Matando a saudade do MSX com o Ubuntu

Primeiro, não sou tão velho assim.
Mas acontece que as gerações 8bits como Apple, TRS-80 Color (CP-400) e MSX (hotbit e expert) me fascinavam, aqueles RPGs textuais/verbais faziam minha mente vibrar, pena meu inglês na época não estar a altura para jogar ‘The Hobbit‘. Enfim, novamente um passo a passo para instalar um emulador de MSX no sistema Ubuntu.

Antes de prosseguir, saiba que todos os comandos apt-get podem ser executados através de sua interface visual, o synaptic, eu uso o terminal porque é mais direto e rápido.

O OpenMSX é um excelente emulador de MSX *na minha opinião*, não devendo em nada para os outros emuladores, incluindo os comerciais. Também é multiplataforma e possui um frontend gráfico. Para instalar o OpenMSX e seu frontend OpenMSX Catapult :

sudo apt-get install openmsx-catapult

O comando acima descarregará todo os pacotes necessários para rodar o OpenMSX, incluindo até mesmo uma BIOS (C-BIOS) para MSX. Mas voce poderá encontrar dezenas de outras BIOS de MSX na internet, umas são mais completas que outras, por exemplo, a C-BIOS não suportar DSK(disk) e nem CAS (cassete).

O próximo passo é instalar um atalho no menu do sistema para carregar o frontend para o OpenMSX, visto que o empacotamento não faz isso e convenhamos, não é tão agradável chamar um frontend que é gráfico pela linha de comando. Dê um ALT+F2 e execute “gksu gedit /usr/share/applications/openmsx-catapult.desktop”. então cole o seguinte conteúdo :

[Desktop Entry]
Name=Emulador de MSX
GenericName=Emulador de MSX
Comment=openMSX catapult é um frontend gráfico para o emulador openMSX
Exec=/usr/bin/openmsx-catapult
Icon=/usr/share/openmsx-catapult/resources/bitmaps/tapeimage.png
Terminal=false
MultipleArgs=false
Type=Application
Encoding=UTF-8
Categories=GNOME;GTK;Game;Emulators

Salve o arquivo acima e feche o editor.

Há um manual offline do OpenMSX (incluindo o Catapult), se preferir estuda-lo antes de executa-lo então dê um ALT+F2 e execute “file:///usr/share/doc/openmsx-catapult/manual/index.html”, ou se preferir :
http://openmsx.sourceforge.net/catapult-manual/
http://openmsx.sourceforge.net/manual/faq.html
isso fará abrir o navegador com o conteúdo do manual.

Ok, o atalho para o OpenMSX está no menu do Gnome em Aplicativos->Jogos->Emulador de MSX, em sua primeira execução lhe será solicitado os seguintes parâmetros :
openmsx-firstscreen

Não é preciso alterar nada, apenas clique no botão [OK] e prossiga para a tela seguinte :
openmsx-checking-config
Que apenas faz uma conferencia de todos as roms e bios instaladas para o hardware a ser emulado, no final, clique no botão [Done].
O OpenMSX possui muitos controles e ajustes especiais, de forma que é impossível detalhar num artigo como esse muitas coisas, mas vou dar o passo inicial para a emulação de uma ROM.

Visite a página :

http://www.emulabr.com.br/knightmarerom_Rom_28087.html

E descarregue a ROM do jogo Knightmare, essa é uma ROM para MSX1, no entanto, já descarreguei e executei jogos para MSX2 e funciona perfeitamente. Você precisará descompactar a ROM que está em formato RAR.

No OpenMSX, vá na seção Cartridge e então clique em CART A ou B para selecionar a rom que acabou de descompactar :
openmsx-select-rom

Por fim, clique no botão [START] e…
openmsx-running-rom

Se descarregar arquivos .rom você usa as opções que lhe falei acima, mas se você encontrar formatos .dsk use a opção/seção DISK A ou DISK B para carrega-los, agora se for .cas então use a seção Cassette. Mas lembre-se que as opções de carga dependem da BIOS que estiver usando para emular o hardware de MSX.

Há várias versões de hardware que podem ser emulados como MSX1, MSX1+, Turbo, MSX2+,… e hardware exóticos que foram criados apenas para MSX. Há algumas raridades, por exemplo, descarregue esse jogo Knightmare aqui :

http://knightmaresaga.msxblue.com/knightmare/scc.htm

A diferença entre a primeira ROM do Knightmare e a rom acima é que apesar de ser o mesmo jogo, a segunda rom suporta um hardware de som chamado SCC+. Até onde eu entendo, SCC+ era um anabolizante FM para jogos da Konami, apenas jogos da Konami suportavam-no. Esse chip que dava uma qualidade excelente ao som [para a época].

O OpenMSX também tem dentro de si tem um poderoso debugger apropriado para você brincar de trapacear com alguns jogos [tecle F10 durante o jogo], o modelo de caça-trapaça é semelhante ao conhecidíssimo MAME, onde você rastreia qualquer numero, pode ser por exemplo, o numero de vidas=2 que há no jogo, daí você perde uma vida durante o jogo e pede para o debugger caça-trapaça procurar todos os endereços usados no jogo onde um valor=2 se transformou em valor=1, se houver apenas uma ocorrência então pimba, aquele endereço encontrado determina a quantidade de vidas, daí então você pede para ajustar aquele endereço com endereço=99 resultando então num jogo com 99 vidas. Existem diversos tipos de busca para trapaçear como : menor que, maior que, igual a, etc… que lhe dá a possibilidade de brincar de hackear qualquer jogo, talvez essa diversão até supere o próprio jogo. Esperto não ? Não é difícil encontrar endereços para trapacear, em menos de uma hora jogando Knightmare, já encontrei esses endereços :
Dê pausa durante o jogo [tecle F1], carregue o debugger [tecle F10] e execute essas instruções iniciando com a palavra debugger :
99 vidas->debug write memory 0xe060 99
invisibilidade->debug write memory 0xe60e 80 (pegue a primeira invisibilidade primeiro e depois aplique este endereço, você ganha 80 segundos de tempo de invisibilidade toda vez que aplica-lo)

Se você não entendeu como funciona esse debugger, então esquece, não use este tópico para realizar suas perguntas. O help, além da internet você encontrará informações de como o debugger funciona.

Só dou um aviso aos saudosistas, as vezes é melhor você ficar com a lembrança do jogo do que tentar revive-lo, eu digo isso porque fui matar a saudade dum jogo que me diverti muito na época [Camelot Warriors], quando fui joga-lo achei horrível e sinceramente, na época me parecia tão bom.

  1. #1 por Xpf em 29 \29\UTC dezembro \29\UTC 2008 - 7:56

    Meu primeiro computador “snif, snif” que saudades :D
    Tive um MSX 1.1br depois um 2.0 e depois um 2+ todos eram muito bons que saudade daquela época, me lembro que amava jogar Axelley no meu 2+.
    Mais uma excelente dica parabéns, deu para matar as saudades de verdade.
    Valeu mesmo.

  2. #2 por Xpf em 29 \29\UTC dezembro \29\UTC 2008 - 8:06

    Outros excelentes:
    Salamander
    Aleste
    quase chorei hahaha

  3. #3 por ceto em 29 \29\UTC dezembro \29\UTC 2008 - 9:50

    hamacker,

    obrigado, matéria bacana.
    problema: só consigo rodar .ROMs. Quando tento .DSKs, aparece a mensagem de erro:

    Fatal error: No drive named ‘diska’

    Tem solução?

    Abraços

  4. #4 por hamacker em 31 \31\UTC dezembro \31\UTC 2008 - 21:04

    @Ceto,

    Voce deveria ter lido o manual, a seção FAQ responde a sua pergunta. A BIOS que acompanha o openmsx não suporta DSK, nem CAS. Solução ? Baixe qualquer outras BIOS para MSX.

  5. #5 por Fabiano Pachêco de Carvalho em 1 \01\UTC janeiro \01\UTC 2009 - 21:00

    esse post foi pra matar!!! lembrei de toda minha infância agora.

    parabéns. excelente!

    http://fabianopc.wordpress.com

  6. #6 por jonata em 2 \02\UTC janeiro \02\UTC 2009 - 14:47

    Gostei do visual… qual o tema GTK que está usando?

  7. #7 por Thadeu Penna em 5 \05\UTC janeiro \05\UTC 2009 - 17:44

    Também tive uns dois MSX (Gradiente e Hotbit). Minha maior frustração foi nunca ter vencido o Hyper Rally. Eu ficava em segundo, sem ter batido mas nunca sequer via o primeiro colocado :(

  8. #8 por Xtian Xultz em 5 \05\UTC janeiro \05\UTC 2009 - 19:16

    Eu tentei rodar a ROM do Knightmare com SCC, mas ele dá o seguinte erro:
    Using default machine: C-BIOS_MSX2+
    Fatal error: MSXRom: invalid rom position: interval [0x4000, 0x12000] must fit in [0x0000, 0x10000].
    Precisa habilitar alguma extensão especial para ele rodar?
    Quando eu tinha MSX, meu sonho era ter uma SCC…

  9. #9 por LeoLuz em 5 \05\UTC janeiro \05\UTC 2009 - 22:58

    Nossa cara achei o Kings Valey!! Esse jogo era d+++! Valew pela nostalgia!! Tinha um outro que não me lembro o nome.. Tipo.. vc entrava em varias salas e em cada uma tinha um fliperama diferente que você podia jogar!! Alguem lembra do nome desse jogo?!

    []!
    LeoLuz

  10. #10 por Janio Sarmento em 25 \25\UTC janeiro \25\UTC 2009 - 21:42

    @LeoLuz: o nome do jogo era Lazy Joe, ou algo assim.

  11. #11 por Orakio "O Gagá" Rob em 19 \19\UTC abril \19\UTC 2009 - 15:43

    “Lazy Jones”, eu acho.

    Só não entendi direito onde colocar o BIOS do MSX. Tem tantas pastas… estou rodando no Debian Linux.

  12. #12 por Cyber MSX em 24 \24\UTC dezembro \24\UTC 2009 - 7:59

    Simples. Quando vc ficar em segundo, diminua a velocidade e deixe uns 3 ou 4 carros passarem vc. Agora ultrapasse eles novamente e TCHARAN! Lá está o líder.

  13. #13 por Aristóteles em 24 \24\UTC dezembro \24\UTC 2009 - 10:33

    “Só dou um aviso aos saudosistas, as vezes é melhor você ficar com a lembrança do jogo do que tentar revive-lo, eu digo isso porque fui matar a saudade dum jogo que me diverti muito na época [Camelot Warriors], quando fui joga-lo achei horrível e sinceramente, na época me parecia tão bom.”

    Isso vale para qualquer coisa da infância…

  14. #14 por Aristóteles em 24 \24\UTC dezembro \24\UTC 2009 - 10:34

    … ou juventude

  1. Matando a saudade do MSX com o Ubuntu
