Ubuntu 9.10 (32 e 64bits) remasterizado com o Ubuntu Perfeito.

Conforme prometido no post anterior, eis o Ubuntu 9.10 (64bits por enquanto) com atualizações até o dia 25/02/2010.

Tema Airlines

Tema Airlines

Eis o link para descarregarem a versão 64 bits :

http://jonata.org/ubuntu/ubuntu-910-amd64_hamacker.iso
MD5SUM do arquivo acima é 14cf32e1bdc78e9c3e5327559b2524a7, que é exatamente o conteúdo do arquivo :
http://jonata.org/ubuntu/ubuntu-910-amd64_hamacker.iso.md5

Se você prefere descarregar a versão 32bits, o link é este :

http://jonata.org/ubuntu/ubuntu-910-i386_hamacker.iso
MD5SUM do arquivo acima é 4958d3cf1acdb0b7caaef07fdacbc6ad, que é exatamente o conteúdo do arquivo :
http://jonata.org/ubuntu/ubuntu-910-i386_hamacker.iso.md5

Depois de descarregar o arquivo .ISO, não esqueça de conferir a integridade do mesmo, por exemplo, digamos que você tenha descarregado a versão 64bits, poderá conferir a integridade do arquivo com o comando :

md5sum ubuntu-910-amd64_hamacker.iso

E o resultado deverá ser :

14cf32e1bdc78e9c3e5327559b2524a7 ubuntu-910-amd64_hamacker.iso

Se o resultado MD5SUM for diferente do que eu informei, não confie no arquivo .ISO, não é exatamente o arquivo que enviei ou foi corrompido.

Se md5sum corresponder ao esperado, você poderá grava-lo num DVD. Se você usa o Windows, poderá realizar a gravação com o programa Nero ou o ImgBurn – Estes programas possuem mecanismos para transformar um DVD virgem num DVD bootável a partir do .ISO.

Se você já usa Ubuntu Linux e  sua máquina permitir boot por um pendrive, recomendo gravar este ISO diretamente no pendrive, além de mais rápido, é mais prático, para isso use a ferramenta Menu GNOME->Sistema->Administração->Criador de USB inicializável e siga o passo-a-passo na tela.

Essa remasterização já possui o script Ubuntu Perfeito, ocupa 1.9GB (32bits) e 2.1GB(64bits) de dados,  e posso citar algumas modificações que realizei :

  • Ultimas atualizações até a data de 02/03/2010 foram inclusas.
  • Idioma em português completo.
  • O tema principal não é o oficial do Ubuntu, chama-se “airlines”. Escolhi este tema por causa dos cantos arredondados nos Hints (balões), Mouseover de Menus, bordas das janelas, etc… mas se você não gostar, poderá trocar por vários outros que também foram instalados.
  • Sun Java.
  • Firefox 3.6 com algumas extensões que considero ideal.
  • Programas do Google : Chrome, GoogleEarth e Picasa.
  • Gimp 2.7 (unstable).
  • BrOffice 3.2 com minhas extensões preferidas (Cogroo, Sun PDF Import/Export, Dicionário de sinônimos e antônimos e o TradutorOOoNote) pré-instalada e também vários modelos de documentos do Escritório Aberto.
  • OpenShot para edição de vídeos.
  • Jogos : mate a saudade com Goonies e Road fighter
  • O tocador de vídeos padrão não é o Totem, é o VLC. Eu considero o VLC maduro o bastante para ser usado no lugar do MPlayer (meu preferido até então), e na minha opinião está anos-luz a frente do Totem.
  • O Real Player foi incluso e ele será o responsável por tocar o formato RMVB, inclusive esta extensão foi associada a ele.
  • Alguns programas populares como Skype/Frostwire/Filezilla e Deluge.
  • Handbrake, excelente ripador.
  • Os principais codecs estão instalados.
  • Antivírus Clamav para você conferir os pendrives/CD/DVD de amigos.
  • Simple-Scan para scanear imagens ( o XSane ainda foi mantido )
  • Quem tem placa recente da nvidia, o ultimo driver proprietário está incluso.
  • e muito mais…

[]’s a todos.

