Crie seu próprio pacote do aMSN usando a versão snapshot SVN.

(artigo revisado e re-editado)
A versão atual do aMSN 0.97 (considerada final) está disponível de modo fácil nos repositórios atuais. No entanto, há novos recursos no aMSN disponível na versão versão snapshot (sempre em modificação) que podem interessa-lo. Por exemplo, suporte antialising para as fontes, suporte a webcam e conversação, mensagens offline, dentre outros recursos.

Este guia foi realizado com as informações obtidas atualmente. Trata-se dum repositório SVN onde as modificações nos fontes é algo constante e portanto algumas coisas podem não funcionar conforme o esperado para aquele dia que estiver aplicando este artigo. As dependências, as referencias e os links podem mudar e então força-lo a atualizar-se a respeito destes. Por essa razão, o grau de dificuldade deste artigo pode variar conforme a sua experiência em lidar com surpresas de compilação e procura por links desaparecidos ou arquivos desatualizados.

Algo diferenciado neste guia é que estou criando um pacote binário .deb para o aMSN que o tornará transportável e tornar obsoleto novas compilações, a menos que você queira. Até mesmo facilitando o compartilhamento com os amigos, onde um duplo clique por parte dele será o suficiente para a instalação.

Este guia foi produzido numa instalação limpa do Ubuntu 8.04 (Hardy Heron) e depois que apliquei o guia Ubuntu Paradise. Enfim vamos ao guia :

E no inicio era apenas o terminal

Todas as instruções desse artigo são executadas no terminal e com permissões de ‘root’, portanto se desejar prosseguir dê um ALT+F2 e execute :

gksu gnome-terminal

1) Instale as dependências :

apt-get install tcl8.5 tcl8.5-dev tk8.5 tk8.5-dev \
tclreadline dpatch debhelper fakeroot \
libpng12-dev libjpeg62-dev \
esound-clients libsnack2 libsnack2-dev \
libgstreamer0.10-dev libfarsight0.1-2 libfarsight0.1-dev \
subversion build-essential

No inicio do mês de abril/2008 na primeira versão deste artigo eu tinha que instalar tcl8.5/tk8.5 e também tcl8.4/tk8.4, um absurdo, já que os fontes são 100% compiláveis apenas com tcl8.5/tk8.5. Nesta última revisão consegui acertar essa regra absurda e nos passos seguintes estarei suprimindo completamente qualquer referencia a tcl8.4/tk8.4.

2) Baixe os fontes do aMSN :

cd /usr/src
sudo svn co https://amsn.svn.sourceforge.net/svnroot/amsn/trunk/amsn

Aguarde, pois os fontes não são poucos arquivos, são cerca de 84M.

3) Suporte a áudio de conversação : (opcional)

Este aMSN, por omissão não tem suporte a áudio, parece entristecedor, não ? Não desanime, na versão SVN, este suporte já existe, pena que o repositório do Ubuntu não possua os pacotes necessários para a compilação :(
Parece que alguém se comoveu com isso e resolveu criar extra-oficialmente os pacotes necessários que servem para o Ubuntu Gutsy e o Hardy, vamos baixar e instala-los :

cd /usr/src/amsn
wget -vc http://people.collabora.co.uk/~kakaroto/gutsy-debs/libgstfarsight0.10-0_0.0.2-1ubuntu1_i386.deb
wget -vc http://people.collabora.co.uk/~kakaroto/gutsy-debs/gstreamer0.10-plugins-farsight_0.12.8-1ubuntu1_i386.deb
wget -vc http://people.collabora.co.uk/~kakaroto/gutsy-debs/libgstfarsight0.10-dev_0.0.2-1ubuntu1_i386.deb

E por fim :

sudo dpkg -i libgstfarsight0.10-0_0.0.2-1ubuntu1_i386.deb \
gstreamer0.10-plugins-farsight_0.12.8-1ubuntu1_i386.deb \
libgstfarsight0.10-dev_0.0.2-1ubuntu1_i386.deb
apt-get install -f

Obviamente, são estas as versões na data deste artigo. Faça as necessárias modificações nos nomes e referencias quando o copiar/colar simplesmente não funcionar mais.

4) Consertando um bug de pacote :

Os fontes para a criação dos pacotes .deb do aMSN estão com um pequeno problema que teremos de corrigir, edite o arquivo ./debian/control e faça as seguintes modificações :

cd /usr/src/amsn-src/amsn
sudo gedit ./debian/control

Na linha Build-Depends: contém referencias aos pacotes tcl8.4-dev, tk8.4-dev, troque essas duas referencias por tcl8.5-dev, tk8.5-dev. Vai ficar assim :

Outra modificação, na linha Depends: troque as referencias tcl8.4, tk8.4 por tcl8.5, tk8.5 e remova da mesma linha a referencia tcltls, ficando assim :

Uma outra sugestão conforme pode ser vista acima, acrescente o programa esound-clients na linha que contém a sentença :Suggests:. Assim o pacote sugerirá o esound-clients quando for instalado o aMSN. Na realidade, para mim, o esound-clients é tão importante que deveria ir na sentença Depends: para tornar obrigatório a instalação dele. O que o esound-clients faz ? É responsável por ter som nos eventos do aMSN. Só não sugiro como dependência obrigatória porque muita gente pode preferir usar o próprio tcl/tk manipulando os mesmos sons (que na minha opnião é pior).

Com as modificações acima já realizadas, salve o arquivo e saia do editor. Essas modificações tornam a dependência do tcl 8.4/tk 8.4 completamente desnecessária.

Outra modificação de peso será no arquivo ” amsn”, execute :

cd /usr/src/amsn-src/amsn
sudo gedit amsn

Por volta da linha 3, voce encontra :

exec wish $0 $@, troque por :
exec wish8.5 $0 $@
Ficará assim :
amsn-wish85

Salve o arquivo e saia. Com esse ajuste, o pacote amsn.deb já conterá a modificação que resolve o problema com o “wish” que será detalhado no passo 6.

Estes ajustes provavelmente serão feitos pela equipe de desenvolvimento, acontece que estamos experimentando uma versão SVN que está em constante desenvolvimento.

5) Compilando o aMSN :

cd /usr/src/amsn-src/amsn
sudo make uninstall
sudo make clean
sudo ./configure --with-tk=/usr/lib/tk8.5/ --with-tcl=/usr/lib/tcl8.5/
sudo make deb

Não se preocupe se ‘make uninstall’ e o ‘make clean’ der uma mensagem como :

make: *** Sem regra para processar o alvo `uninstall’. Pare.

Isso acontece porque esses são comandos preventivos, eu quero que antes de compilar, possiveis arquivos instalados ou criados sejam removidos. Se voce está executando o artigo pela primeira vez, obviamente não há nada previamente instalado ou arquivo criado para ser removido, por isso a razão da mensagem.

Se a compilação e a geração do pacote foi bem sucedida, então provavelmente surgirá uma mensagem como esta :

dh_builddeb --destdir="./distrib/DEB" --filename="amsn_0.98b-svn9762M.deb"
dpkg-deb: construíndo pacote `amsn' em `./distrib/DEB/amsn_0.98b-svn9762M.deb'.
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/amsn-src/amsn'
rm -f debian/changelog
rm -rf debian/amsn

Deve ter reparado que foi gerado o pacote ./distrib/DEB/amsn_0.98b-svn9762M.deb. Para instala-lo, basta dar um duplo clique sobre este arquivo, ou se voce ainda está no terminal então executar :

sudo dpkg -i ./distrib/DEB/amsn_0.98b-svn9762M.deb
sudo apt-get install -f

Lembre-se: Praticamente é uma versão nova diariamente, portanto o nome do arquivo gerado .deb sempre vai mudar.

6) Resolvendo o problema com o utilitário wish :

(Se voce seguiu todas as orientações no passo 4 poderá pular este passo)
O arquivo ‘/usr/bin/amsn’ que é o responsável pelo carregamento do amsn é na realidade é um script bash, este faz referencia a um outro utilitário chamado wish que é instalado juntamente com os pacotes tcl/tk, no entanto, o nome desse utilitário é wish, mas no Ubuntu ele chama-se wish8.5. Talvez um link simbólico resolvesse, mas não resolve, já tentei :). Se voce insistir em executar o aMSN messmo assim então vai receber a seguinte mensagem de erro :
Erro com o utilitario wish
Para corrigir o problema, é necessário editar o arquivo ‘/usr/bin/amsn’ , como demonstra as linhas abaixo :

sudo gedit /usr/bin/amsn

procure por wish e troque por wish8.5. É apenas uma única linha logo no começo do arquivo. Depois salve o arquivo e saia.

5) Testando o aMSN

Carregue-o a partir do menu GNOME->Internet->aMSN :
Carregando o aMSN - tela de login e about
Note porém que toda primeira execução do aMSN é precedida pela instalação dinamica do módulo TLS :
amsn-tls
Mas não se preocupe a instalação é bastante rápida :
amsn-tls-progress
E em poucos segundos ó modulo está instalado :
amsn-tls-complete

6) Ajustando as preferencias :

Após o aMSN carregado vá no menu Conta->Preferencias->Outros e ajuste os seguintes parâmetros :

Navegador Web : firefox $url
Gerenciador de Arquivos : nautilus $location
Comando para abrir arquivos : gnome-open $file
Cliente de email : gnome-open mailto:$recipient
Servidor de Sons : habilite a opção “usar a biblioteca Snack (interna do TCL)”, embora se desejar também poderá usar um programa diferente como “esdplay $sound”.
Que eu saiba, estes são os ajustes mais exotéricos, digo importantes para integrar o aMSN ao GNOME.

7) Transportando o aMSN para outro computador

Sem dúvida, a melhor parte deste artigo é a criação de pacote .deb, o qual permitirá que possamos instalar este programa em qualquer micro sem a necessidade de compila-lo novamente. Leve o pacote para onde voce quiser e para instalar basta um duplo clique sobre o arquivo, mais fácil que isso é impossivel. Lembrando que para termos o audio na conversação é necessário a instalação dos pacotes já descritos nos passos anteriores : libgstfarsight0.10 e gstreamer0.10-plugins-farsight.

8) Aviso aos novos usuários da rede MSN :

Urghhh. Não é necessário ter uma conta no hotmail para usar o aMSN, parece óbvio para mim, mas muita gente não sabe disso. Alias o próprio aMSN na janela de autenticação já mostra uma opção para criar uma conta na rede MSN que requererá um email, qualquer email serve.

Conclusão

Para quem não necessita de mensagens offline ou uso de câmeras, o pidgin ainda é a melhor opção porque já vem instalado e tirando os dois recursos citados, possue muito mais recursos.
Eu já havia dito isso no artigo, mas é bom repetir: Todas estas versões citadas, links para downloads e afins ficam desatualizados, assim como modificações no repositório SVN. Por essa razão é sempre sugerível que voce entenda a idéia acima e repense-as quando houver mudanças para não desistir quando o copiar/colar não estiver mais funcionando. Ou seja, decore as idéias e não as palavras e será bem sucedido.

  1. #1 por Iron Junior em 28 \28\UTC abril \28\UTC 2008 - 18:10

    Uma máquina de artigos shows!!

    vlw!!

  2. #2 por David em 29 \29\UTC abril \29\UTC 2008 - 10:09

    funciona no hardy?

  3. #3 por hamacker em 29 \29\UTC abril \29\UTC 2008 - 10:52

    David, este guia foi produzido numa instalação limpa do Ubuntu 8.04 (Hardy Heron) logo depois que apliquei o guia Ubuntu Paradise.

  4. #4 por Gledson (dudu_ubuntun) em 29 \29\UTC abril \29\UTC 2008 - 11:27

    Bom dia,
    Parabéns pelo tutorial, funcionou certinho, so tenho duas coisas a acrescentar:

    1) Nas linhas que pegam os plugins para audio acrescente o sudo no começo dos wget pq senão não é possível escrever no diretório;

    2) Nas dependências inclua o fakeroot;

    Era isso, mais uam vez parabéns.

    Gledson

  5. #5 por hamacker em 29 \29\UTC abril \29\UTC 2008 - 12:11

    Olá gledson (meu irmão tem esse nome), fiz as modificações sugeridas.
    Um abraço.

  6. #6 por José Edes Neves em 29 \29\UTC abril \29\UTC 2008 - 15:03

    fiz td certo até o passo 4 mas no passo 5 na hora de compilar o amsn da esse erro:
    edes@edes:~$ cd /usr/src/amsn-src/amsn
    edes@edes:/usr/src/amsn-src/amsn$ sudo make uninstall
    make: *** Sem regra para processar o alvo `uninstall’. Pare.
    edes@edes:/usr/src/amsn-src/amsn$ Por favor me diga o q está acontecendo.

  7. #7 por hamacker em 29 \29\UTC abril \29\UTC 2008 - 15:32

    José Edes Neves, isso não é erro.
    Prossiga com os passos adiantes.
    Acontece que ‘make uninstall’ e ‘make clean’ são apenas salvaguardas de limpeza prévia.
    Isso previne que quem já havia compilado[e instalado] antes não consiga repetir a operação porque os arquivos pré-existiam.

  8. #8 por Cleuby em 29 \29\UTC abril \29\UTC 2008 - 15:45

    Só para informação, as fontes anti-alias no amsn, já vem desde a versão 0.97 svn. Só ainda não sei o por que as distribuições não compilam o amsn com suporte anti-alias
    Se alguém souber ai, conte-nos.
    Abraço a todos.

  9. #9 por Alzotta em 29 \29\UTC abril \29\UTC 2008 - 16:02

    Neste que diariamente verifico o que há de novo e fico agradecido pelas dicas que muito tem me ajudado, meus parabéns. Eu um simples usuário pergunto: seria pedir de mais se disponibilizasse um pacote Deb. Sou apenas um usuário e da forma que está me parece privilégio de poucos. sem ofensas, até invejo, um dia chego lá.

  10. #10 por maicom em 29 \29\UTC abril \29\UTC 2008 - 19:15

    reamente aprecio seu traballho mais seria pedir D+ para upar o pacote deb? nos evitaria bastante trabalho

    ps eu tb so fan do meiobit

  11. #11 por José Edes Neves em 29 \29\UTC abril \29\UTC 2008 - 21:00

    valeu meu amigo agora deu td certo… Tive um pequeno problema com tclsh8.3 que não me permitia a configuração do tcl 8.5 e tk8.5. qdo digitava esse comando: sudo ./configure –with-tk=/usr/lib/tk8.5/ –with-tcl=/usr/lib/tcl8.5/ o tclsh8.3 provocava um erro ficando impossível gerar o pacote “amsn_0.98b-svn9762M.deb“ com o comando: sudo make deb. Aí descobri que o arquivo tclsh8.3 estava no diretório /usr/bin então o removi com o comando: sudo rm /usr/bin/tclsh8.3 e pronto. Voltei ao diretório cd /usr/src/amsn-src/amsn depois sudo ./configure –with-tk=/usr/lib/tk8.5/ –with-tcl=/usr/lib/tcl8.5/ e sudo make deb e o pacote ./distrib/DEB/amsn_0.98b-svn9762M.deb.Foi gerado normalmente. Obrigado pelo excelente artigo sem ele não eu não faria isso.

  12. #12 por Flávio em 29 \29\UTC abril \29\UTC 2008 - 21:04

    Por que vc não disponibiliza o .deb ?

    Abraços,

  13. #13 por hamacker em 29 \29\UTC abril \29\UTC 2008 - 21:48

    Pessoal, não tem como eu disponibilizar o .deb porque não há recursos no wordpress para isso.
    Qualquer um que compilar e gerar o .deb e tiver algum lugar para publica-lo poderá fazer e depois anunciar aqui.

    Eu entrei em contato com o pessoal do http://getdeb.net, quem sabe eles postem o .deb nos próximos dias o amsn.

  14. #14 por MaRx em 6 \06\UTC maio \06\UTC 2008 - 22:30

    Porque tem tanto arquivo assim? Fazendo assim ele atualiza automaticamente ou alerta sobre novas versões?

  15. #15 por maicom em 6 \06\UTC maio \06\UTC 2008 - 23:14

    aloo como uma kra tão esperto quanto vc não pensso em upar em um site como 4shared ou rapidshare????

  16. #16 por MaRx em 8 \08\UTC maio \08\UTC 2008 - 22:15

    Fiz a compilação e mandei pra um servidor.
    http://www.mediafire.com/?jyo3di9odk1

    Eu acrescentei um tema meio antigo que eu fico modificando.

  17. #17 por Ricardo em 26 \26\UTC outubro \26\UTC 2008 - 23:44

    “…pena que o repositório do Ubuntu não possua os pacotes necessários para a compilação…”

    Pq isto? Pq todo este atraso ainda se o Ubuntu é a melhor distro que existe?

  18. #18 por yuri em 15 \15\UTC novembro \15\UTC 2008 - 9:18

    erro interno de servidor…
    e agora? =/

  1. Crie seu próprio pacote do aMSN usando a versão snapshot SVN
%d blogueiros gostam disto: