Gedit no Ubuntu 10.04, recado aos desavisados.

Se você já está usando o Ubuntu 10.04 e usa o gedit para editar arquivos, já deve ter reparado que o plugin para realização de endentação sumiu, pois é, você marcava uma quantidade de linhas CTRL+T ou CTRL+SHIFT+T e o bloco selecionado vai para a direita ou esquerda.

Procurei que nem um condenado pelo plugin, fiquei testando outros plugins (alguns muito bugados diga-se de passagem) até a saber a poucos instantes que agora ele tá embutido no gedit e basta usar TAB ou SHIFT+TAB com um bloco selecionado. Não sei se devo sorrir por ter essa funcionalidade habilitada por padrão ou se choro pelo tempo perdido na busca do plugin.

Essa não foi uma mudança do Ubuntu, mas do novo GNOME 2.30.

  1. #1 por Luan Almeida em 28 \28\UTC abril \28\UTC 2010 - 17:42

    Estranho, utilizo o gedit diariamente e se não me engano, o tab/shift+tab funciona a umas 2 versões antes do 10.04

  2. #2 por Valdinei dos Santos em 28 \28\UTC abril \28\UTC 2010 - 18:14

    Eu já uso dessa forma a bastante tempo …

  3. #3 por Lauro César em 29 \29\UTC abril \29\UTC 2010 - 9:52

    Bom dia.

    Acabei de testar no Ubuntu 9.10 e o tab / shift + tab funciona aqui sem qualquer plugin…

  4. #4 por Sérgio Luiz Araújo Silva em 30 \30\UTC abril \30\UTC 2010 - 8:58

    O fato de compartilhar sua experiência é sempre válido, há pessoas que não usavam este recurso e vão passar a usar. É bastante comum postar uma dica no meu blog e de repente, num comentário, descobrir uma forma melhor de fazer aquilo que eu achava que sabia muito bem.

    Considero, portanto, o compartilhamento de conhecimento sempre útil.

  5. #5 por Antonio Candido Morais em 14 \14\UTC maio \14\UTC 2010 - 9:06

    Ja passei por essa inumeras vezes e cheguei a conclusão que não existe tempo perdido, na verdade, precisamos tomar cuidado pois eu tenho notado que muitos linuxers do ubuntu, deb, slack e outras, estão meio viciado em buscar plug-ins e tem situações que o problema é mais de configuração, mas veja voce ja compartilhou que encontrou plug-ins bugados e isso é importante, e ainda aprendeu a funcionalidade das teclas como perdeu tempo voce ganhou foi tempo.

    Abrços

