Gostaria de Instalar Servidor de Multimedia para PlayStation 3 no seu Ubuntu ?

Aqueles que possuem um Playstation 3 e dispuserem de um micro com um Ubuntu/Linux na mesma rede podem transforma-lo num servidor de multimédia para o Playstation 3. Isso não dá nenhuma dor de cabeça, alias, baseado no protocolo UPnP, o processo é muito simples de usar o playstation como central de entretenimento buscando arquivos multimédia que houver no seu Ubuntu/Linux. Para tal façanha precisamos instalar um programa chamado ‘PS3 Media Server’ ou apenas ‘PMS’ daqui em diante.

PMS é um DLNA compliant UPnP Media Server para o Playstation, escrito em Java, com o proposito de streamming de qualquer tipo de arquivo multimédia que seja suportado pela dobradinha Mplayer/FFmpeg e o melhor de tudo : com o minimo de configuração. Infelizmente, não há pacotes disponíveis para instalação desse programa via repositório, nem oficial, nem extra-oficial, o que nos fará descarregar e fazer a instalação por nossa própria conta.

Como já é de costume, vamos a um passo a passo.

Descarreguemos o PMS, isso poderá ser feito visitando a seguinte página :

http://code.google.com/p/ps3mediaserver/

Então clique no link downloads e descarregue a versão ‘PS3 Media Server for Linux v1.00’ como é exibido na figura abaixo :
ps3mediaserver-download

Após ter descarregado o arquivo acima, abra o terminal Linux e estando então na linha de comando, crie um diretório que absorverá a instalação :

sudo mkdir -p /usr/share/pms-linux

Estou assumindo que para executar esse programa seja requerido permissão de administrador.
Depois precisaremos descompactar o PMS no diretório recém criado, vá até a pasta onde você fez o download do PMS e descompacte-o assim :

cd /local/onde/descarreguei/o/arquivo
sudo unzip -o pms-linux-1.00.zip -d /usr/share/pms-linux
sudo chmod a+x /usr/share/pms-linux/PMS.sh

Pronto ! O programa foi instalado, no entanto, ele não possui nenhum atalho no menu do GNOME para carrega-lo, vamos resolver essa situação dando um ALT+F2 e executando “gksu gedit /usr/share/applications/pms-linux.desktop”. Isso abrirá um editor de texto no qual você deverá colar as linhas abaixo :

[Desktop Entry]
Name=Servidor Multimedia para Playstation 3
GenericName=Servidor Multimedia para Playstation 3
Comment=Transforma este Linux num servidor de multimedia para Playstation 3
Exec=gksu /usr/bin/pms-linux.sh
Icon=gtk-multimedia
Terminal=false
MultipleArgs=true
Type=Application
Encoding=UTF-8
Categories=System;Settings;

Salve o arquivo e saia do editor.
Repare que no menu do GNOME há um novo item em Sistema->Administração->Servidor Multimedia para Playstation 3, pois bem, este é o nosso PMS, mas aguarde, não execute-o ainda, pois ainda há uma ultima operação.
O PMS precisa ser executado diretamente da pasta onde ele foi descompactado, assim, precisamos criar um pequeno script que vá até a pasta descompactada, a saber /usr/share/pms-linux, e execute de lá o programa ‘PMS.sh’. Foi por essa razão que o atalho /usr/share/applications/pms-linux.desktop recém criado não aponta diretamente para ‘/usr/share/pms/PMS.sh’, mas para ‘/usr/bin/pms-linux.sh’ que iremos criar agora. Dê um ALT+F2 e execute ‘gksu gedit /usr/bin/pms-linux.sh’ e cole as linhas abaixo :

#!/bin/bash
cd /usr/share/pms-linux/
/usr/share/pms-linux/PMS.sh

Salve o arquivo e saia do editor.
Agora damos a permissão necessária ao script recém criado :

chmod a+x /usr/share/pms-linux/PMS.sh

Agora sim, finalmente poderemos executa-lo a partir do menu do GNOME em Sistema->Administração->Servidor Multimedia para Playstation 3. No entanto, assim que executa-lo ele passará a procurar o Playstation 3 em sua rede e a seguir você verá uma tela como esta :
ps3mediaserver-search-ok.jpg

Vamos agora identificar as pastas que desejamos compartilhar entre o PS3 e seu servidor, selecione a guia [Folder Sharing] e adicione as pastas a serem compartilhadas :
ps3mediaserver-sharing

Então clique no botão [Save] e feche o programa PMS.
Agora vá até o seu Playstation3 e peça-o para procurar por servidores multimédia ao mesmo tempo em que executa novamente o PMS. Dessa forma, você verá a conexão em ambos os lados.

Se você ainda não consegue conectar o seu playstation, recebendo essa mensagem de erro :
ps3mediaserver-startup.jpg

Talvez seja porque o seu servidor Linux possui múltiplos adaptadores de rede e isso está atrapalhando-o no momento da localização do PS3. Isso ocorreu comigo, pois em meu sistema, um notebook, possuo eth0 que fica desligado quando estou em casa (em casa minha conexão é wireless), vmnet1, vmnet8, wmlan0. Acontece que na falta do eth0, o PMS pega outra conexão que haja um IP válido atribuido, mas no meu caso apanhou o vmnet8/172.16.128.1 que é um IP fictício apenas para as exigências do software de virtualização, e dessa forma ele nunca encontrará o Playstation porque o PS3 tá no barramento 192.168.0. Uma maneira de você diagnosticar esse tipo de problema é por observar a guia [Traces] :
ps3mediaserver-search-fail

Note as linhas :

[main] TRACE 17:46:11.600 Using address /172.16.128.1 found on network interface: name:vmnet8 (vmnet8) index: 6 addresses: /fe80:0:0:0:250:56ff:fec0:8%6; /172.16.128.1;
[main] TRACE 17:46:11.601 Created socket: /172.16.128.1:5001

Através da interface 172.16.128.1 é impossível achar o meu playstation, assim vou até o terminal e descubro qual é o IP da minha interface wifi ou a interface de meu servidor que esteja no mesmo barramento do Playstation :
ps3mediaserver-wlan0

Agora que sei que o IP do meu servidor que está no mesmo barramento do Playstation é o IP 192.168.0.188 vou até o PMS, na guia [General Configuration] e vou até o campo “Force IP of the Server” com o IP 192.168.0.188 :
ps3mediaserver-apply-ip
Clico então no botão [Save] e reinicio o PMS. A seguir o PMS encontra nosso querido Playstation.
Mas essa estripulia toda de atribuição de IP só ocorreu porque minha eth0 estava desligada e o PMS assumiu uma interface que não estava no mesmo barramento de minha rede doméstica. Em 99% das casas, isso nunca ocorreria, no entanto, se você estiver nesse 1% já sabe agora como resolver.

Usar um servidor de multimédia traz diversas vantagens, por exemplo, não gastar o canhão laser do seu BluRay com coisas corriqueiras que possam acessadas através de seu servidor Linux. Também, o HD do Playstation não é lá grandes coisas para você armazenar os seus dados e você poderá usar o Linux em sua casa para prover um biblioteca quase infinita de mídias de audio e vídeo. Por fim, assistir filmes que estão no computador em minha sala de estar é muito, mas muito confortável. Segundo a página do PMS, ele oferece os seguintes recursos :

* Pronto para exibir e tocar. Sem necessidades de codecs para instalar. Sem configuração de pastas ou edição de arquivos de configuração de qualquer tipo. Todas as suas pastas são navegadas diretamente pelo PS3 com refresh persistente automático.
* Codificação de video em tempo real via MEncoder, tsMuxer ou Avisynth
* Imagens de DVD ISOs / codificador de pastas VIDEO_TS
* Codificacao de audio OGG/FLAC/MPC/APE
* Gerador de amostras Thumbnail generation para vídeos
* Voce pode escolher pastas virtuais para audio/legendas no PS3!
* Todos os formatos PS3 nativamente suportados: MP3/WMA, JPG/PNG/GIF/TIFF, e vários tipos de vídeos (AVI, MP4, TS, M2TS, MPEG)
* Arquivos ZIP/RAR são exibidos como pastas de fotos/audios.
* Suporte preliminar para fotos baseadas em feeds, como Flickr e Picasaweb
* Suporte preliminar para Internet TV / Web Radio que seja suportado pelo VLC, MEncoder ou MPlayer

Como pode notar, há várias vantagens associadas a este programa.
Mas esteja atento as dependências como MPlayer, mencoder e FFMpeg que devem estar instalados pois eles são a base do programa. Além disso há o Java, eu recomendo o sun-java, embora tenha funcionando perfeitamente com o OpenJDK, notei que com o OpenJDK, o ícone do PMS não aparece na bandeja do Sistema dando a presunção de que não esteja carregado, esse problema foi resolvido quando instalei também o sun-java.

O passo a passo acima usa uma conta de administrador para permitir a execução, no entanto, experimentei-o usando uma conta comum e também funciona, claro que no segundo caso, o PMS só terá acesso aos dados que o usuário em questão também tiver acesso. Assim, se você em casa não tem um sistema multiusuário poderá optar por instalar o PMS no seu $HOME e ajuste as instruções de passo a passo para não requererem nenhum gksu ou sudo ao carregar qualquer tipo de programa.

Quem não quer fazer essa instalação manual poderá optar pelo Script Ubuntu Perfeito, ele faz essa instalação desde o dia 28/12/2008 que foi sua ultima atualização.

Bom divertimento.

Anúncios
  1. #1 por Jorge Vaz em 5 \05\UTC janeiro \05\UTC 2009 - 16:38

    Fantástico post! Configurei aqui e deu certo! Muuuuuuuito legal, o PS3 identifica certinho todas as pastas do meu computador e melhor: como o meu HD tava ligado no PC (com uma certa grande quantidade de filmes)… já viu né? Sensacional.

    Só tive que fazer uns pequenos ajustes pois não tava abrindo o programinha… talvez eu cometi erros durante o processo da instalação (afinal, sou meio cabaço em TI)…

    O que fiz foi mudar o pms-linux.sh para:
    #!/bin/bash
    cd /usr/share/pms-linux/
    gksu ./PMS.sh

    Consequentemente a entrada no menu teve que mudar para (oitava linha):
    [Desktop Entry]
    Name=Servidor Multimedia para Playstation 3
    GenericName=Servidor Multimedia para Playstation 3
    Comment=Transforma este Linux num servidor de multimedia para Playstation 3
    Exec=sh /usr/bin/pms-linux.sh
    Icon=gtk-multimedia
    Terminal=false
    MultipleArgs=true
    Type=Application
    Encoding=UTF-8
    Categories=System;Settings;

  2. #2 por Jorge Vaz em 5 \05\UTC janeiro \05\UTC 2009 - 16:40

    ops, coloquei “(oitava linha)” mas o correto seria quinta linha (exec)

  3. #3 por Paulo Junqueira em 6 \06\UTC janeiro \06\UTC 2009 - 22:05

    To apanhando aqui. Tentei configurar no windows 2003 mas ele não tem suporte pro 2003. Daí tentei no ubuntu e tb não foi. No Vista tb não…

    Parece ser algo de firewall, mas já abilitei a porta 5001 e nada. Alguma idéia?

    Ainda, se configurar no ubuntu, vo ter de achar um jeito do sw achar meus arquivos em um HD externo que está ligado no 2003.

    Agradeço qquer ajuda.

    Obrigado.

  4. #4 por Paulo Junqueira em 6 \06\UTC janeiro \06\UTC 2009 - 22:06

    ops, 2003 não tem suporte pro protocolo UPnP…

  5. #5 por Jorge Vaz em 8 \08\UTC janeiro \08\UTC 2009 - 17:09

    Paulo, por que você não conseguiu no Ubuntu? Conseguiu rodar o programinha ou ou programinha que não “achou” o teu PS3?

  6. #6 por Ubiratan em 9 \09\UTC janeiro \09\UTC 2009 - 19:24

    tudo certo instalei sem problemas mas diz que a porta 5001 esta ocupada por outro programa, o que eu faço?

    agradeço qualquer ajuda

    ubuntu 8.10 intrepid com ubuntu perfeito do Hamacker é claro!

  7. #7 por Jorge Vaz em 11 \11\UTC janeiro \11\UTC 2009 - 19:58

    Putz, num faço ideia o que fazer… o que faria se estivesse no teu lugar era ligar o computador sem abrir programa nenhum, para ver se o tal que está usando a 5001 não atrapalha… né?

  8. #8 por Arthur (runpigrun) em 10 \10\UTC março \10\UTC 2009 - 12:14

    Olha eu consegui e agradeço pelo tutorial, mas acho valido se editar o tutorial com a dica que o amigo aqui nos comentarios passou, ou fazer um update no tutorial pq o programa ganhou outro update, ai pra quem nao tem muita experiencia saber que tem que mudar o nome das pastas pode ser frustrante

  9. #9 por em 31 \31\UTC março \31\UTC 2009 - 0:25

    Ficou muuuito lento aqui.
    Notebook dois processadores WiFi.
    PS3 no WiFi.
    Ele reconhece, gera os thumbs lindão.
    Toca música que é uma maravilha
    Agora, vídeo? Começa na boa… e depois trava.

  10. #10 por Adriano em 21 \21\UTC maio \21\UTC 2009 - 21:34

    Olá,
    estou usando o PS3 Media Server e estou adorando, muito bom mesmo, comprei o PS3 mais para ver filmes do que para jogar.
    O meu problema é o seguinte:
    Quando o video não tem legenda, ele converte para divx e dá até para fazer avanço rápido e pular para um tempo específico, mas quando há legenda externa isso não acontece e ele converte para mpeg2. Existe uma opção para fazer ou não o transcode, bastando especificar as extensões dos arquivos, mas ai a legenda não é incorporada.

    Parece, não tenho certeza absoluta, que a conversão para mpeg2 é o padrão e não tem como mudar.

    Alguém sabe me dizer se é isso mesmo???? Tem algo que posso mudar para que, mesmo convertendo para mpeg2 eu consiga fazer os avanços???

    Obrigado a todos.

  11. #11 por Jorge Vaz em 23 \23\UTC maio \23\UTC 2009 - 11:18

    Olha, eu realmente não entendo disso sobre como o PS3 trata os vídeos. O que posso ajudar é que se eu estivesse no seu lugar, iria tentar então converter os seus vídeos de filmes, para o formato que funcione no PS3.
    https://hamacker.wordpress.com/ubuntu-perfeito-versao-804/ –> veja os itens 19 e 24…
    Depois procure no google sobre como converter os vídeos… eu particularmente, gosto do softeware Avidemux (disponível no Synapetic)…

  12. #12 por Marcelo em 15 \15\UTC junho \15\UTC 2009 - 2:41

    Eu gostei muito e to usando :)
    Como sugestao (ou mais um to-do. rsrs), fazer um script para ele ser inicializado no boot. É o que eu to apanhando agora, fiz um script que faz o start dele em background e funciona 100%, mas quando o mesmo é chamado pelo init.d, não aparece erro algum no log, o processo está lá no ar mas o PS3 nao reconhece o media center :/

    Se nos proximos dias achar a solucao, coloco aqui nos comments para o pessoal.

  13. #13 por edivaldo em 23 \23\UTC setembro \23\UTC 2009 - 1:46

    ola amigos tenho ps3 da para usar servidor mulimidia com winds ou tenho que ter um linox obrigado

  14. #14 por Hamilcar em 1 \01\UTC fevereiro \01\UTC 2010 - 18:54

  15. #15 por Gaby em 21 \21\UTC maio \21\UTC 2010 - 14:19

    Por favor acabei de adquirir o PS3 e ele nao consegue ler ou abrir o jogo.O que eu fiz de errado?
    Abri o menu,carreguei os controles ,configurei tudo em Portugues mas ele so fica no menu. Eu cologo o cd de jogos e nada muda.Vc pode me ajudar?

  16. #16 por thiagoremiao em 9 \09\UTC outubro \09\UTC 2011 - 16:18

    Compartilhando.

    Instalei normalmente e tive problemas de conexão com o ps3, este não era encontrado de jeito nenhum. Depois de muito quebrar a cabeça resolvi forçar o ps3 server a utilizar o eth0 no ip da placa (verificado no ifconfig em terminal), o que não resolveu até eu mudar a porta padrão de 5001 para 5002, passando então a detectar o console com sucesso e proporcionando a utilização integral do software. Abs!

  1. PS3 Media Server: como instalar no Linux um servidor multimídia para o PS3
  2. Blog Rodrigo Merino - Apple & Tecnologia » PS3 rodando Linux
%d blogueiros gostam disto: