O`Ubuntu Perfeito` alterado – de novo #4

O script ‘Ubuntu Perfeito’ foi alterado novamente. Agora, os intervalos de tempos entre uma atualização e outra são menores, acho que estou chegando ao fim.

Para descarregar a nova versão acesse o link ao lado intitulado “Script Ubuntu Perfeito“.

Se estiver com dúvidas sobre a instalação do mesmo, apenas consulte a página de inauguração do script e o FAQ.

Desde a ultima atualização foram acrescidos as seguintes modificações :

* Novo tema Nimbus : É o tema do solaris portado para Ubuntu. Ele é também o novo tema padrão para o Ubuntu Perfeito. Se quiser experimentar este novo tema, mas não quer de recriar o menu inteiro do Ubuntu Perfeito então edite o arquivo /var/cache/ubuntuperfeito/menu.cat removendo a linha “Temas_com_aparencias_variadas”, isso fará com que a opção de instalação de temas reapareça no menu. O tema anterior – Black and White2 – continua sendo instalado, mas não é mais o padrão ao ser usado ao aplicar o tema do Ubuntu Perfeito, o nimbus foi colocado no seu lugar por ser um tema bonito, mas também performático, isto é, ele é mais rápido do que o Black and White2 no redraw das janelas e ícones.

* Nova opção “Descarregar novos papeis de parede” : Na realidade essa opção não é nova, antes ela estava associada a instalação de temas, isto é, quando se instalava os temas então os papeis de parede eram descarregados. Resolvi desmembrar em duas opções para que aqueles que não necessitam de descarregar papeis de parede ou se já estão contentes com os que possuem possam ignorar essa etapa, porém descarregando os novos temas.

* Novo motor GTK : graças ao repositório PPA do Pablo Castellazzi foram acrescentados os motores GTK : gtk2-engines-candido, gtk2-engines-aurora, gtk2-engines-nimbus

* Mplayer com suporte ao Compiz : Nunca tive problemas com o mplayer+compiz, no entanto, o repositorio do Pablo Castellazzi inclui uma nova recompilação do mplayer com este suporte.

* Repositorio para o OpenOffice 3 : Sim, ele voltou a ficar online. Um problema que havia no OpenOffice3 que pude notar é os hints (balões com textos) eram semi-transparentes e causavam grande confusão. Nessa recompilação Ooo.org3, pelo que pude notar esse problema foi corrigido. Não me lembro mais, se no BrOffice3 esse problema ocorria, mas se ainda ocorre, então sugiro a remoção do broffice-3 para instalar o openoffice3.

* Atualizado o link para download do Deluge para usar a versão recentemente lançada (1.0.6 ).

* Novo item de menu : Foi acrescentando o item “SmartConect 3G, um assistente para configurar redes 3G”. Mais detalhes sobre este programa em http://smartconnect3g.wordpress.com/.

* Aplicação da profile compiz : Como já é de conhecimento, existe uma opção no menu de serviço que aplica ou configura o compiz para exibir certos efeitos especiais. Foi testado exaustivamente tanto a aplicação como a operação de restauração da profile anterior e estou convencido que funciona perfeitamente. No entanto, fiz modificações porque um usuário possa aplicar essa mesma opção mais de duas vezes, isto porque ao aplicar um segundo tema compiz, o backup anterior era sobreposto. Agora, toda vez que for aplicada a profile “ubuntu perfeito” ao compiz, será mantido o backup da anterior sempre com um nome diferente, assim poderá manter todas as profiles anteriores.

* Item do menu principal renomeado : O item “Suporte a impressoras” foi renomeado para “Suporte a impressoras jato de tintas (modelos variados)”. A razão dessa modificação é que alguns estavam associando os programas instalados a impressoras Epson, quando na realidade este suporte é extendido a marcas e modelos variados.

* Item do menu principal não é marcado como padrão : O item “Instalar temas para OpenOffice” não é mais marcado como padrão. Muitos mencionaram que isso é desnecessário porque poucos usuários efetivamente gostam de trocar o tema do OpenOffice. Eu concordo.

* Novo script : Foi acrescentado o script que testa o numero de ciclos do HD. Util especialmente para donos de notebooks que se preocupam o numero de ciclos usados em seus HDs, se este numero de ciclos estiver elevando então o proprio script sugere a correção. Se quiser saber mais sobre este bug, veja : http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/

* Scripts adicionais : Nas versões anteriores, os scripts adicionais eram gerados em /usr/bin/ubuntuperfeito*, eles eram criados em tempo de execução do Ubuntu Perfeito e são utilizados pelo menu de serviços. Agora com o empacotamento não ví vantagens em fazê-lo desse modo, portanto descontinuei a criação desses scripts e eles passam a estar acrescentados ao empacotamento, assim será mais fácil rodar as correções e o script principal ficará menor.

* Ao aplicar o tema original do Ubuntu, o sistema irá desativar também o compiz, visto que no Ubuntu original o compiz só faz parte quando habilitado manualmente pelo usuário. No Intrepid, o tema sonoro voltará a ser o do Ubuntu. Mas só vale após o reinicio do computador.

* A variavel CONFIAR_DOWNLOAD_ANTERIOR=”N” : Agora poderá ser modificada visualmente pela opção “Sempre conferir na internet arquivos já baixados” no menu principal, o padrão dessa opção é ligada, assim todos os downloads mesmo os que já foram baixados serão conferidos se estão 100% confiáveis e se não estiverem então descarregar-se-á novamente. Se esta opção estiver desmarcada, então o Ubuntu Perfeito não irá conferir nada via internet quando os arquivos já se encontrarem gravados, isso é útil quando você confia plenamente nos arquivos já baixados anteriormente, de modo, a deixar a aplicação do Ubuntu Script mais rápido e com uma queda drástica no acesso a internet para buscar arquivos.

* Opcao de reempacotamento : Foi adicionado no menu de serviço a possibilidade de reempacotar do Ubuntu Perfeito aproveitando o repositório /var/cache/ubuntuperfeito já baixado pelo script, assim downloads feitos pelo script estarão dentro do pacote e ao ser reinstalado novamente noutro computador, tais arquivos não precisarão ser baixados novamente. Note, que pacotes baixados via synaptic que ficam em /var/cache/apt/archives não serão empacotados, pelo menos não tenho intenção de fazer isto, pois tornaria o .deb muito gigante para ser transportado em CDROM.

Anúncios
  1. #1 por Vicente Marçal em 11 \11\UTC dezembro \11\UTC 2008 - 17:21

    Minha pergunta sempre é: se já instalei a versão anterior, há algum problema em instalar a nova? (sim, é uma pergunta de leigo, mas sou leigo mesmo!!!!)

  2. #2 por Iron Junior em 12 \12\UTC dezembro \12\UTC 2008 - 7:30

    Vicente, normalmente no Linux nunca tem problemas em instalar novamente, visto que durante as instalações é verificado se o que está sendo instalado já existe ou se é mais atual para atualizar.

    Por isso acredito que não deve ocorrer problema algum.

  3. #3 por Vicente Marçal em 12 \12\UTC dezembro \12\UTC 2008 - 9:50

    Obrigado por mais essa importante informação desse novo ambiente de trabalho que estou utilizando, ainda trago resquícios do uso do rWindows para o novo sistema! Abraços

  4. #4 por kakarotoBR em 12 \12\UTC dezembro \12\UTC 2008 - 18:23

    Quero lhe agradecer, vou lhe contar minha história. Tenho uma placa ATI Radeon x1300 com 128 mb de ram em um notebook com processador Intel Dual Core. Nunca consegui ver vídeos sem o temido efeito flicker com os efeitos de desktop ativados. Li por aí que o problema era como o X trabalha junto com os drivers da ATI. Dizem que este problema estará resolvido quando implementarem o famoso DRI2 no X, em algum ano no futuro. Mas imagine a surpresa que tive ao descobrir que um vídeo rodando com o mplayer não mais apresentava flickering, com os efeitos ligados, e claro com a opção de saída de vídeo xv no mplayer, isto é, usando a placa de vídeo tanto pra rodar o filme quanto para os efeitos de desktop e deixando minha cpu para tarefas mais nobres. Esse mplayer que vem no script foi modificado para o compiz, algo que apesar de ser um usuário experiente eu não sabia que existia.

    Abreviando, parabéns pelo script. Valeu.

  5. #5 por Gele Meurer em 13 \13\UTC dezembro \13\UTC 2008 - 20:32

    Cara, to usando direto o script no Ubuntu 8.10. Tá rodando bem e novas “features” só vem incrementar, além de melhorar.

    Parabéns e valeu!!!

    GM
    Fpolis/SC

  6. #6 por danielrmt em 17 \17\UTC dezembro \17\UTC 2008 - 10:08

    Cara,

    Parabenizo pela idéia de tentar simplificar as coisas pelo script, mas acho que o tutorial não pode ser deixado de lado. Eu pessoalmente não uso o script, mas as dicas do tutorial me ajudaram muito, e sou muito grato. Em outras palavras, acho que é legal sim dar o peixe para quem só quer ver o sistema funcionando, mas ensinar a pescar quem quer saber um pouco mais é tão importante quanto.

    Abraço e obrigado pelas dicas

  7. #7 por Educarrega em 17 \17\UTC dezembro \17\UTC 2008 - 17:21

    Caro Hamacker, o seguinte erro ocorreu ao tentar aplicar o ubuntuperfeito-8.12.13_all.deb, e ele não dá continuidade, acabei de formatar um novo pc com ubuntu e este foi o resultado:

    Inciando a execução em 17-12-2008+18:16
    O arquivo de log será gravado em /var/log/ubuntuperfeito-17-12-2008+18:16.txt
    Lista dos pacotes instalados :

    Lista dos pacotes removidos :

    Lista dos comandos executados :

    Lista dos arquivos descarregados da internet :

    Finalizando o script em 17-12-2008+18:16
    Todos os arquivos descarregados da internet foram gravados em /var/cache/ubuntuperfeito.
    Parabens ! O guia Ubuntu Perfeito está completo !

    O que devo fazer? já alterei as permissões de arquivos e tentei executa-los separadamente, e nada!

  8. #8 por antonio em 22 \22\UTC dezembro \22\UTC 2008 - 0:30

    Hamacker,

    Usei a última versão do script ubuntuperfeito (n° 4) e está ocorrendo o seguinte erro: meu openoffice 3.0, instalado pelo script, não apresenta os textos nos menus (no lugar só aparecem traços), mas os ícones aparecem. Há algum conserto para isto? Os outros programas, como por exemplo, o gedit, firefox, estão normais.

  9. #9 por Natan21s em 27 \27\UTC dezembro \27\UTC 2008 - 19:16

    Boa noite!

    Sou novo no mundo livre, estou utilizando a versão ubuntu e xubuntu 8.10 e gostei muito deste tutorial! mais minha duvida é a sequinte existe o Programa OPTonCD que cria um cd com todas as atualizacoes baixadas e programas instalados pelos gerenciador do S.O porem gostaria de saber se tem como baixar todas as opcoes do seu script e criar um cd of-line para futuras instalacoes em outrous pcs que não tenha internet.

  10. #10 por hamacker em 27 \27\UTC dezembro \27\UTC 2008 - 22:38

    natan21s, use o menu de serviços para criar um .deb personalizado do ubuntu perfeito com o que você já descarregou e em seguida voce pode :
    – usar o remastersys para compilar uma nova distro com o que já possui instalado
    ou :
    – usar o aptoncd para criar um cd de repositório e nesse caso voce acrescenta o .deb do ubuntuperfeito que voce criou a partir do menu de serviços.

  11. #11 por maxwell em 8 \08\UTC janeiro \08\UTC 2009 - 18:07

    Hamacker,
    Seria possivel incluir a opção para alterar o locale para ISO-8859-1 no script?

  12. #12 por André Serrano em 11 \11\UTC janeiro \11\UTC 2009 - 18:39

    Olá Hamacker, parabenizo-o pelo importante trabalho que você realiza ao tornar disponível este script.
    A única alteração que fiz, para o streaming de áudio e vídeo, foi mudar o plugin do Mplayer para o plugin do Gecko Media Player, conforme indicado no fórum do ubuntu. No meu caso funcionou melhor. Mas o seu script é um verdadeiro espetáculo… Mais uma vez parabéns e muito obrigado!

  13. #13 por Reinaldo Borges em 25 \25\UTC julho \25\UTC 2009 - 23:53

    Olá,

    Você pode postar o procedimento para instalar modem agere v92 no Ubuntu?
    Mesmo que tenha muitos passos avançados. Obrigado

%d blogueiros gostam disto: