Que orgulho desse meu desktop de trabalho :

Tudo que tenho no meu computador funciona bem e tem horas que sinto orgulho dessa ferramenta que acompanha meu trabalho :

Desktop do Hamacker

É um Notebook Asus A6J6, 1GB de RAM, HD120G e uma NVIDIA 7300Go e o melhor de todos : Linux !

Todos os itens de hardware funcionam com a excessão do modem motorola sm56. A webcam é uma Syntek que requer a compilação dum módulo para funcionar. O wifi, microfone embutido e as teclas Fn funcionaram de primeira logo após a instalação do Ubuntu Feisty.

Obs : Os screenlets foi só para ficar bonito na foto :)

Maiores detalhes :

Ambiente gráfico : GNOME, mas fical igual com o XFCE, eu uso muito a ambos e sempre deixo-os iguais.

Papel de Parede : É o que acompanha o tema blubuntu-look, depois de instalado fica em /usr/share/backgrounds/Ubuntu-Blubuntu_1600x1200.png.

Painel do GNOME : É o mesmo painel do GNOME, a diferença é a altura para 50 pixels e quase totalmente transparente. O menu padrão do Ubuntu/Gnome é removido e no seu lugar é o applet “Barra de Menu” que diferentemente do anterior menu principal não mostra as indicações “Locais” e “Sistema” horizontalmente, mas mostra-os dentro do menu depois de acionado. Um truque na “barra de menu” é trocar o ícone do Ubuntu por outro, no meu caso coloquei uma maçã mordida (confesso, plagiei da Apple), parece fácil, mas para saber como trocar o ícone não foi nada fácil, enfim vou te passar isso de mão beijada, basta executar o “gconf-editor” e na chave “/apps/panel/objects/” voce vai encontrar “objects_0, object_1,…” num deles o “object_type” é igual a “menu-object”, é nessa chave que voce tem que ajustar dois paramentos :

custom_icon = /local/onde/voce/tem/um/icone.png

use_custom_icon = ligado

Tema principal : T-ish Pack que imita o Mac OSX, http://www.gnome-look.org/content/show.php?content=30859, já ví um MacOSX e estranhamente o que ví não usava estes ícones, mas enfim, se o desenvolvedor disse que é imitação do Mac OSX, então é.

Icones na área de Trabalho : Eu gosto dos “Meus Documentos” e a “Lixeira”, habilito-as para serem mostradas executando o gconf-editor e acessando a chave “/apps/nautilus/desktop”, nela eu ligo as seguintes chaves :

/apps/nautilus/desktop/home_icon_visible

/apps/nautilus/desktop/trash_icon_visible

Tem outras chaves lá como “Ambiente de Rede” (network_icon_visible) e “Meu computador” (computer_icon_visible), mas não tenho gosto ou uso por estes ícones na tela.

Delírio Visual (Eye candy) : Beryl, Kiba-Dock (versão 0.5b) e Screenlets. Voce não vai ver no screenshot, mas o kiba-dock fica com os ícones pulsando ao mesmo tempo em que os efeitos do Beryl como o de pingos de chuva caem, criando um ambiente realmente relaxante e agradável. Para relaxar ainda mais, só faltava colocarem uns peixinhos nadando pela tela… mas aí eu nem iria conseguir trabalhar, não é mesmo ? :)

Menu Opcional : Affinity Search, apesar de pouco tempo com essa ferramenta de busca, já notei que sou mais rápido com ele do que acionando o menu principal do GNOME ou mesmo usando o terminal, especialmente porque em geral encontro mais facilmente os aplicativos e arquivos abertos recentemente, ele ficou tão especial que mereceu até um atalho para a tecla Win que já estava morta a bastante tempo.

Utilitários na Bandeija (da esquerda para a direita) : Skype, OpenOffice, Beryl Manager, Pidgin (ex-gaim), glipper, monitor de bateria (automatico), gerenciador de rede(automatico), areas de trabalho (automatico), relógio, controle de volume(automatico), botao desligar(automatico). Não está no screenshot, mas eu também o uso gsynaptics para controlar melhor esse touchpad maluco aqui. :)

Consumo de memória : Apesar da indicação de 311M em uso, o uso é menor, naquele screenshot estava trabalhando com o GIMP e só alí devo ter deixado uns 60M de RAM. Algo bom no screenlets é que ele consome bem menos RAM que o gdesklets, embora ambos não acrescentem nada no meu dia-a-dia, mas que fica bonito com ele, ahhh isso fica. :)

Sem os recursos 3D : Mesmo sem Beryl, Kiba-Dock e Screenlets a aparência continua a mesma, porém sem aqueles efeitos encantadores dessas ferramentas.

Repositórios para encontrar as versões mais recentes do kiba-dock e affinity :

# kiba-dock
# chave : wget http://download.tuxfamily.org/3v1deb/DD800CD9.gpg -O- | sudo apt-key add –
deb http://download.tuxfamily.org/3v1deb feisty eyecandy 3v1n0

# affinity
# wget http://download.tuxfamily.org/syzygy42/8434D43A.gpg -O- | sudo apt-key add –
deb http://download.tuxfamily.org/syzygy42/ feisty avant-window-navigator

  1. #1 por vdias em 17 \17\UTC maio \17\UTC 2007 - 21:30

    Que tema tens no xfce ???

  2. #2 por Sérgio Mateus em 17 \17\UTC maio \17\UTC 2007 - 21:58

    Isso é KDE ou Gnome?

  3. #3 por Eduardo em 17 \17\UTC maio \17\UTC 2007 - 22:17

    Cara, o tema (e o conjunto todo) está tão bonito que eu não posso deixar de perguntar o que é que vc está usando: Gnome,
    XFCE ou KDE?
    Qual o tema?
    Quais o ícones?
    Onde consigo o papel de parede?
    Parabéns!!!!

  4. #4 por Hugo em 17 \17\UTC maio \17\UTC 2007 - 22:19

    Olá,

    tudo bem por aí? Muito bonita sua área de trabalho. Seu Asus tem placa de TV? Estou tendo dificuldades em configurar a minha. O meu é Asus A7Jc…

    Abração

  5. #5 por Leonardo Bernardes em 17 \17\UTC maio \17\UTC 2007 - 22:24

    404 — File not found.

  6. #6 por Wagner em 18 \18\UTC maio \18\UTC 2007 - 2:17

    Alguem poderia me ensinar como deixo meu ubuntu assim?
    Valeu…

  7. #7 por Eduardo em 18 \18\UTC maio \18\UTC 2007 - 12:11

    Valeu, mesmo, pelas ótimas dicas, cara! Apenas vou acrescentar aqui uma pequena dica para quem está a fim de mudar o botão do menu principal, tirando o logo do ubuntu e colocando a maçã da Apple: basta instalar este tema http://www.gnome-look.org/content/show.php/OSX-Tiger+theme?content=56577

    e, nas configurações de temas, escolher osx-mod (ou osx-tiger) na aba “ícones”.

    Valeu!

  8. #8 por Lauro César em 18 \18\UTC maio \18\UTC 2007 - 13:07

    Bom dia.

    Realmente lindo seu desktop! Acho que alguns amigos aí em cima não leram seu texto pois você diz claramente que este desktop é Gnome e que você também usa XFCE e o deixa oi dois iguaizinhos…
    Bom, minha pergunta é a seguinte: Você usa o Beryl como gerenciador de janelas né, é o do repositório padrão do Ubuntu ou instalaou de outro repositório? Em meu Notebook elese apresenta um pouco instável, às vezes não mostrando o que há no interior das janelas abertas, às vezes tornando muito difícil clicar em algum ícone. Em meu desktop também enfrento problemas semelhantes. Em ambos uso os repositórios padrão e tanto usando Beryl como Compiz os probllemas aparecem.

    Notebook: Pentium M 1.4 Vídeo ATI
    Desktop: Pentium IV Vídeo Intel

    Um abraço!

  9. #9 por hamacker em 18 \18\UTC maio \18\UTC 2007 - 13:54

    Uso o Beryl + Heliodor.
    A estabilidade é quase perfeita, uso a versão snapshot (svn), o qual postei um artigo aqui de como fazer.
    O único problema com o beryl dos repositorios do ubuntu é que em algumas oportunidades voce carrega um programa, ele aparece no gerenciador de programas, mas a sua janela em sí não aparece na janela de desktop. O beryl-manager até tem uma opção para resolver esse problema quando ele acontece (gl-yeld), mas com o beryl-svn isso quase não ocorre mais.

    Talvez o seu problema seja o driver ATI, por isso é melhor usar o compiz mesmo que já vem com o feisty.

    Meu colega aqui do lado tem uma nvidia mx4000 e tá rodando o beryl numa boa.

  10. #10 por LKRaider em 19 \19\UTC maio \19\UTC 2007 - 19:45

    O link para a imagem não existe – 404

  11. #11 por Leandro Miranda em 21 \21\UTC maio \21\UTC 2007 - 15:04

    Kara, ficou lindão mesmo… Muito show.. valew pela dica.. vou tentar deixar o meu do mesmo jeito.

  12. #12 por Scarface em 5 \05\UTC agosto \05\UTC 2007 - 21:53

    Sim esta bonito, so achei que ele poderia colocar as fontes dos pacotes para que possamos tambem estudar esse themes, e assim a comunidade ficar sempre unida..

    PLease coloque as origens e os creditos..

  1. Lucas Ferreira » Blog Archive » Meu Desktop
