Nem tão perfeito : deluge -> qBitTorrent

Vocês devem se lebrar que a um certo tempo atrás eu havia mencionado que tinha achado o cliente bittorrent perfeito, pois é, o programa até é bom, mas com uns bugs chatos que me incomodavam. Então resolvi voltar para o Bittornado, que não é o supra sumo dos clientes bittorrents, mas é bem confiável.

Agora na busca do cliente bittorrent perfeito, estou a experimentar o qBittorrent e por enquanto estou utilizando-o com sucesso, dessa vez vou tentar segurar minha língua e não elogiar demais, assim vou decepcionar-me menos se ele não atender as minhas necessidades. Fica aí a dica para quem quiser experimentar este novo cliente bittorrent.

Passo 1) Dê um alt+f2 e execute “gksu gedit /etc/apt/sources.list” e acrescente as linhas :

deb http://hydr0g3n.free.fr/qbittorrent/feisty/ ./
deb-src http://hydr0g3n.free.fr/qbittorrent/feisty/ ./

Salve o arquivo e feche o gedit.

Há também repositório para ubuntu edgy e debian na página oficial.

Passo 2) Atualize o banco de dados de repositório e instale o qbittorrent, faça isso a partir da linha de comando (terminal bash) :

sudo apt-get update
sudo apt-get install qbittorrent

Pronto !

Agora é só ir em Aplicações->Internet->qBitTorrent.

  1. #1 por Guilherme Paula em 14 \14\UTC junho \14\UTC 2007 - 1:18

    Pena que é QT. :-/

  2. #2 por hamacker em 14 \14\UTC junho \14\UTC 2007 - 1:42

    Sim é QT, mas note que não é kdelibs. Nem tudo que é QT é KDE, assim como nem tudo que é GTK é GNOME.
    Sei que voce sabe, mas muita gente confunde aplicações QT com as aplicações do KDE(Kprograma).

  3. #3 por tenchi em 14 \14\UTC junho \14\UTC 2007 - 3:29

    Pra quem quer um “criente” torrent baum mesmo (e eh Qt e KDE), certamente ficará muito satisfeito com o KTorrent. Excepcional este programa, pela quantidade de opções (tem serviço de busca integrado), o que é algo típico do KDE. Ah, e também é bastante estável, pois nunca tive erros nem vi bugs fatais nele (tá certo que eu não uso tanto torrent assim) .
    Ele também tem uma série de plugins que adicionam funcionalidades à ele, como um que permite que vc acesse remotamente sua máquina pelo navegador, controle seus compartilhamentos por lá: http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=8171

    Ou o TorrentFlux, que é naturalmente web e roda no apache+php+(My|postgre)sql. A instalação é meio ‘compricada’, mas o resultado compensa ;-)

    E nem tudo que é Qt é KDE mesmo. Um exemplo clássico é o Scribus (mesmo sendo Qt é bem leve). Os programas do KDE são caracterizados (dentre outras coisas) por normalmente usarem o Dbus para comunicarem entre si.

    Pena esse Qtorrent usar Qt4 também, o que torna a instalação manual um pouco mais complicada (o apt vicia, sabia?).

    Flw;

  4. #4 por sandro em 14 \14\UTC junho \14\UTC 2007 - 10:08

    KTorrent, pra mim eh o cliente perfeito!

  5. #5 por gabriel em 14 \14\UTC junho \14\UTC 2007 - 11:30

    hamacker,

    eu estou a tempos na mesma caça que você: O CLIENTE TORRENT PERFEITO.

    Ando em sites, procuro, testo e sempre acabo voltado pro pesadíssimo AZUREUS.

    Já testei os dois que você menciona: DELUGE e QBITTORRENT.

    Apesar de outros bugs menores que cada um tem, ambos compartilham do mesmo bug chatíssimo:

    Num torrent com múltiplos arquivos – uma discografia completa por exemplo **-, eu não consigo baixar apenas um CD em nenhum dos dois programas. Num ele carrega todos o 4GB (por exemplo) da discografia quando eu quero apenas 50mb, ocupando um espaço absurdo, pricipalmente quando há várias discografias na lista.

    E o outro programa baixa sempre sempre o primeiro arquivo da lista, mesmo que o cd que eu queria etenha marcado seja o último, ele só baixa na ordem.

    Eu testei esses dois programas há alguns meses, não sei em que pé estão agora. Vale uma retestada.
    Será que você poderia testar esses bugs que mencionei hamcker?

    KTORRENT
    É um cliente bastante funcional. Eu tenho a esperança que um dia ele faça o papel “amarok dos torrents”. Mas hoje há um problema nele que o torna inutilizável:
    Ele não chega ao limite de velocidade da conexão em vários (não todos) torrents em que o azureus e o bittornado chegam.
    Já testei muito isso, e já está mais do que comprovado pra mim. Até porque no fórum oficial é a queixa mais comum, há dezenas de tópicos: “slow downloads”.

    ** aqui não há menção a pirataria. Há bandas que distribuem todas as suas músicas gratuitamente na internet, inclusive com suas discografias completas agregadas em torrents.

  6. #6 por Cesar em 14 \14\UTC junho \14\UTC 2007 - 12:55

    Como vocês, também já procurei muito pelo “cliente perfeito”. Eu gosto dos clientes para terminais, assim posso controlá-los via ssh.

    O deluge era uma boa opção gráfica, o problema é que tinha uns bugs e não lidava bem com arquivos grandes (100% de CPU). Estou testando o qBitTorrent com um arquivo de 12 GB e está legal.

    Uma coisa que gostei nele (assim como no Deluge) é a alocação dinâmica de espaço em disco. Ele só usa aquilo que já baixou, diferente da maioria dos torrents que criam um arquivo ‘dummy’ do tamanho do arquivo de download, ocupando espaço desnecessário.

  7. #7 por Pantoja em 14 \14\UTC junho \14\UTC 2007 - 13:56

    Essa busca pelo cliente BT perfeito parece o Karma dos usuários de Linux. A tempo tmbém estou nessa busca por um programa nos moldes do utorrent para windows. Já havia testado o deluge, mas ele tem um problema que me incomoda demais: o gerenciamento da fila de downloads. Simplesmente sai baixando tudo, não sendo possível configurar o número de downloads ativos por vez, sem falar na impossibilidade de baixar partes de arquivos. O azureus, aparentemente o mais completo deles(e muito mais pesado), em casa não consegue manter o ritmo do download, baixa um pouquinho e fica várias horas sem simplesmente baixar nada (acho que ele cansa de trabalhar). E olha que está configurado com a tal das “good settings”.
    Valeu pela dica do qBittorrent!! Vou testar!

  8. #8 por Xterminator em 14 \14\UTC junho \14\UTC 2007 - 14:33

    Já experimentou o tribler? eu achei cheio de recurso, inclusive com opçção de baixar partes do torrent, como não preciso de todas suas funções o freeloader está ótimo para mim que uso o gnome.
    https://www.tribler.org/Download
    http://www.downloadsquad.com/2006/08/21/freeloader-bittorrent-client-for-gnome/

  9. #9 por Deco em 14 \14\UTC junho \14\UTC 2007 - 20:39

    Fiz o mesmo caminho. Imaginava o Deluge perfeito e fui para o qBitTorrent. O melhor é a busca integrada sem ter que abrir qualquer navegador. Ah, outro “detalhe”. É levííííísssssimo!!!!!!!!!!

  10. #10 por silfar em 14 \14\UTC junho \14\UTC 2007 - 20:48

    Vale a pena dar uma olhada no transmission também.

  11. #11 por RoobZ em 14 \14\UTC junho \14\UTC 2007 - 21:25

    Também uso o Transmission – http://transmission.m0k.org/

    É simples, leve e serve pro meu uso. Não tenho um conhecimento tão grande a respeito de configurações P2P, mas acho que vale um olhada…

  12. #12 por hamacker em 19 \19\UTC junho \19\UTC 2007 - 0:40

    Cesar, o que voce chama de alocação dinamica de arquivo é nada mais ou menos que baixar o arquivo sequencialmente.
    Sequencialmente é bom, porém é bem mais lento porque voce depende que os outros colegas tenham baixado o pedaço que voce precisa e que nem sempre tem a melhor velocidade, enquanto que baixando aleatóriamente voce busca pedaços das conexões mais rapidas.

  13. #13 por Reinaldo Dias Rosa em 12 \12\UTC maio \12\UTC 2009 - 16:55

    Gostei muito do ubuntu hamacker 9.04 to usando aqui parabéns pelo trabalho.

    no proximo coloque amule e soundconverter.

