Minha visão : O Firefox ideal

Para ter um Firefox ideal, preciso personalizar algumas coisas. Vou deixar registrado aqui no meu blog porque isso pode ser de interesse para outras pessoas também.

Firefox 3.5

Primeiramente, o Firefox tem de ser a versão 3.5.
Tem de ser instalado a partir dos repositórios porque a versão oficial mantida pela Mozilla só tem suporte para 32bits, e no meu caso, meu sistema é 64bits. Assim tenho de seguir estes procedimentos :

https://hamacker.wordpress.com/2009/08/19/firefox-3-5-direto-dos-repositorios-do-ubuntu/

Os procedimentos acima são longos porque inclui também o Backup e a instalação do idioma em português.

Flash

A instalação do flash divide-se em dois vértices, 32 ou 64 bits.
Se for 32bits, apenas devo executar :

sudo apt-get install flashplugin-installer

E o próprio sistema faz o resto.
Mas não posso executar o comando acima no ambiente 64bits porque será instalado o flash 32bits que só funcionará no sistema porque o mesmo comando automatizará a instalação de bibliotecas de compatibilidade (ia32-libs). Não acho instalar o flash 32bits seja o ideal para mim, assim executo este procedimento :

https://hamacker.wordpress.com/2009/09/08/plugin-flash-para-seu-ubuntu-64bits/

Dicionário em português

Eu gosto e utilizo o dicionário VERO tanto no Firefox como também no OpenOffice, visite a página a seguir :

http://www.broffice.org/verortografico/baixar

E instale-o também, não irá se arrepender.
Algo importante de ser mencionado é que em instalações onde há mais de um dicionário instalado, é necessário ativar o português/brasil recém instalado. Para realizar essa operação, vá a qualquer página da internet que permita a entrada de dados, pode ser uma caixa de textos curtos ou textos longos, clique então com o botão direito escolha ativar a opção Verificar Ortografia, após isso repita a operação, mas escolha o item de menu Idioma->Português – Brasil como voce pode ver na figura :

Complementos para o Firefox

Alguns complementos para o Firefox são tão importantes que simplesmente não consigo -na realidade não quero- usar o Firefox sem eles :

Fission

Uma barra de progresso unificada com a barra de URL, traz um aspecto bonito ao carregar páginas.

Flashblock

O único método que eu conheço para bloquear as animações em flash que flutuam na página atrapalhando a leitura.

ScreenGrab

Este também é o único método de salvar uma página de internet em formato .png ou .jpeg, mantendo todas as características. Endereço alternativo : http://www.screengrab.org/

Video DownloadHelper

Se você tem necessidade de descarregar videos contidos em sites como o Youtube então esse complemento é para você. Ele não apenas descarrega o video, mas também o converte se voce possuir ferramentas como o mencoder (dentre outras) instalado.

Wired-Marker

É um complemento que permite marcar trechos interessantes do website que você estiver visitando. Associado ao ScreenGrab, você pode enviar para uma pessoa uma foto do site com trechos marcados ou simplesmente ter para você mesmo alguns trechos especiais que devam ser destacados numa próxima re-leitura. Endereço alternativo : http://www.wired-marker.org/en/

Read it later

Quando você está com pressa, mas vê um artigo muito interessante, o que faz ? Arrasta o link para seus favoritos, não é ? A maioria de nós faz isso, mas depois de um certo tempo a barra de favoritos fica desorganizada. Para suprir essa dificuldade existe a extensão ReaditLater, ela cria um contexto para cada artigo adicionado (url, painel, screenshots e popupmenu) dentro do firefox para você ler mais tarde, inclusive offline. No sítio há inclusive um vídeo demonstrando a forma de utiliza-lo.

Hide Menubar

Ferramenta para esconder Barra de Tarefas do Menu Principal automaticamente, pressione a tecla ALT para mostrar temporariamente o menu. Muito útil para ganhar espaço para navegação.

DownThemAll

Se você não gosta do gerenciador de downloads do Firefox – eu também não gosto – poderá apreciar este complemento. Ele gerencia seus downloads de forma confiável tornando possível pausar/continuar. Além disso, se você pretende fazer o download de arquivos grandes, ele é muito mais confiável do que usar o sistema de download do próprio firefox.

NoSquint

Cansado de CTRL++ ou CTRL– para dar zoom nas páginas ? Pois é, este complemento coloca icones para Zoom-IN e Zoom-OUT de páginas. Ela não pratica Zoom apenas nos textos, mas em todos os elementos gráficos, mesmo assim voce pode dar zoom diferentes para texto e imagens. Após a instalação desse complemento, personalize sua barra de ferramentas colocando os icones de zoom-in, zoom-out e zoom-reset.

Gmail Manager

Quem possui contas no GMail e gosta de ser notificado quando novas mensagens chegam a sua caixa postal vai gostar desse complemento. Voce pode configurar várias contas e programar o período de verificações. Algo que difere este complemento de outros semelhantes é que ele pode – se configurado para tal – observar também os marcadores, isto é necessário porque alguns de nós aplicam filtros que faz com que mensagens nunca cheguem a entrar na caixa de entrada e sejam arquivados diretamente em marcadores.

Autofill Forms

Cansado de preencher o mesmo (ou semelhante) formulário diversas vezes ? Este complemento poderá lhe ajudar. Básicamente o que ele faz é memorizar campos de formulário como nome, endereço, etc… e quando o nome desses campos se repetem em outras páginas de internet você poderá preenche-los automaticamente. Você possui filtros para esse preenchimento automático, assim evitamos erros de preenchimento ou negar a automatização em determinados sites. Voce poderá obter uma melhor explicação nestes sites :
http://www.lednerd.com/2007/11/17/como-automatizar-o-preenchimento-de-formulrios-no-firefox/
http://autofillforms.mozdev.org/screenshots.html

Tema

Existem muitos temas para o Firefox, o que eu mais gosto é esse daqui :
A razão para o tema abaixo é que ele combinado com o complemento Hide Menubar torna o navegador bastante econômico com respeito a espaço para navegação. Veja :

https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/8782

Para ficar ainda mais econômico, vou até o menu Favoritos->Organizar Favoritos, uma janela aparecerá com todos os meus favoritos, então arrasto o item principal “Favoritos” para a barra de favoritos, assim com a barra de favoritos ativa tenho um botão que abre todos os favoritos sem um painel lateral.

Conclusão

Existem outros complementos que também utilizo, mas os que detalhei aqui são a base para o uso do Firefox.
A lista desses componentes podem ser encontradas também aqui :
https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/collection/hamacker
Você poderá assinar os “favoritos” no link acima e receberá novas atualizações de novos componentes acrescentados que forem acrescentados à lista.

Anúncios
  1. #1 por alexandrehu em 11 \11\UTC setembro \11\UTC 2009 - 15:59

    Ótimo post.. com certeza utilizarei alguns destes plugins daqui pra frente..

  2. #2 por lcnrj em 11 \11\UTC setembro \11\UTC 2009 - 17:23

    Ótima dica do Hide Menubar, instalei gostei muito do resultado. Obrigado!

  3. #3 por Sérgio Luiz Araújo Silva em 12 \12\UTC setembro \12\UTC 2009 - 9:07

    Eu recomendaria a extensão Vacuum places improved [1], ela faz o mesmo que

    find ~ -name ‘*.sqlite’ -exec sqlite3 ‘{}’ ‘VACUUM;’ \;

    Só que de uma forma mais fácil e você pode configurar para que a extensão faça isto automaticamnet pra você. No meu blog (tag firefox) tem umas dicas parecidas, veja por exemplo este post:
    http://vivaotux.blogspot.com/2009/08/mais-uma-dica-para-otimizar-o-fireox.html

    [1] – https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/13878

  4. #4 por Lex Aleksandre em 12 \12\UTC setembro \12\UTC 2009 - 9:29

    Ótimas dicas, Hamacker!
    Como sou usuário de vários serviços do Google (quase todos!), gosto de usar a extensão GButts (https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/3576) que permite adicionar ícones dos serviços que eu queira na barra de favoritos.

  5. #5 por Andre Carioca em 30 \30\UTC setembro \30\UTC 2009 - 10:36

    Complemento esse comentário, para informar sobre duas extenções que acho muito importantes para pessoas cegas.

    Webvisum.

    Permite o bloqueio dos auto-refresh das páginas impedindo que leitores de tela como o Orca se percam na leitura. Outra coisa interessante é que esta extenção pode fazer a leitura dos capchas. Para um cego fica inviável estar numa página e derrepente aparecer:

    Digite no espaço ao lado os números que aparecem na imagem….

    Outra extenção interessante é o Mediaplayer connectivity.

    Assim como eu, alguns cegos podem gostar de ouvir rádios online, seja para escutar Música, notícias ou partidas de futebol enquanto trabalha no micro.

    O grande problema é que os Webplayers de algumas rádios tem o volume muito alto e o mesmo as vezes faz com que não consigamos entender o que o Orca fala..

    Esta extenção permite que esses audios, abram no player de sua preferência…

    como alguns players como o gnome-mplayer e o totem tem volume independente do sistema, você poderá, como o comando está no player, ajustar seu volume de forma que ele fique no mesmo nível ou um pouco mais baixo que o Orca.

    Ps: Acho o gnome-mplayer melhor para isso porque já tem as teclas de volume pré definidas… 9 para diminuir e 0 para aumentar…

    No caso do totem você tem que ir com tab até o painel e mover as setas e se o audio já começou a tocar de forma que você não esteja entendendo o orca, já complicou.

  6. #6 por Helen Fernanda em 7 \07\UTC outubro \07\UTC 2009 - 23:19

    @hamacker, crie ou coloque o link da sua coleção de complementos para podermos acompanhar. Para quem já usa o Add-on Collector:

    meus complementos
    meus temas

    Até mais!

  7. #7 por VDIAS em 10 \10\UTC outubro \10\UTC 2009 - 11:22

    Esqueceste-te do Adblock plus + o element

  8. #8 por Daniel em 11 \11\UTC outubro \11\UTC 2009 - 16:58

    Esse ubuntu de vocês a única coisa que eu acho que faltaria era um centro de controle como no Mandriva!
    Iria ajudar muita gente.

  9. #9 por Peterson Abelha em 2 \02\UTC novembro \02\UTC 2009 - 10:15

    Hamacker,
    posso perguntar qual gerenciador de download você usa? Pergunto pois na sua lista eu não vi o DownThemAll que considero um ótimo gerenciador e acelerador.

    []’,
    Peterson

  10. #10 por tigerii em 7 \07\UTC março \07\UTC 2010 - 15:31

    Rapaz, toda vida que troco de computador tenho que voltar aqui pra pegar suas dicas porque nao lembro do nomes dos complementos…

    Parabéns.

  1. Ubuntu 9.10 (64bits) remasterizado com o Ubuntu Perfeito. « Hamacker's Palace
  2. Ubuntu hamacker 9.10 com Ubuntu Perfeito «
%d blogueiros gostam disto: