Novo tema sonoro da freedesktop.org

Desde o Ubuntu 8.04, o GNOME já aceita um tema sonoro para o ambiente inteiro desenvolvido pela freedesktop.org. Antes do Freedesktop.org, você tinha que associar um evento GTK a um arquivo .WAV e gerar um arquivo de configuração em /etc ou ~/.config mencionando-as, ou editar visualmente mas teria de combinar cada evento com um arquivo .wav (ou .ogg) – não era nada fácil ou simples. Agora, você pode ter os pacotes temáticos de sons, assim como já existia para os temas visuais, onde o tema já tem sua própria configuração para os sons e não é necessário combinar nada.

Para selecionar um tema sonoro vá em Sistema->Preferencias->Som e selecione a guia [Som] :

Preferencias de sons

E então selecionar um tema sonoro, o Ubuntu já acompanha um tema de mesmo nome.  Esse novo método é mais simples do que os anteriores usados por KDE e GNOME, como esse método foi desenvolvido pela freedesktop.org então não vai demorar muito para os diversos ambientes gráficos compartilharem o mesmo método.

O tema usado pelo Ubuntu Perfeito foi o “Dream”, que fora do script pode ser obtido aqui :

http://fc11.deviantart.com/fs38/f/2008/326/6/3/Dream_by_Pulicoti.gz

Infelizmente ainda não há uma interface gráfica para arrastar o pacote dentro e ele se instalar sozinho, assim temos sempre de descompactar tais arquivos em /usr/share/sounds, no exemplo acima ficaria assim :

tar xvf  /caminho/para/o/pacote/Dream_by_Pulicoti.gz -C /usr/share/sounds

E em seguida seleciona-lo na preferencias de sons.

No Ubuntu Perfeito mais recente, adicionei o tema “sound-theme-freedesktop”, que acompanha efeitos sonoros para a maioria dos eventos de sistema, por exemplo, um efeito sonoro para limpar a lixeira e outro para quando um novo email chega e tantos outros. O tema original “sound-theme-freedesktop” (código fonte competo) pode ser obtido aqui :

http://freedesktop.org/wiki/Specifications/sound-theme-spec

Ele também foi incluso na versão mais recente do Ubuntu Perfeito, onde ele poderá ser instalado mais facilmente. Como nem todos desejam ou querem instalar um script inteiro só para ter um tema sonoro eu preparei um pacote já pronto que instalará “sound-theme-freedesktop”, você poderá obter o pacote aqui :

https://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=246324&package_id=319676

Dê um duplo clique no pacote, instalando-o e em seguida acesse as preferencias de sons para seleciona-lo.

Pelo que entendí, nesse novo modelo de sons temáticos, não existe um arquivo texto ou XML relacionando um arquivo sonoro (wav ou ogg) ao evento, mas o nome do arquivo é que fará esse relacionamento, assim arquivo “trash-empty.ogg” será tocado quando a lixeira foi limpa e o arquivo “window-maximized.ogg” será tocado quando a janela for maximizada, muito engenhoso.

Como curiosidade vale notar que todos os efeitos sonoros estão no formato .ogg, no entanto, se voce mantiver o mesmo nome do arquivo mas substitui-los por formato .wav, os efeitos sonoros serão tocados do mesmo jeito. Assim ficará mais fácil fazer sua própria personalização. É óbvio que o formato .ogg é bem mais economico e recomendado para quem pretende distribui-los pela internet.

Agora, que venham mais temas sonoros no formato freedesktop, pois estes são muito escassos.

%d blogueiros gostam disto: