Na busca do torrent perfeito

Muito tempo se passou desde meu ultimo post sobre o torrent perfeito, testei vários e minhas últimas recomendações foram ao deluge e o transmission. No artigo Ubuntu Paradise minha recomendação era usar o transmission. A escolha do transmission é porque ele é rápido, eficiente e fácil de instalar. Naquela época  para obter um debule um pouco mais estável que compilar a partir dos repositórios SVN.

Mas agora sou obrigado a pedir perdão por ter recomendado o Transmission. Aconteceu que alguns dias atrás, ouvi de alguns, uns relatos de trackers que barravam o transmission. O motivo é que em versões anteriores o transmission sabotava as redes P2P, isto é, enganava os seeders/peers para obter taxas de downloads maiores. Parece que a versão atual do transmission não faz mais isso, e esse “bug” (digamos que fosse um bug) foi corrigido, mesmo assim alguns trackers ainda barravam-no. Ok, presenciei um que barrava o transmission, mas a maioria absoluta aceitava o transmission e não tinham nenhuma restrição.

Recentemente resolvi testar o deluge e fiz alguns testes e comparações com o transmission, as comparações revelaram que ambos possuem as mesmas taxas, competem de igual para igual nos mesmos recursos, embora o transmission seja mais leve. Mas descobri também um tracker gosta de sabotar o transmission, isso mesmo, sabota-o, como ? Ele faz o transmission receber taxas de download de 6K e compartilhar o seu upload no máximo que você permitir (no meu teste 9K). Acontece que usando o debuge o download era de 36~50K e a taxe de upload continuando a 9K. Deixei o Transmission em teste por uma semana inteira para saber se isso não era momentâneo, e infelizmente não era, se ainda quer saber mais, as vezes com o transmission sequer chegava 1K de download e continuava a fazer o upload no máximo que eu permitia, isto é,  9K.

Testei o transmission versão 1.11 e o anterior 1.06, os resultados obtidos com esse tracker era exatamente o mesmo, isto é, download no mínimo e upload no máximo, não sei como conseguiram fazer isso. O deluge por outro lado, não teve nenhum problema ou restrição desse tipo.

Minhas últimas observações sobre o deluge é que ele está bem mais estável do que há 10 meses atrás quando testei-o da última vez. Não que ele fosse ruim na época, ele era bom, mas tinha seus problemas, as vezes duma hora para outra fechava sozinho. Eu deixo o cliente de torrent 24×7 ligado e chegar em casa e ver que o cliente foi finalizado sozinho é decepcionante. Testando por uma semana inteira, esta última versão do Deluge está me surpreendendo, ainda não ví nenhum crash acontecer.

Portanto aí vai meu aviso a quem está usando o transmission : Ele é um ótimo programa, mas saiba que você tem de desconfiar de alguns trackers, eles podem estar sabotando o ritmo de seu download e “chupando” seu upload. Se não quer correr este risco, pode manter o deluge em paralelo ou substituir o transmission pelo deluge.

Brevemente estaremos usando o Ubuntu Hery Heron 8.04, e o cliente de torrent padrão dele é o Transmission, por isso, é bom se preocupar.

O melhor lugar para apanhar a ultima versão do Deluge e o Transmission é : www.getdeb.net.

O tracker que apanhei sabotando o transmission foi http://tracker.prq.to.

  1. #1 por Iron Junior em 20 \20\UTC abril \20\UTC 2008 - 23:14

    Sempre umas dicas show de bola nesse blog!
    vlw!

  2. #2 por Fabio Medeiros em 20 \20\UTC abril \20\UTC 2008 - 23:26

    hamacker,
    Gostei deste seu post sobre o aplicativos de torrent para Ubuntu. Quando migrei para o Ubuntu (no SO anterior eu usava o utorrent), senti uma certa dificuldade de encontrar um gerenciador de torrent legal que me satisfizesse. Comecei meu uso pelo deluge, mas vi que ele apresentava muitos erros, assim acabei utilizando o utorrent com wine por um tempo. Depois que apareceu o transmission usei-o por um tempo mas não me agradou e acabei voltando a usar o deluge, que melhorou e continua melhorando muito. Assim acabei elegendo-o o meu gerenciador de torrent oficial, sem contar que agora nestas versões mais recentes ele permite o uso de alguns plugins que tornam seu funcionamento bem melhor e agradável.

  3. #3 por Diego em 21 \21\UTC abril \21\UTC 2008 - 1:42

    Olá, já usei o Deluge mas não gostei dele, não gostei do fato de ele precisar de inumeros plugins pra fazer coisas que outros fazem sem problemas, alem disso não conseguia usar o tracker que temos na minha Republica, coisa que consegui fazer facilmente com o Azureus. O Azureus é muito mais pesado, mas não acho que o Deluge esteja no nivel dele por enquanto, espero que isso melhore com o tempo.

  4. #4 por Radical Livre em 21 \21\UTC abril \21\UTC 2008 - 10:39

    Só como testemunho, nada técnico: esta semana baixei uns cinco giga com o transmission. consegui taxas de 22/22 (d/u) com picos de 20/35 e baixava de vez em quando para 8/15; Não sei quais os trackers que eu estava usando (como se vê isso?) e eu estava baixando aquele leopardo para caçar aqui em casa.
    Vou confessar a você, depois de anos tentando fazer mágicas para usar um torrent no ubuntu, achar o transmission foi muito bom. simples e descomplicado.
    Mas talvez eu seja um cara muito paciente.

  5. #5 por MaRx em 21 \21\UTC abril \21\UTC 2008 - 13:05

    Eu adotei o deluge desde sua indicação e gostei tanto que nunca mais usei outro.

  6. #6 por flavio em 21 \21\UTC abril \21\UTC 2008 - 14:07

    estou usando o transmission desde a instalação do alpha do 8.04, e estou gostando… ele não deu erro nenhuma vez,,, as taxas de downloads e uploads estão normais… vale dizer que uso torrent somente para baixar ISOS de Linux p/ testes;; ou raramente alguma versão melhorada do winXP p/ testes…. passei pelo Qbittorrent, muito bom por sinal,, alguns erros, alguns bugs,,, mais bom,,, passei pelo deluge,,, que eram erros diarios, e estou agora no transmission, sem erros e estavel… fica o registro;.;.;;

  7. #7 por Cesar em 21 \21\UTC abril \21\UTC 2008 - 19:59

    Uso o Deluge desde as primeiras versões. No começo era bem instável, mas não tinha nenhum outro cliente bom para linux (ainda preciso testar o azureus para linux).

    Hoje o Deluge está muito estável e aguenta indexar diversos torrents ao mesmo tempo e não trava.

  8. #8 por Israel Junior em 22 \22\UTC abril \22\UTC 2008 - 9:39

    Eu costumo usar trackers fechados, então nunca tive problemas com o Transmission (embora o Deluge seja um ótimo cliente). A única coisa que sinto falta no Transmission é a possibilidade de escolher quais arquivos devem ser baixados.

    Mas, mesmo assim, valeu a dica, hamacker :)

  9. #9 por hamacker em 22 \22\UTC abril \22\UTC 2008 - 10:38

    Israel, o transmission pode selecionar quais devem ser baixados e também ajustar prioridades entre eles.

  10. #10 por Daniel Docki em 22 \22\UTC abril \22\UTC 2008 - 18:05

    Usei esse deluge a um mês atrás e ele começa a fazer o nautilus a consumir muita memoria, quando eu abria ele o nautilus não parava de subir no consumo de memoria, e dai começava a travar o meu pc…eu gostei do deluge e por esse problema eu larguei ele…

  11. #11 por Legendário em 22 \22\UTC abril \22\UTC 2008 - 21:17

    Pacotes .deb das últimas versões do deluge podem ser baixados direto do site do projeto: http://www.deluge-torrent.org

  12. #12 por Gean Gustavo em 27 \27\UTC abril \27\UTC 2008 - 17:04

    Quando cheguei ao linux minha primeocurar foi um cliente torrent, e pesquisando muito encontrei o qBittorrent e como cumpriu todas minhas necessidade não troco por outro.

    Ele é leve tem como selecionar qual arquivo baixar em um torrent e baixa no máximo da minha conexão.