  1. #1 por gustavo pereira em 28 \28\UTC fevereiro \28\UTC 2010 - 13:52

    legal.

  2. #2 por Vinicius em 28 \28\UTC fevereiro \28\UTC 2010 - 17:42

    E o flash, tem o fix pra 64 bits?

  3. #3 por Mário RPG em 28 \28\UTC fevereiro \28\UTC 2010 - 20:18

    baixei rodei e instalei, funcionou muito bem num P4 prescosti com 512 de ram ( tá usando quase 400 MB de swap) mas ficou com quase o dobro de velocidade do ubuntu 32 bits.

    muito bom esse remaster, valeu

  4. #4 por Thiago em 28 \28\UTC fevereiro \28\UTC 2010 - 21:17

    Achei legal essa matéria, baixei o arquivo e quando descompactei ele, não ficou em .ISO ! oq eu fiz de errado? Eu usei o WinRar para descompactar, ai ele criou 3 pastas!

  5. #5 por Mário RPG em 1 \01\UTC março \01\UTC 2010 - 1:49

    @Thiago

    o arquivo .iso nunca deve ser descompactado, tem que usar o nero ou o k3b pra acessar o arquivo iso e gravar um dvd, só isso, nunca tente abrir um arquivo iso, entendeu ?

  6. #6 por Fernando Leme em 2 \02\UTC março \02\UTC 2010 - 18:21

    Velho, eu sei que a pergunta é meio impertinente. Mas eu estou tentando escrever um shell script com algumas coisas úteis pra mim e queria saber se vc pode me dizer (ou onde ler sobre) como faço para o script abrir uma janela com as opções, como no seu ubuntu-perfeito. Qual é o comando que eu tenho de usar no shell.

    Me desculpe por incomodar.

    Abraço

  7. #7 por hamacker em 3 \03\UTC março \03\UTC 2010 - 13:19

    Estude o script, é a melhor forma de aprender. /usr/share/ubuntuperfeito

  8. #8 por Helio em 4 \04\UTC março \04\UTC 2010 - 0:06

    Amigo,
    Por gentileza, poderia me ajudar a descobrir o que estou fazendo de errado.
    Já fiz 4 vezes o download da versão 64 e em todas elas o md5sum não é igual ao seu.
    Eu até cheguei a pensar que o problema poderia estar na conexão ou em algum outro lugar, mas o que me deixa intrigado é que todas as vezes que fiz o teste do md5sum (md5sum ubuntu-910-amd64_hamacker.iso) o resultado foi o mesmo: 6a409210d5b0c5ffdacee92baf82fe67 ubuntu-910-amd64_hamacker.iso
    Você teria alguma ideia do que possa estar acontecendo
    Grato,
    Helio

  9. #9 por Helio em 4 \04\UTC março \04\UTC 2010 - 0:19

    Completando a informação acima, notei que você cita que o arquivo de 64 bits tem 2,1GB, mas eu só recebo 1GB.
    Vamos aos detalhes. Minha máquina é um Acer 7520 (AMD 64) com 4GB de ram, 800 de hd e conexão virtua de 4MB.

  10. #10 por hamacker em 4 \04\UTC março \04\UTC 2010 - 1:14

    Notei o problema anteontem, e subi de novo o mesmo arquivo. Mas como o arquivo é muito grande, leva 1 dia inteiro e metade do outro dia para uploadar inteiro. Voce deve ter pego varias vezes o mesmo arquivo enquanto ainda estava subindo; Isso acontece porque eu ISP limita o upload a 30kbps e as vezes ainda corta a conexao e tenho que começar novamente. Sinto pelo inconveniente, tente fazer o download a partir das 12:00hrs do dia 05/Maio que provavelmente já terá terminado o upload.

  11. #11 por Helio em 4 \04\UTC março \04\UTC 2010 - 10:53

    Amigo,
    Imagino que deva ser muito chato fazer um serviço (de graça), disponibilizar para um monte de gente e ainda ouvir reclamação no lugar de elogio.
    Mas, eu também acredito que o fato de que várias pessoas entram em contato com você para pedir ajuda ou comentar sobre problemas que estão enfrentando queira dizer que o teu trabalho no meio Linux é muito bem recebido e de grande importância.
    Eu mesmo sou um usuário do Ubuntu desde a versão 7.04, mas tem muita coisa que eu não consigo fazer. Assim, sempre pego os remasters que vc faz pra suprir as deficiencias que eu tenho (por exemplo: tenho dois micro CD – do celular Nokia – que não me dão permissão de escrever ou apagar arquivos dele. Então toda vez que eu preciso fazer alguma coisa em algum desses micro cd tenho que fazer através do Windows…).
    Portanto, gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecê-lo pelo trabalho, muito importante, que você vem desenvolvendo nesse tempo todo no sentido de deixar o Ubuntu mais amigável aos que estão iniciando nesse novo universo do software livre.
    Um grande abraço e que Deus lhe dê muita saúde (a você e a todos os seus) pra continuar desempenhando, cada dia melhor, essa sua missão.
    Sinceramente,
    Helio

  12. #12 por Helio em 4 \04\UTC março \04\UTC 2010 - 10:53

    Amigo,
    Imagino que deva ser muito chato fazer um serviço (de graça), disponibilizar para um monte de gente e ainda ouvir reclamação no lugar de elogio.
    Mas, eu também acredito que o fato de que várias pessoas entram em contato com você para pedir ajuda ou comentar sobre problemas que estão enfrentando queira dizer que o teu trabalho no meio Linux é muito bem recebido e de grande importância.
    Eu mesmo sou um usuário do Ubuntu desde a versão 7.04, mas tem muita coisa que eu não consigo fazer. Assim, sempre pego os remasters que vc faz pra suprir as deficiencias que eu tenho (por exemplo: tenho dois micro CD – do celular Nokia – que não me dão permissão de escrever ou apagar arquivos dele. Então toda vez que eu preciso fazer alguma coisa em algum desses micro cd tenho que fazer através do Windows…).
    Portanto, gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecê-lo pelo trabalho, muito importante, que você vem desenvolvendo nesse tempo todo no sentido de deixar o Ubuntu mais amigável aos que estão iniciando nesse novo universo do software livre.
    Um grande abraço e que Deus lhe dê muita saúde (a você e a todos os seus) pra continuar desempenhando, cada dia melhor, essa sua missão.
    Sinceramente,
    Helio

  13. #13 por Helio em 4 \04\UTC março \04\UTC 2010 - 16:10

    Peguei o arquivo e já verifiquei que o md5sum confere direitinho.
    Depois vou queimar o DVD, trocar o HD da máquina e testar o teu remaster.
    Novamente, obrigado pela atenção e que Deus lhe dê muita saúde.
    Grato,
    Helio

  14. #14 por meleu em 5 \05\UTC março \05\UTC 2010 - 13:03

    alô,

    cara, qual comando uso para passar um arquivo para a fila (playlist) do vlc? Mexendo nas configurações eu coloquei instância única e enfileirar. Só que ele adiciona o arquivo ao final da playlist e toca ele logo. Eu gostaria de adicionar à playlist e continuar tocando a música atual.

    Sabe como matar essa? Se tiver como via comando fica melhor ainda…

  15. #15 por Gustavo Diniz em 6 \06\UTC março \06\UTC 2010 - 19:20

    voce instalou um 64 bits num pentium 4 e está funcionando tudo, sem travamentos.

  16. #16 por David em 7 \07\UTC março \07\UTC 2010 - 16:15

    Parabéns pelo trabalho. Você poderia criar um torrent, dai não precisa fazer o upload inteiro pra um servidor, e fica mais rápido pra todo mundo.

