VirtualBox – o que você gostaria de aprender nele ?

Olá a todos,

Já havia recebido propostas para escrever livros técnicos em vários seguimentos, sempre as recusei.
Recentemente, fui convidado novamente para escrever um livro e, dessa vez concordei, acho que o ponto principal é que o Livro terá um valor popular e acessível a todos, tenho a expectativa de que a experiência será muito boa e por isso irei fazê-lo.

O Assunto a ser publicado será o VirtualBox, o programa que considero muito importante para aumentar a produtividade daqueles que precisam lidar com cenários diferentes usando o mesmo computador. A virtualização é verdadeiramente um novo paradigma.

Provavelmente o livro terá uma diagramação muito semelhante ao que uso no Blog, com textos e figuras ilustrativas.

Eu já tenho em mente sobre o que irei falar no livro, mas antes de submete-lo, gostaria de perguntar os leitores, o que gostariam de ver apresentado.

Não será um livro com tópicos muito avançados, pois a prerrogativa da editora é de que o Livro ajude também aos entusiastas de tecnologia, ou seja, um intermediário entre um “newbie” e um “guru”. Também não quero fazer as pessoas dormirem. :)

Vou reprisar a pergunta : O que gostariam de ver abordado neste livro sobre VirtualBox ?
Deixem seus comentários.

  1. #1 por InFog em 16 \16\UTC outubro \16\UTC 2009 - 12:14

    Vantagens sobre a virtualização; Comparação com outras alternativas (como o vmware); Utilização de periféricos nas máquinas virtualizadas (impressoras, pen-drives…); Como funciona a rede em uma máquina virtual (como acessa-la, criar rotas para ela, etc).

    Acho que é isso =)

    Parabéns pelo convite, pela iniciativa de abrir para perguntas e acima de tudo boa sorte!

    InFog

  2. #2 por jose carlos em 16 \16\UTC outubro \16\UTC 2009 - 12:31

    Primeiro minha mais sincera homenagem a vc não só pelo convite + acima de tudo por sua sempre dedica atenção a comunidade.

    Minha sugestão é que se veja um FAQ,

    Grato

    JCarlos

  3. #3 por Maiquel em 16 \16\UTC outubro \16\UTC 2009 - 14:10

    Ola primeiro meus parabéns, e esse livro sera da grande ajuda. Quanto ao assunto, no meu ponto de vista, gostaria de ver como funciona a parte de rede do virtualbox (bridge, nat, etc..) e também um grande ponto que tenho dificuldade seria as portas USB na virtualização.
    Att,
    Maiquel

  4. #4 por Rafael Bedendo em 16 \16\UTC outubro \16\UTC 2009 - 14:14

    Parabéns pelo convite e sei que fará um bom trabalho, apesar de não me conhecer, acompanho suas postagens tanto no blog quanto nas listas ubuntu-br e debian-br a bastante tempo.

    Coisas que eu gostaria de ver em um livro sobre virtualbox,seria administração através de terminal, perfils de hardware indicados e uma melhor explanação sobre configurações e utilização de ACPI/IO APIC e acelerações através de virtualização de hardware VT-x/AMD-V e paginação aninhada.

    Mais uma vez parabéns e boa sorte no caminho a percorrer.

  5. #5 por Andre Cavalcante em 16 \16\UTC outubro \16\UTC 2009 - 14:17

    Valeu pela iniciativa. Se precisar de alguma coisa estamos aqui e na lista do Ubuntu-BR.

    Sobre o que eu gostaria de ver: sinceramente, algo bem simples (isso acho que vai ter nos primeiros capítulos): como instalar e usar o VB tanto em host Win como em Lin para SO Win e Lin virtualizado, com o básico mesmo: acesso a internet (NAT), compartilhamento, grubo vboxusers, adicionais de convidado etc. Pela lista do Ubuntu-BR acredito que 90% das dúvidas são básicas. Sei, tá tudo no manual, mas seja porque o inglês da galera não está bom, seja porque realmente o manual não faz assim um passo-a-passo, resumo da prosa, as questões acabam sendo essas básicas mesmo. Isso já ajudaria e muito as pessoas a experimentarem e usarem o VB e diminuiria em 90% as questões na lista referentes a isso.

    Agora o que eu queria para mim era algo um pouco mais a frente como fazer compartilhamento entre o host e o SO virtualizado e vice-versa, colocar tudo na mesma rede, usar o FW do linux como escudo para um Win virtualizado, acesso a serviçcos essas coisas…

    Um abraçco
    André Cavalcante

  6. #6 por Salles (Nethell) em 16 \16\UTC outubro \16\UTC 2009 - 14:20

    Mano, apesar de pouco utilizar o VB, gostaria de contribuir com teu trabalho.
    Uma dúvida que sempre tive é o comportamento da criação da máquina virtual ao determinar inicialmente a memória e tamanho de hd para o hóspede, parece-me que o VB não se detém aos limites da máquina hospedeira.
    Este exemplo eu tive ao virtualizar uma mini-distro em uma máquina com apenas 486Mb de memória. O VB lançou 256Mb para a máquina a ser criada quando esta necessitaria de apenas 128Mb, ultrapassando 50% da mamória utilizada pelo hospedeiro. Como eu sabia do impasse fiz a correção, mas um usuário iniciante no VB certamente teria problemas na criação da máquina.
    Talvez uma explanação sobre estes limites (ram e HD) devam ser úteis.
    Sucesso!

  7. #7 por Leandro Quibem Magnabosco em 16 \16\UTC outubro \16\UTC 2009 - 14:27

    Live Migration! =)

  8. #8 por Fabiocs em 16 \16\UTC outubro \16\UTC 2009 - 15:54

    Tenho uma Dúvida… o VirtualBox é usado em Ambiente Corporativo? Se sim…que ótimo.. matamos dois coelhos com uma cajadada só.. Agora… se não, não seria interessante aprender outra forma de virtualização! De qualquer forma parabéns pela iniciativa!

  9. #9 por Guilherme Gattino em 16 \16\UTC outubro \16\UTC 2009 - 16:00

    Grande Hamacker!! Parabéns pelo convite e ao mesmo tempo agradeço pela oportunidade que você está nos dando para poder sugerir e lhe mostrar onde temos maiores dúvidas e dificuldades. Tenho o mesmo ponto de vista do que o Cavalcante, pois acredito que se você fizer os primeiros tópicos com algo bem básico, a grande maioria dos problemas que recebemos na lista do Ubuntu-BR, a respeito do Virtual Box, serão suprimidas. E assim como o Cavalcante (de novo =P ) o compartilhamento entre host e convidado é o que mais gostaria de ver, bem como compartilhamento da placa de vídeo, pois pra eliminar de vez o windows, gostaria de fazer com que minha VM no Virtual Box rodasse meus jogos de windão.

    Um abraço efusivo,
    Guilherme Gattino

  10. #10 por Thiago em 16 \16\UTC outubro \16\UTC 2009 - 16:38

    Caro Hamacker, gostaria que você abortasse neste livro, Cluster de VirtualBox, Backup, Alta disponibilidade, administração através de linha de comando.

    Qualquer coisa que precisar me comunique por e-mail .

    Abraços

  11. #11 por Marcelo em 16 \16\UTC outubro \16\UTC 2009 - 16:49

    Coisa que tenho batido bastante cabeça com o Virtual Box é habilitar que os CD-RW seja reconhecido como “RW” e usar qualquer programa de gravação a partir do sistema virtualizado.

  12. #12 por Ronalty em 16 \16\UTC outubro \16\UTC 2009 - 16:52

    Gostaria bastante que falasse sobre a criação de honeynet usando a vb

  13. #13 por Renato em 16 \16\UTC outubro \16\UTC 2009 - 20:57

    Mais um voto para administração no terminal, cluster, live migration e backup. =D

  14. #14 por andreyevbr em 17 \17\UTC outubro \17\UTC 2009 - 2:01

    antes de tudo, parabéns pela proposta de escrever o livro! reforçando o voto para honeypots, acho interessante falar sobre a interação entre a maáquina real e as virtuais.

  15. #15 por Paulo em 19 \19\UTC outubro \19\UTC 2009 - 3:33

    Hamacker,
    Te enviei um e-mail.
    Dê uma olhada na minha wiki e veja se tem algo que pode te ajudar no livro.

    Abraços
    Paulo

  16. #16 por alexandregnutzmann em 20 \20\UTC outubro \20\UTC 2009 - 8:15

    Ótima iniciativa…

    Uso MUITO o virtualbox, e tenho duas sugestões.

    Uma na verdade é sobre um problema que sempre enfrento. Como utilizo ele tando em hosts linux quanto em windows, as vezes as máquinas virtuais linux ao se trocar o host, perde a interface de rede. Muitas vezes se consegue retornar utilizando NAT, mas Bridge não. É um problema que não só eu, mas alguns colegas de faculdade também enfrentam.

    Outra, fale (ou melhor, faça testes e benchmark) sobre o 3D do virtualbox, pois tem pessoas que até jogos (quake) estão rodando nas VM windows em hosts linux. Esse pra mim, seria “O Ponto” que o virtualbox traz hj, como diferencial, apesar de ser teste ainda.

    abraços..
    Alexandre Gnutzmann
    http://vertexnet.wordpress.com

  17. #17 por c0d3mind em 21 \21\UTC outubro \21\UTC 2009 - 7:40

    Bom dia,

    Primeiramente explicar o que é uma máquina virtual, para que serve, e então abordar o virtual box. Deixar bem claro como instalar e efetuar uma boa configuração. Vantagens e desvantagens que podem ajudar o usuário a decidir se é ou não viável a utilização de uma máquina virtual. Tudo isso considerando que o sistema hospedeiro é o LINUX.

  18. #18 por Rondinelli em 26 \26\UTC outubro \26\UTC 2009 - 19:41

    Amigo, antes de tudo, parabéns pelo Blog e por seu conteúdo excelente.
    Se possível, você pudesse abordar com um pouco mais de profundidade a respeito da criação de uma rede local entre a Máquina virtual e o PC que a virtualiza (Windows e Linux, por exemplo), ou então entre máquinas virtuais (Ubuntu e Slackware, por exemplo).
    Obrigado!

  19. #19 por Afonso em 27 \27\UTC outubro \27\UTC 2009 - 9:42

    Acho que o livro deveria:
    1-Explicar resumidamente o que é virtualização e para-virtualização, quais os principais programas em cada área com vantagens e desvantagens e apresentar o virtualbox, explicando o hardware virtualizado e a proposta do programa.
    2-Comentar o hardware necessário para o aplicativo voltado para a aplicação e finalidade.
    3-Instalação básica do virtualbox e avançada no windows e no linux, explicando cada item, e que o programa ainda não faz e a diferença do programa em cada SO, se é que existe (não sei se existem comparativos neste sentido).
    4-Configuração básica e avançada (como configurar as entradas usb, unidades de disco, gravadoras, placas de rede de cabo e wireless, placas de captura, etc).
    5-Exemplos práticos, como desde testar um disco live, testar um SO ou aplicativo, criação de uma rede virtual, exportação do desktop para máquinas remotas, etc.
    6-Comentar a viabilidade da máquina virtual X real, dar uma pincelada entre alta disponibilidade e alta infalibilidade e computação nas nuvens (mas acho que neste ponto isso sai da proposta do livro).
    Parabéns pelo convite e sucesso no trabalho.

  20. #20 por Xpf em 14 \14\UTC novembro \14\UTC 2009 - 19:53

    Gostaria de aprender como utilizar a conexão à Internet do VB para navegar no Ubuntu, explicando, meu celular (rádio) Motorola i465 se conecta via bluetooth ou USB no VB com Windows XP pelo plano Nextel NOL Integration assim posso usar o Pidgin o Firefox IE e etc.. no Windows XP do VB mas agora gostaria que a conexão do VB estivesse disponível no Ubuntu. Só isso.
    É que não sei usar meu i465 como modem no Ubuntu Linux.

  21. #21 por Jefferson em 30 \30\UTC março \30\UTC 2010 - 16:47

    Olá..
    Num sei se alguém ja falou isso aqui, mas gostaria de saber se existe alguma maneira de fazer uma conexão PASSTHROUGH para dispostivos que não sejam HD’s ou USB’s, algo assim.

    Desejo tudo de bom e PAZ!

