\UTC 2010 - 11:33

    eu tenho um acer aspire 5710-6139
    e meu touchpad nunca funciono uso ubuntu nesse notebook desde a versão 8.04
    e ja ta na 10 e nada ate agora,
    alguem alguma coisa ?

  5. #5 por Matheus em 5 \05\UTC maio \05\UTC 2010 - 21:46

    Eu também tenho um DV, só que um dv6000. O que aconteceu com ele foi que quando eu aperto o botão para desabilitar o touchpad, o teclado trava, e junto travam vários elementos de interface do gnome.

  6. #6 por hamacker em 6 \06\UTC maio \06\UTC 2010 - 10:00

    Experimentei isso, mas não trava tudo, o CTRL+ALT+F1 funciona, ele te impulsiona para o terminal, aí você dá umas tecladinhas e depois um CTRL+ALT+F7 e volta para interface gráfica e estará tudo funcionando.

  7. #7 por Carlos André em 6 \06\UTC maio \06\UTC 2010 - 12:47

    O meu Touchpad do Netbook ficou louco de hora para outra, segui as dicas:

    sudo modprobe -r psmouse
    sudo modprobe psmouse proto=imps
    para reiniciar o drive de mouse

    e depois:

    sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg-input-synaptics
    para reconfigurar o Xorg e nada continua a mesma coisa.

  8. #8 por Eber Coelho em 11 \11\UTC maio \11\UTC 2010 - 13:08

    Prezado Hamacker:

    Uso o ubuntu desde a versão 6.10 e o utilizei até a versão 9.04. A partir da versão 9.10, depois de instalar o drive proprietário da nvidia, o sistema fica insuportavelmente lento e quando dou CTRL+ALT+F1 a tela fica mostrando interminavelmente a mensagem: “serial 8250: too much work on irq 16”. Isso aconteceu também com o 10.04 e simplesmente fica impossível utilizar o computador.
    Só acontece com o ubuntu, já instalei outras distros e o sistema funciona normal. Mas eu gostaria de muito de usar o ubuntu novamente, pois foi meu primeiro linux e sempre gostei do jeito “ubuntu” de trabalhar.
    Sei que vc é um cara super ocupado, mas se pudesse me ajudar com esse problema eu ficaria muito grato.

  9. #9 por Roberto em 17 \17\UTC maio \17\UTC 2010 - 20:48

    Isso aconteceu aqui, eu apenas atualizei alguns pacotes e voltou ao normal.

  10. #10 por Cláudio em 21 \21\UTC maio \21\UTC 2010 - 12:08

    Esou tendo o mesmo problema no meu DV5 1250us, após última atualização do Ubuntu 10.04 LTS ontem não consigo mais utilizar o touchpad (um mouse wireless funciona perfeitamente), antes funcionava perfeitamente, segui todas dicas citadas no fórum, funciona só enquanto logado e após reinicialização nada…

  11. #11 por Cláudio em 21 \21\UTC maio \21\UTC 2010 - 15:13

    Isso resolveu de maneira definitiva o meu caso…

    No terminal digite:
    echo “options psmouse proto=imps” | sudo tee -a /etc/modprobe.d/options

  12. #12 por Carlos André em 24 \24\UTC maio \24\UTC 2010 - 9:19

    No meu Netbook Megaware o Touchpad ficou doido não só no Ubuntu 10.04lts mas em qualquer outra distro.

    No Windows 7 funciona normal mas não no Ubuntu 10.04lts o que pode ser. Tentei seguir as dicas aqui mas não funcionou?

  13. #13 por Fabrizio em 24 \24\UTC junho \24\UTC 2010 - 23:52

    cara, valew pela dica. O meu note tmb é um DV, só que o meu modelo é dv6750, e o touchpad também parou após algumas atualizações. Testei essa sua dica e pelo menos ele ressuscitou. Só não reiniciei, mas se persistir tento sua dica #2. Uma duvida: o seu teclado está parando tmb? E a net sem fio demora a aparecer?
    abraço

  14. #14 por admin em 25 \25\UTC junho \25\UTC 2010 - 9:14

    O teclado pára quando ligo/desligo o touchpad já com o GNOME iniciado, aí então dou CTRL+ALT+F1 (não são todas as teclas que deixao de funcionar) para ir ao terminal e depois volto ao GNOME com CTRL+ALT+F7/F8. Subitamente, o teclado volta a funcionar.

  1. links for 2010-05-04 | Rotativo - Blog
  2. Após A Atualização Do Ubuntu Lucid Seu Touchpad Parou ? « Dicas do Julio Jacovenko
  3. Após a atualização do Ubuntu Lucid seu touchpad parou ? #2 « Hamacker's Palace