  17. #17 por fchevitarese em 8 \08\UTC março \08\UTC 2010 - 14:32

    Parabéns Hamacker!!!
    Suas modificações e customizações geralmente ficam show de bola ;)

    Abraços!

  18. #18 por Otto em 8 \08\UTC março \08\UTC 2010 - 14:40

    Parabenizo pela intenção e a ação em melhorar e colocar o Ubuntu à nossa realidade. Sei que é complicado e demorado agilizar tudo isso, mas…: 1) Poderia atuar nas versões Edubuntu, Ubuntu 10.04 Alpha 03??? Poderia colocar a Proteção Controle dos Pais, Nanny ?? O Avast Antivirus?? Ultimos drives para placas Radeon series 4000?? Gostaria de softs educativos (Edubuntu), voltados para crianças.

    É só uma lembrança. Nada de exigências. Certamente, venho humildemente para somar.

    Grato

  19. #19 por sudopp em 9 \09\UTC março \09\UTC 2010 - 12:29

    Muito Obrigado pelo belo trabalho! com o ubuntu perfeito fica fácil de apresentar gnu/linux as pessoas, não precisa ficar instalando nada, e só rodar e mostrar como se usa. a comunidade agradece! (olha que eu nunca instalei em português, o ubuntu perfeito em japonês, fica perfeito)

  20. #20 por Victor Marcus em 10 \10\UTC março \10\UTC 2010 - 17:41

    Hamacker, para auxiliá-lo na distribuição do Ubuntu Perfeito, vá nos links abaixo e envie essa imagem para vários servidores, disponibilizando os links pra galera.

    Enviando arquivos para vários servidores: http://www.sodicas.org/enviando-arquivos-para-varios-servidores

    Vários servidores para fazer upload: http://www.sodicas.org/varios-servidores-para-upload

  21. #21 por MDantas em 10 \10\UTC março \10\UTC 2010 - 22:58

    Pessoal, eu peguei sábado passado a versão X64, mas na hora de tentar rodar ela no notebook HP, ele fica pensndo após o boot e fica coma tela totalmente preta e não sai dali… já esperei mais de 20 min. e nada.

    o que pode está causando isso heim?

    Grato!

  22. #22 por hamacker em 11 \11\UTC março \11\UTC 2010 - 9:38

    Conferiu o md5sum do ISO antes de queimar o DVD ? Se conferiu e deu certo, tem como conferir se a gravação foi 100% ?

  23. #23 por MDantas em 11 \11\UTC março \11\UTC 2010 - 10:07

    Sim, bateu o MD5…. a gravação também foi certa. Eu baixei novamente ontem à noite. o MD5 bateu, mas segundo minha esposa deu um erro na gravação… entretanto ele dá boot, mas tem o mesm sintoma…. estranho não é? Tem alguma imcompatibilidade com máquinas HP da linha DV5-1160BR?

    Grato.

  24. #24 por Pedro em 12 \12\UTC março \12\UTC 2010 - 11:13

    Este tópico me chamou atenção por 1 motivo: você diz que colocou o dicionário de sinônimos no broffice 3.2. Eu consegui colocar a extensão, mas é impossível habilitar o dicionário. Li em outro forum que isto parece ser um bug da versão 3.2 do broffice pra linux.

    Você teve de fazer alguma coisa especial pra instalá-lo?

  25. #25 por MDantas em 12 \12\UTC março \12\UTC 2010 - 13:40

    Gravei outro DVD da versão X64 mesmo batendo o MD5 e da o mesmo problema… tudo fica preto e parado na tela logo após carregar os pontinhos quando está fazendo a extração.

    Agora baixei o da versão X32 e irei gravar e fazer outro teste. não faço idéia do que pode está havendo.

    Se alguém souber ou teve sintomas parecidos, me fale por favor.

    Grato.

  26. #26 por Victor Marcus em 12 \12\UTC março \12\UTC 2010 - 17:01

    O Google Chrome instalado é 46 bits?

  27. #27 por Victor Marcus em 12 \12\UTC março \12\UTC 2010 - 17:06

    Corrigindo post anterior, 64 bits…

  28. #28 por sousa em 17 \17\UTC março \17\UTC 2010 - 9:27

    Ola amigo, você esta de parabens, por este projeto, instalei e tudo deu certo, so tenho uma duvida, pois o meu HD é de 292 GB, depois que instalei ficou 282 GB, isso aparece no Gparted, usado so 10GB, mais quando abro a minha home (pasta), aparece disponivel so 267 GB, para onde foi os outros 15 GB ? você poderia me ajudar ? Obs: Swap 5.7 Gb.

  29. #29 por sousa em 17 \17\UTC março \17\UTC 2010 - 9:44

    Tenho outra duvida, na aba administração > apareçe instalar este programa difinitivamente, porque ? ja que instalei uma vez, o que aconteçe se clicar nele ?

  30. #30 por hamacker em 17 \17\UTC março \17\UTC 2010 - 9:53

    É porque ele também é um LiveCD/LiveDVD/LiveUSB e simplesmente não sabe identificar se ele já está instalado ou plugado num pendrive, por exemplo.

  31. #31 por MDantas em 17 \17\UTC março \17\UTC 2010 - 9:55

    Alguém aqui teve o mesmo problema que eu na versão X64, onde a tela fica preta após iniciar o boot e escolher qualquer opção: install, live …?

    Grato.

  32. #32 por sousa em 17 \17\UTC março \17\UTC 2010 - 19:09

    Caro amigo, estou com outro problema em relação ao compiz, quando tento abilitar alguma animação aparece a mensagem que o cpmpiz não esta devidamente instalado. como habilitar as animações e como acrescentar novos programas ao repositorio, nesta versão remasterizada. pois não tenho internet, antes escolhia o pacote que queria e gerava o script, depois abaixava em uma lan house, so que agora não aparece nenhum pacote para instalar so os que estão instalados, por favor me ajude!

  33. #33 por hamacker em 17 \17\UTC março \17\UTC 2010 - 21:39

    Compiz só pode ser habilitado se voce já ativou os recursos 3D de sua placa de video. Se tiver AMD ou NVIDIA terá de ir em Sistema->Administração->Drivers de Hardware e habilitar o driver proprietário para essas placas.

  34. #34 por sousa em 18 \18\UTC março \18\UTC 2010 - 0:05

    Caro amigo, obrigado pela resposta, mas com relação ao repositorio, como faço para instalar novos programas, não tenho internet.

  35. #35 por sousasil em 19 \19\UTC março \19\UTC 2010 - 20:05

    Caro amigo, mas com relação ao repositorio, como faço para instalar novos programas, principalmente de jogos, não tenho internet, quando preciso instalar alguma coisa, gero um script pelo synaptic, e baixo numa lan house.

  36. #36 por Danilo Marques em 21 \21\UTC março \21\UTC 2010 - 20:36

    Fala Hamacker. Eu instalei a versão para 64 bits e está tudo OK, exceto o MPlayer. Quando eu tento executá-lo ocorre o seguinte erro:

    gmplayer: symbol lookup error: gmplayer: undefined symbol: codec_wav_tags

    Você passa (passou) por semelhante problema?

    Um abraço,

    Danpos

  37. #37 por hamacker em 22 \22\UTC março \22\UTC 2010 - 8:58

    Tudo que voce sabe continue a fazer, nada muda só porque passou a usar uma remasterização. Sem internet, voce baixa os pacotes e os instala dando duplo clique. Mas se houver dependencias, as mesmas deverão ser instaladas antes do pacote principal.

    inte+

  38. #38 por hamacker em 22 \22\UTC março \22\UTC 2010 - 9:01

    Antes de rodar o mplayer, deve-se escolher corretamente o plugin de vídeo senão ocorre problemas. Ë por isso que preferí deixar o vlc como tocador padrão.

  39. #39 por sousa em 23 \23\UTC março \23\UTC 2010 - 19:30

    Hamacker, você sabe como faço para acessr a internet através da embratel, o livre que utiliza o giro para acessar a internet, eles prometem velocidade ate 153 kps, mas não estou conseguindo acessar, como faço, você pode me ajudar ?

  40. #40 por Alexsandro Pedrollo em 30 \30\UTC março \30\UTC 2010 - 20:00

    Hamacker, parabéns acompanho e uso o Ubuntu Perfeito desde o Ubuntu 8.04, teu trabalho é sensacional, mas seguinte na ISO 64 bits tá dando um problema no download, não completa falta 1 MB da iso, já tentei vários tipos de download inclusive fui para o windows no FDM e ele para faltando 1MB para o final, nos dados mostra a parte final do arquivo que não baixa, e quando no download normal do firefox completou, mas fica bugada e não chega no inicio do sistema, travando antes da escolha do tipo de inicialização (live, install…) fica em tela preta e não mostra nada, e o MD5SUM não confere, inclusive testei download de várias redes, no trabalho e em casa, e dá o mesmo problema.
    Tem alguma solução??
    Estou fazendo algo errado???

  41. #41 por hamacker em 31 \31\UTC março \31\UTC 2010 - 9:26

    Olha, da vez que “uploadei” o arquivo, eu mesmo fiz o download e chequei o MD5SUM e até então tudo estava OK. Arquivos maiores que 2GB não se faz download com qualquer programa, é preciso saber se o gerenciador de download é confiável. Muitos programas (e mídias como vfat usadas em pendrives) estão limitados a 2GB máximo por arquivo e não transferem mais que isso. Eu sugiro que faça o download por um programa como o FileZilla que é bastante confiável. Não use o gerenciador de download dos navegadores para arquivos tão grandes, eles raramente prestam. Outra coisa, operadoras de rede 3G sobreescrevem headers de pacotes, isso aconteceu com um colega, sempre que ele baixava pela operadora dele, o download não batia com o MD5SUM, ele percebeu que ao abrir o primeiro MB do arquivo havia codigo HTML na primeira linha ao inves dum conteúdo binário. Então fez o download por internet comum e o download ocorreu OK. Estou cético quanto a sua afirmação do arquivo estar estragado, acho que o arquivo no FTP está correto, no entanto, se houver mais reclamações de MD5SUM falho então eu mesmo farei o download e farei a conferencia.

    []’s

  42. #42 por nozes em 4 \04\UTC abril \04\UTC 2010 - 22:30

    Ola, baixei o seu ubuntu instalei, realmente e perfeito, Parabéns!

  43. #43 por Glauber em 7 \07\UTC abril \07\UTC 2010 - 22:40

    Estou digitando este comentário utilizando a modificação que você fez no Ubuntu.

    Realmente excelente!

    Obrigado pelo trabalho.

    Vlw

  44. #44 por Silver Maple Leaf coins em 13 \13\UTC junho \13\UTC 2010 - 16:56

    Hi – really great site you have established. I enjoyed reading this posting. I did want to write a remark to tell you that the design of this site is very aesthetically delightful. I used to be a graphic designer, now I am a copy editor in chief. I have always enjoyed functioning with computing machines and am trying to learn computer code in my free time.

  1. Pronto – Agora sim – os ISOs do Ubuntu remasterizados estão prontos. « Hamacker's Palace
  2. Ubuntu 9.10 (64bits) remasterizado com o Ubuntu Perfeito
  3. Ubuntu 9.10 (64bits) remasterizado com o Ubuntu Perfeito :Software Livre
  4. Ubuntu 9.10 Remasterizado Com O Ubuntu Perfeito | InforNews
