O que Microsoft, Linux e patentes tem a ver com Santos Dumont ?

Pois é, aconteceu num comentário despretensioso no br-linux que fui pesquisar rapidamente na wikipedia, e realmente fiquei impressionado com o desfecho dos irmãos Wright. Os irmãos Wright são considerados especialmente pelos estadunidenses como os inventores do avião, ou se preferir, vôo controlado num aparelho mais pesado que o ar. Isso aconteceu em 1903, e Santos Dumont só faria seu primeiro vôo em 1906, mas que diabos isso tem a ver com Microsoft, Linux ou Patentes ? Espera um pouquinho que vou chegar lá.

Acontece que para proteger sua invenção, um avião acionado por catapulta mecânica, os irmãos Wright patentearam a idéia e trabalharam na sua invenção secretamente. Mas foi apenas quando Santos Dumont fez seu primeiro vôo em Paris que a autoria do primeiro vôo se tornou alvo de disputa. Para os irmãos Wright de certa forma o uso de petentes e segredos os privou de ficar livres de contestações. Por outro lado, Santos Dumont com o seu 14bis que não usava nenhum tipo de impulsão de catapulta mecânica provou a milhares de testemunhas oculares que era possível dar ao homem um novo tipo de liberdade.

Santos Dumont ao contrário de outros aeronautas da época, deixava suas pesquisas como domínio público e sem registrar patentes. Alguns acreditam que as patentes atrasam o progresso da humanidade, por outro lado, outros acreditam que patentes salvaguardam financeiramente anos de pesquisa à fio. No caso dos irmãos Wright, as patentes não lhe serviram de nada e causaram dor de cabeça na guerra de patentes. No caso de Santos Dumont, não usar patentes lhe rendeu méritos e honraria, apesar de grande decepção também.

Vivemos uma cena similar, por um lado uma grande empresa que baseia seu processo de negócios em patentes, isto é, a Microsoft que diz a todos os cantos do universo que os programas tidos como “Software Livre” (Linux incluso) abusam de suas patentes. Na outra vertente, está o Linux que surge com a mesma idéia de Santos Dumont, onde o conhecimento deveria estar de posse da humanidade. Quem vencerá ?

Uma coisa nós sabemos, uma hora ou outra, a Microsoft terá de aparecer com suas patentes e provar com A+B onde o Linux infringe as tais 42 patentes. Se a resposta for inveridica então será a queda de uma potência não-militar que agiu no desespero, por outro lado, se comprovada as infrações o que acontece ? Nada, como formigas que se defrontam com um obstáculo, basta dar a volta e corrigir o problema. Portanto, se a acusação da Microsoft não colar entre os gerentes de TI, comprovadamente terá sido um tiro no pé de seus acionistas.

Anúncios
  1. #1 por zecarlos em 15 \15\UTC maio \15\UTC 2007 - 19:26

    Cara, que artigo! Parabéns! Excelente paralelo, falou tudo e mais um pouco!

  2. #2 por giovan nardelli em 15 \15\UTC maio \15\UTC 2007 - 21:30

    concordo…
    Santos Dumont é brasileiro… patrimônio nacional…
    Morreu de depressão ao ver que sua invenção foi utilizada para matar pessoas…

    esse é o espírito brasileiro… espero que as patentes e o direito autoral evolua, porque do jeito que tá tá fogo… atraso demais…
    valeu

  3. #3 por Avelino de Almeida Bego em 15 \15\UTC maio \15\UTC 2007 - 21:59

    Não podia ter dito melhor!
    Já imaginaram se um tal de Timothy John Berners-Lee, tivesse patenteado sua invenção?
    Pra quem não conhece o autor e sua obra, aqui está: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tim_Berners-Lee

    Abraços.

  4. #4 por D4LT0N em 15 \15\UTC maio \15\UTC 2007 - 22:21

    É isso aí.

  5. #5 por Avelino de Almeida Bego em 16 \16\UTC maio \16\UTC 2007 - 0:15

    O que tenho notado é que o Linux e o software começa a incomodar muita gente.

    Abraços.

  6. #6 por LedStyle em 16 \16\UTC maio \16\UTC 2007 - 6:13

    Clap clap clap!!!

    Eu já conhecia a história, exatamente como você contou por um documentário que vi na TV a Cabo a muito tempo. Mas nunca tinha pensado por esse lado!!! Meus parabéns! Excelente post!!! Fiquei até emocionado!

  7. #7 por John John em 16 \16\UTC maio \16\UTC 2007 - 14:04

    Parabéns pelo excelente paralelo traçado no artigo. Creio que como sempre, isso não dará em nada. Mas se ainda assim a Micosoft conseguir o que quer (parar a disseminação do GNU/Linux), futuro nos trará novas idéias e alternativas: Livres, é claro!

  8. #8 por popolony2k em 16 \16\UTC maio \16\UTC 2007 - 15:52

    Muito bom o texto !!

    PopolonY2k

  9. #9 por terramel em 16 \16\UTC maio \16\UTC 2007 - 17:30

    Ótimo texto… Está de parabéns! :)

    Como sempre, este blog está sempre trazendo ótimos posts e contribuindo muito para a comunidade

    Abraços

    Terramel ;D

  10. #10 por insert em 17 \17\UTC maio \17\UTC 2007 - 0:48

    Muito bom mesmo. Mas se for comprovada a calúnia a MS vai perder mais que a confiança dos acionistas. Eu li ha algum tempo que um grupo pró software livre já estuda as possíveis “quebras de patente”, se houverem, eles indicam as irregularidade se não, a pesquisa serve como base para um processo por calúnia e difamação.

  11. #11 por MissaoTanizaki em 2 \02\UTC novembro \02\UTC 2009 - 10:23

    A HUMIDADE & ÉTICA

    Quando se fala em PATENTE me vem em mente a questão de PODER ECONÔMICO IMORAL dos “Países Desenvolvidos” (entre aspas).

    Os “Países Desenvolvidos” criaram esse recurso para se “GARANTIR” & Ampliar o seu “PODER ECONÔMICO” NÃO-ÉTICO, mas a Historia da Humanidade mostra que para alcançar esse “Grau de Desenvolvimento” NÃO-ÉTICO esses “Países Desenvolvidos” utilizaram de todos os Recursos NÃO – ÉTICOS que HOJE invadem crescentemente todas as Comunidades induzindo o Aumento do Mundo do Crime de todos os tipos imagináveis que são noticiados DIARIAMENTE na Mídia NÃO-ÉTICA.

    Se esses “Países Desenvolvidos” tiverem que pagar pelo Danos Causados (DÍVIDAS) todos eles se tornariam Muito Pobres – muito mais Pobres do que os mais Pobres dos Países do Mundo Atual. Portugal, entre outros Países que saquearam as Nossas Riquezas quanto nos estariam devendo ? ? ? ? ? ?

    Nas Questões das Mudanças Climáticas a Humanidade deixa claro em todos os Cantos do Mundo que os referidos “Países Desenvolvidos” tem, também, DIVIDAS ASTRONÔMICAS para com os Países Pobres e os em Desenvolvimento, mas eles sempre utilizam os mesmo Recursos NÃO – ÉTICOS para Enganar a HUMANIDADE.

    Esses Recursos NÃO – ÉTICOS é que estão levando a “Poderosa Economia Americana” a se IMPLODIR, mas o pior ainda está por vir – muitos Conflitos & GERRAS poderão surgir como decorrência.

    Esses Recursos NÃO – ÉTICOS, como as PATENTES precisam ser combatidos e / ou revistas.

    No caso da Ciência & Política é preciso combater os Pseudos Cientistas & Pseudos Políticos porque a Ciência & Política precisam Evoluir para o Bem de Toda Humanidade e não para apenas para os “Países Desenvolvidos” (entre aspas)..

    Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  1. Notebook para todos, patentes e etc… - Milhouse Blog
  2. Liberdade x Aprisionamento « asf@web
%d blogueiros gostam disto: