Firefox3 : Como Instalar manualmente e incrementa-lo.

Já tenho usado o Firefox 3 desde o beta 3 e não tenho tido problemas. Para mim, já tem sido estável o suficiente para utiliza-lo no lugar do Firefox 2. As vantagens são muitas e não vou perder tempo falando de cada uma delas, as mais vantajosas são : menor consumo de memória e velocidade mais rápida para carregar páginas.

Eu ainda não achei um repositório confiável para baixar uma versão empacotada do Firefox3, de modo que a instalação será manual mesmo. Como de praxe, eis o passo-a-passo :

1) Baixe a ultima versão do Firefox3 beta disponível, visite a página :

http://www.mozilla.com/en-US/firefox/all-beta.html

No link acima você pode escolher a versão para linux e idioma português. Salve o download numa pasta bem acessivel, pois voce precisará acessa-la do terminal, por exemplo, /tmp.

2) No ambiente gnome dê um ALT+F2 e execute “gksu gnome-terminal”, em outros ambientes basta abrir o terminal e executar o comando “su -“.

3) Estando agora no terminal, siga a seqüência de comandos :

cd /tmp

tar jxvf firefox-3.0b4.tar.bz

mv firefox  firefox3

mv firefox3 /usr/share

A pasta /tmp é a suposta pasta onde voce salvou o download do Firefox3.

4) Seguindo os passos acima voce terá criado /usr/share/firefox3 com toda a instalação necessária. No entanto, os plugins do Firefox2 instalados podem [e devem]  ser reaproveitados :

cd /usr/share/firefox3

mv plugins  plugins.old

ln -s /usr/lib/firefox/plugins

5) Após os plugins estarem sendo reaproveitados é hora de criar um atalho para o Firefox 3, ainda no terminal execute “gedit /usr/share/applications/firefox3.desktop” (ou outro editor de sua preferencia) e em seguida você deverá colar o seguinte texto :

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=Firefox 3 Web Browser
Comment=Browse the World Wide Web
GenericName=Web Browser
Exec=/usr/share/firefox3/firefox %u
Terminal=false
X-MultipleArgs=false
Type=Application
Icon=firefox.png
Categories=Application;Network;
MimeType=text/html;text/xml;application/xhtml+xml;application/xml;application/vnd.mozilla.xul+xml;application/rss+xml;application/rdf+xml;image/gif;image/jpeg;image/png
StartupWMClass=Firefox-bin
StartupNotify=true

Salve o arquivo e saia do editor.

6) Pronto ! A instalação do Firefox está completa. Com alguns cuidados você pode seguir o passo-a-passo acima e instalar o Firefox em sua pasta pessoal (no seu $HOME), a vantagem desse procedimento é poder contar com as atualizações automáticas do Firefox. Alguns screenshots :

Meu blog Br-Linux Globo.com

Incrementando a instalação do Firefox :

Recomendo a instalação das seguintes extensões para o Firefox 3 :

Fission – Uma barra de progresso unificada com a barra de URL. Imita o funcionamento da barra de progresso do Web Browser Safari.

Flashblock – O único método que eu conheço para bloquear as animações em flash que flutuam na página atrapalhando a leitura.

ScreenGrab – Basicamente o que ele faz é salvar a página inteira num único arquivo no formato jpeg ou png. Ele é um belo facilitador quando a página de internet não está normatizada para impressão. Essa extensão já me salvou várias vezes. Infelizmente, a versão atual do ScreenGrab só é compátivel com o Firefox3 até o beta3, mas isso é temporario.

Hide Menubar – As vezes, falta espaço na tela para tanto conteúdo HTML. Com essa extensão a barra de menu inteira do FF ficará oculta e só será vista quando teclar ALT. A primeira vista você pode achar essa extensão inútil, mas para quem é “harduser” em FF é um alívio poder contar um espacinho a mais na navegação vertical ou simplesmente esconder a “montoeira” de extensões e atalhos que você pôs na barra de menu.

FlashGot – O download manager do FF3 até que é bom, infinitas vezes melhor do que o download manager do FF2, porém ainda carece de confiança da minha parte. Por isso, vou continuar usando o flashgot. Com o flashgot instalado voce poderá escolher que download-manager voce gostaria de usar para fazer seus downloads, eu por exemplo gosto muito do gwget. O único problema com essa situação é que não consigo realizar downloads que são feitos por POST_DATA, daqueles que vem por streamming e é usado em sítios como o RapidShare, mas não se preocupe, o flashgot sempre pergunta se quer usar o download dele ou do próprio FF.

Instalando o dicionário Português-Brasileiro :

pt_BR-dicionario-dellalibera.xpi – Este é o mesmo dicionário para o BrOffice portado em forma de extensão para o Firefox, veja que se você visitar a página do dicionário português-brasil no sítio de extensões do Firefox encontrará dois idiomas  português-brasil :

Dicionário português-brasil para o FF3

Mas reparem no tamanho, pois bem, o maior é o mesmo dicionário usado no BrOffice e que não é o padrão instalado, é considerado não-oficional, embora esteja listado alí. Um outro local alternativo para baixar este download ou procurar por novas atualizações é o sítio direto do autor :

http://dellalibera.sourceforge.net/

Recomendo que todos instalem o dicionário português-brasileiro.

Conclusão :

Não tive problemas com o FF3, alguns relataram problemas ao usar o GMail com a visualização “padrão com bate-papo”, como eu não utilizo o gtalk pelo gmail então não posso confirmar. Outros relataram problemas de renderização, também não posso afirmar esse problema, pois como podem ver nos screenshots o FF3 foi perfeito na exibição. O meu principal problema com o FF3 tem sido as extensões, a compatibilidade delas não tem sido boas, mas isso é temporário e provavelmente será resolvido até o lançamento.

  1. #1 por Ricardo em 18 \18\UTC março \18\UTC 2008 - 19:08

    Olá Hamacker,

    Blz?

    Cara….vendo seu post fui instalar o Firefox 3 beta 4…..
    Quando entrei em minha conta no Gmail e apareceu a lista de contatos com um tamanho errado.
    Você sabe para quem posso enviar o screenshot da tela?

    Obrigado.

  2. #2 por hamacker em 18 \18\UTC março \18\UTC 2008 - 20:02

    Para reportar um bug voce precisar acessar a página :

    https://bugzilla.mozilla.org/

    conferir se o bug já não foi reportado.
    Para reportar o bug é necessário criar uma conta lá.

  3. #3 por Fabio em 20 \20\UTC março \20\UTC 2008 - 2:29

    Você não teve problemas com as fontes desta versão?
    No meu laptop as fontes do Firefox 3 estão horríveis!

  4. #4 por João Olavo Vasconcelos em 20 \20\UTC março \20\UTC 2008 - 3:17

    Já eu uso o Adblock para bloquear as animações em flash. Muito simples de usar.

  5. #5 por hamacker em 20 \20\UTC março \20\UTC 2008 - 13:17

    Não, eu não tive problemas com renderização das fontes.

    Mas acho que isso talvez esteja ligado a falta de fontes, não ?

    Aqui o comportamento do FF3 foi reaproveitar o que tinha no FF2.

  6. #6 por ajaleu em 23 \23\UTC março \23\UTC 2008 - 18:26

    Eu já estou usando a versão 3.0b4pre, o Minefield. Os maiores problemas são as extensões, que ainda não existem para esta versão, os download de problemas que não consigo abrir diretamente pelo Firefox e os crashes que acontecem de vez em quando. Eu usei o Grã-paradiso, durante algum tempo e quando passei para o Minifield ele já estava bastante estável. Com fácil acesso as extensões, aos downloads e sem crashes.

  7. #7 por ajaleu em 23 \23\UTC março \23\UTC 2008 - 18:28

    Ah, esqueci de dizer, o Minifield já carrega a extensão Adblock plus.

  8. #8 por ElChavoDel8 em 23 \23\UTC março \23\UTC 2008 - 19:34

    Cara, eu também uso o Firefox 3 mas de um jeito diferente.
    Eu instalei num lugar da minha pasta home mesmo e criei um perfil só dele, pra não causar “arrependimentos”.
    Eu ainda puxo as extensões que uso com o Fx2 pro novo perfil via links simbólicos (eu só não posso atualizar as extensões a partir do Fx3, senão dá problema…).
    A única coisa que me incomoda é que comigo ele sempre inicia no modo offline. :(
    Já o uso desde o beta2, e realmente melhorou muito a performance e principalmente a integração com o GTK, que era a coisa mais sofrível nele e no Fx2.

  9. #9 por ajaleu em 23 \23\UTC março \23\UTC 2008 - 20:03

    Para quem quiser instalar as extensões no Minefield:
    http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=9686

  10. #10 por ajaleu em 23 \23\UTC março \23\UTC 2008 - 20:23

  11. #11 por Rodrigo Flores em 23 \23\UTC março \23\UTC 2008 - 23:58

    Muito show! Obrigado!

  12. #12 por max em 24 \24\UTC março \24\UTC 2008 - 11:29

    ótimo post

    valeu!

  13. #13 por hamacker em 24 \24\UTC março \24\UTC 2008 - 14:53

    Pessoal, a quem interessar eu coloquei um novo artigo :

    https://hamacker.wordpress.com/2008/03/24/tornando-extensoes-para-firefox2-compativeis-com-firefox3-na-marra/

    que demonstra como instalar extensões verbalmente incompatíveis com o FF3.

    É muito fácil torna-los compatíveis novamente, é um caminho para quem não vive sem aquele super-ultra-mega extensão.

  14. #14 por Carlos Alberto em 26 \26\UTC março \26\UTC 2008 - 11:41

    Hamacker, você já está usando o Hardy Heron?

    No Hardy, depois de uma instalação pura, o Firefox 3.0 abre normalmente. Entretanto depois de eu instalar meus programas preferidos, fontes, plugins e fazer a atualização do sistema, o Firefox 3.0 simplesmente deixa de funcionar corretamente. Os textos não aparecem e as imagens carregam deformadas.

    Você tem alguma idéia de causa e solução para isto? Acontece tanto com o Firefox dos repositórios quanto com o Firefox baixado e instalado manualmente. O Firefox 2.0.12 funciona normalmente.

  15. #15 por amikobh em 13 \13\UTC abril \13\UTC 2008 - 12:18

    Estou com o Hardy. Tenho o firefox 3.0b5 em inglês. Como faço para deixa-lo em portugues? Se instalar a versão em portugues por cima resolve? como procedo?
    Obrigado.

  16. #16 por telmo em 29 \29\UTC julho \29\UTC 2008 - 22:22

    Tudo certo , só nao sei como executo o Mozilla3 depois de tudo isso feito. Obrigado

  17. #17 por Mário em 29 \29\UTC setembro \29\UTC 2008 - 18:12

    Bela dica. Adoro gente que está disposta a ajudar.

  18. #18 por adriana queiroz da silva em 10 \10\UTC janeiro \10\UTC 2009 - 4:34

    quero instalar no meu pc,porque ele na minha opinião é o melhor,el navega mais rapido

  19. #19 por Henrique Abreu em 3 \03\UTC maio \03\UTC 2009 - 2:43

    Olá, veja se pode me ajudar…
    Instalei o firefox 3 e depois disso o Ctrl + tab não troca para página seguinte, mas sim para ultima página vista…
    como faço para deixa na opção de troca para próxima ao inves de ir para ultima acessada??

    Espero que posso me ajudar.

    Abraços!

  1. Como instalar o Firefox 3
  2. Tornando extensões para FireFox2 compátiveis com FireFox3 “na marra”. « Hamacker’s Palace
  3. Tornando extensões para FireFox2 compátiveis com FireFox3 - “na marra”
  4. Liberado o download do Firefox 3.5 | Correio Tec
