Instalando os principais [des]compactadores no Ubuntu

É muito ruim voce ser surpreendido por um usuário daquele outro sistema operacional por não estar conseguindo descompactar um tipo de formato de arquivo, apesar do outro sistema operacional vir apenas com um descompactador para arquivos .zip, estes usuários já estão acustumados a instalar softwares completares e suporem que seus sistemas já são completos. Assim como no sistema deles, também precisamos instalar os compactadores/descompactadores que nos permitirão gerenciar tais tipos de arquivos.

A diferença é que no caso do Ubuntu há um único gerenciador para todos estes formatos, isto é, um único frontend (chamado de file-roller) capaz de compactar/descompactar todos os tipos de formatos de compactação conhecidos. Mas este gerenciador é apenas um frontend, isto é, para este gerenciador compactar/descompactar arquivos no formato .zip, é necessário ter o programa “zip” e “unzip” instalados e sucessivamente para todos os outros formatos.

Para quem usa um desktop numa empresa, é vital gerenciar todo o tipo de arquivo compactado e é perda de tempo ter que instalar tais compactadores sob demanda, isto é, a medida que tais arquivos aparecem vamos instalando-os, pois pode ser surpreendido num momento onde a internet pode estar indisponivel para completar sua instalação. Portanto, a dica a seguir é para instalar todos os principais formatos de arquivos compactados duma única vez :

sudo apt-get -y install unace rar unrar zip unzip p7zip-full p7zip-rar \
  sharutils aish uudeview mpack lha arj cabextract file-roller

Após isso, provavelmente não terá mais problemas em abrir formatos compactados.

Os pacotes “p7zip-full” é um pacote novo que nem todas as versões de Ubuntu possuem, se voce não possui-lo nos seus repositorios apenas troque por “p7zip”. O p7zip-rar dá a habilidade do p7zip de descomprimir também o formato .rar, portanto sua instalação é redundante já que vamos instalar o rar e unrar.

Anúncios
  1. #1 por Rafael Proença em 4 \04\UTC setembro \04\UTC 2007 - 23:33

    Muito bom!
    Apenas complementando, aqui http://wiki.ubuntu-br.org/Compactadores pode ser encontrada maiores informações de como compactar/descompactar arquivos nos formatos mais populares.

    []’s

  2. #2 por tenchi em 5 \05\UTC setembro \05\UTC 2007 - 18:21

    Infelizmente ainda é necessário utilizar o rar, pois o 7-zip ainda não “entende” todos os pacotes .rar.
    Uma interface leve para estes des/compactadores é o Xarchiver (http://xarchiver.xfce.org).
    Não é tão completo quanto o file-roller e o ark, mas quebra um galho.

    Mas não há nada que supere a linha-de-comando, quando o assunto é eficiência ;-)

    flw.

  3. #3 por André em 27 \27\UTC fevereiro \27\UTC 2008 - 21:31

    Caramba, muito bom!!!

    Me ajudou bastante. Valeu!

  4. #4 por jacques matador em 16 \16\UTC agosto \16\UTC 2008 - 0:48

    muito bom funcionou bem demais………valeu

  5. #5 por Marce Pereira em 14 \14\UTC fevereiro \14\UTC 2009 - 23:33

    Muito bom mesmo, esse script, consegui resolver facilmente o meu problema..

%d blogueiros gostam disto: