Vai queimar um CD para o novo Ubuntu ? – Não faça isso !

Gravar LiveCDs de instalação do Ubuntu é ótimo para presentear amigos, mas já não é uma maneira adequada para instalar um Linux no seu computador moderno. Já faz tempo, existem aplicativos capazes de transportar um .ISO duma LiveCD qualquer para o pendrive e com um boot a partir da USB então instalar de forma rápida o sistema em seu computador.
Um dos programas capazes de realizar essa operação e que eu recomendo é o unetbootin.

CONTRAS :

Fica bootavel apenas ingles, mas podera trocar de idioma assim que a sessao gráfica for carregada.
Nem todos os micros possuem boot por USB.

PROS:

Um pendrive é atualizável.
Velocidade muito maior do que um CDROM/DVDROM, uma instalacao que leva 30minutos é feita em 10minutos.

Gostaria de criar um LiveUSB ? Então primeiramente faça o download do unetbootin na página :

http://unetbootin.sourceforge.net

copie-o para /usr/bin, ou se preferir faça o download pelo terminal :

sudo wget -vc http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/unetbootin/unetbootin-linux-293 -O /usr/bin/unetbootin-linux-293

O problema de copiar/colar a instrução acima é que você não saberá qual é a última versão disponível do ‘unetbootin’.

Terminado o download, demos então permissão de execução :

sudo chmod a+x /usr/bin/unetbootin-linux-293

Para você não ter que executar o programa unetbootin pelo terminal, vamos criar um atalho para ele no menu, dê um ALT+F2 e execute gksudo gedit /usr/share/applications/unetbootlin.desktop e cole no editor de textos :

[Desktop Entry]
Name=Transfere LiveCD/DVD para USB
GenericName=Transfere LiveCD/DVD para USB
Comment=Transfere LiveCD/DVD para USB
Exec=/usr/bin/gksudo /usr/bin/unetbootin-linux-293
Icon=gtk-paste
Terminal=false
MultipleArgs=false
Type=Application
Encoding=UTF-8
Categories=SystemBackup;Applications;GTK;System;Settings

Agora você o encontrará em Sistema->Administração->Transfere LiveCD/DVD para USB, o unetbootin é simples de ser operado, no caso das .iso’s de livecd basta informar o arquivo .iso e informar a unidade de pendrive de destino :

O unetbootin é o melhor programa para se executar essa tarefa de transferência de LiveCD/DVD para USB, o novo Ubuntu Intrepid 8.10 incluirá uma ferramenta para executar essa mesma transferência, no entanto, não é tão boa quanto o unetbootin, na realidade todos os testes que fiz com essa ferramenta embutida no Ubuntu Intrepid 8.10 se quer conseguí a concluir a gravação no pendrive.

Uma consideração importante, nem todos os pendrives podem ser listados/detectados corretamente pelo unetbootin, eu pluguei um pendrive Kingston e o unetbootin já o alistou no seu combobox “Disco”, mas não aconteceu o mesmo com um pendrive xingling daqueles que as empresas dão de brindes a outras empresas, embora ele tenha sido detectado e montado na tela, eu não sei a razão disso. Se o seu pendrive também não for alistado no Combobox “Disco” apenas habilite a opção “Exibe todos os dispositivos” e aponte para a unidade USB correspondente e muito cuidado para não apontar os discos do seu computador senão poderá danificar o sistema operacional. Esse pendrive xingling que tenho aqui é muito problemático, em casa eu tenho dois aparelhos com entradas USB, o DVD de mesa e um setup-box de TV Digital e em ambos esse pendrive não é detectado de nenhuma forma, ele só funciona mesmo em computador. Se tiver um pendrive como o meu, já fica sobreavisado com respeito ao unetbootin.

Aproveite essa dica para usa-la no próximo release do Ubuntu.

  1. #1 por João em 27 \27\UTC outubro \27\UTC 2008 - 16:21

    Dica muito boa, vou testar e ver se resulta.

    PTC Sites
    http://xdinheiro.blogspot.com

  2. #2 por marcelo em 28 \28\UTC outubro \28\UTC 2008 - 13:26

    Excelente dica. Com certeza vou testar. Ainda mais que pen drive está quase de graça.

  3. #3 por Luciano Goulart em 28 \28\UTC outubro \28\UTC 2008 - 17:45

    Olá Hamacker,

    Esse tutorial vale ouro.

    100% testado e funcionando bem.

    Parabéns pela descoberta e divulgação.

  4. #4 por dudus em 29 \29\UTC outubro \29\UTC 2008 - 9:39

    Bom tutorial, mas acho que seria melhor se você indicasse a ferramenta que já vem no Ubuntu novo (Intrepid), ao invés de indicar uma ferramenta não suportada.

  5. #5 por douglasmakubex em 30 \30\UTC outubro \30\UTC 2008 - 15:08

    Olá. Essa instalação é em modo persistente, quer dizer, todas as config que eu fizer vão ficar gravadas no proximo boot?

  6. #6 por douglasmakubex em 30 \30\UTC outubro \30\UTC 2008 - 15:10

    Da uma olhada nesse tutorial aqui:
    http://oseomessias.wordpress.com/2008/10/29/como-instalar-o-ubuntu-810-em-um-pendrive/

    Esse aqui eletem duas partições e fica tudo gravado para o próximo boot.

  7. #7 por diogo em 30 \30\UTC outubro \30\UTC 2008 - 15:21

    Kra fiz td, funcionou, mas na hr de selecionar a particao ele nao apareceu nada, ja tenho td particionado pq ja tinha o 8.04 instalado, mas ele nao acha as particoes ja existentes, será q alguem pode me ajudar?

  8. #8 por marcopolo em 30 \30\UTC outubro \30\UTC 2008 - 16:49

    hamacker, eu qdo clico no menu o unetbootin não abre, mas eu vejo ele listado no Sistema->Administração->Transfere LiveCD/DVD para USB. O que poderá estar acontecndo?
    Outra coisa: Eu consigo instalar em um pendrive de 1 GB, ou somente de 2GB em diante?

    [ ]s,

    Marcopolo.

  9. #9 por Aniquilator em 31 \31\UTC outubro \31\UTC 2008 - 10:07

    Já tentei de todas as formas ja li vários tutoriais, comigo nunca deu certo….

  10. #10 por Andre Gondim em 31 \31\UTC outubro \31\UTC 2008 - 14:47

    Escrevi sobre ele um dia desses é bem legal mesmo!!

    Abração!! ;)

  11. #11 por Paulo Renato em 4 \04\UTC novembro \04\UTC 2008 - 9:40

    hamacker, vc sabe se dá para atualizar o kernel do ubuntu instalado no pendrive… instalei no meu pendrive, mas quando fui atualizar o kernel deu erro… tem alguma maneira de fazer isso?

    Valeu

  12. #12 por Vítor em 15 \15\UTC novembro \15\UTC 2008 - 7:49

    A minha BIOS tem as seguintes opções de início via USB:
    USB-FDD
    USB-ZIP
    USB-CDROM

    Acho que não é nenhuma dessas. Não funcionou com nenhuma. Ou eu estou fazendo alguma outra coisa errada?

  13. #13 por Luciano em 25 \25\UTC novembro \25\UTC 2008 - 15:53

    Amigo,

    Eu consigo gravar uma imagem do remastersys para usar pelo pendrive?

  14. #14 por Fernando em 28 \28\UTC novembro \28\UTC 2008 - 0:34

    Muito legal a dica. Porém prefiro pedi-los gratuitamente na Canonical.

  15. #15 por Marcopolo em 16 \16\UTC dezembro \16\UTC 2008 - 16:50

    Sensional!! testei e deu certíssimo, gravando em um pen de 2.0 GB o Ubuntu Customizado.
    [ ]s,

    Marcopolo.

  16. #16 por Marcopolo em 16 \16\UTC dezembro \16\UTC 2008 - 16:51

    Correção acima: Eu quiz dizer: “Sensacional”.

  17. #17 por Richz em 10 \10\UTC fevereiro \10\UTC 2009 - 7:59

    Eu uso um cd regravável mesmo =)

  18. #18 por edson em 15 \15\UTC fevereiro \15\UTC 2009 - 23:49

    olá…
    qual formatação é feita esse processo? meu usb drive é de 8 gb da buffalo!!!!tenho q ter partições?já testei varias tutoriais, ms nenhum com sucesso….help me!!!tanks!!!!

  19. #19 por Leandro em 7 \07\UTC abril \07\UTC 2009 - 9:52

    onde arrumo kernel e initrd ?

