'PC Conectado' é sabotado por 'Windows Starter'

Muito se tem comentado sobre o ‘Computador para todos’ ou ‘ PC Conectado’, um programa do governo federal para tornar possivel a todas as familias de classes menos favorecidas a terem seu primeiro computador. A idéia é muito boa, no entanto, parece que muitos trocaram o Linux do PC Conectado por outras iniciativas mais caras (que não pertence ao mesmo programa do governo) como micros com o Windows Starter Edition (R) instalado. Vou traçar algumas observações que acho úteis :

Alguns fornecedores sobotaram o programa do governo ao oferecer a mesma configuração do ‘PC Conectado’ com uma versão de computador custando mais caro cerca de R$ 100,00 ou mais de diferença, porém equipado com o sistema operacional Microsoft Windows XP Starter Edition(R) em detrimento do Linux que acompanha o ‘PC Conectado’, alegaram que algumas pessoas iriam preferir Windows e sinceramente eu não dúvido disso, mas então porque simplesmente não vendem o Windows XP separadamente para elas ? Resposta simples : Windows XP Home custa de R$ 450,00 até R$ 550,00 dependendo da loja e da região e então discerniram que este é um valor salgado para quem esta comprando de modo parcelado um computador de R$ 1.299,00 (c/ 256M de RAM).

Hummm, existe o Windows XP Starter Edition que custa bem mais barato e é vendido apenas para fabricantes, não é mesmo ?

Talvez achassem que se todas as máquinas fossem Linux e eu fosse o único fornecedor a oferecer um Windows, comprariam de mim, ou seja, vamos pegar carona no sucesso do PC Conectado. Obviamente a maioria desses fabricantes fizeram isso, e se algum deles não tivessem feito é provavel que perderia mercado para o concorrente e assim aconteceu o inexperado e estamos agora dividindo a atenção com o pior sistema operacional desenvolvido : Windows XP Starter Edition. Pessoalmente, acho o Starter (Windows XP Starter Edition) um desserviço a população carente, veja as restrições que se aplicam a ele :

Windows XP Starter Edition tem as seguintes restrições :

  • Pré-programado para aceitar apenas um pequena lista de processadores como Intel Celerom, AMD Duron/Senprom, Geode e similares, ou seja, processadores reconhecidamente lentos.
  • Memória máxima de 256M, se voce quiser evoluir ou deixar mais mais rápido então esqueça, não será possivel com este sistema. Se for comprado uma memória de alto desempenho, propositalmente o software não o aceitará.
  • HD máximo de 40GB de memória, muito pouco para quem quer transformar um computador numa central de entretenimento e ver/gravar filmes, musicas, video-games, etc…
  • Resolução máxima de 1024×768. OK, é a resolução utilizada pela maioria. Mas fique sabendo que caso voce queira melhorar de monitor, mesmo que ele tenha um resolução melhor, a unica resolução aceita será 1024×768 e acredite era para ser 800×600 mas para o perfil brasileiro tiveram que mudar.
  • Mono-usuário e sem rede, isto mesmo, não dá para colocar este micro em rede com outros computadores, nem compartilhar uma impressora ou arquivos que não seja por disquetes, alias não dá nem para criar contas separadas para cada membro da familia. Ainda mais, não tem nem como definir uma senha para restringir o computador a membros da familia.
  • No máximo 3 programas distintos simultaneos ou no máximo 3 janelas do mesmo programa. Insulficiente e irritante para quem já utiliza o computador no trabalho, escola ou lanhouse.
  • Não tem programas avançados, na realidade somente com ele não é possivel fazer praticamente nada senão jogar ‘paciência’ e ‘campo minado’ ou dar uma pincelada com o ‘paint’. Voce não tem um processador decente de textos, planilhas ou gráficos. Alguns fabricantes até incluiram o OpenOffice para deixar o ‘Starter’ mais utilizável, também um anti-virus gratuíto, porém ainda continua com a impressão de sistema operacional ‘depenado’.
  • Viva sua vida vendo o logo narcisista ‘Microsoft Windows XP Starter Edition’ na tela. A microsoft mantém a mensagem na parte inferior da tela que sobrepôe todas as outras aplicações, voce assiste um DVD e não consegue ler direito as legendas porque aquele logo narcisita fica sempre alí naquela região. Voce fica procurando o botão de sair duma janela de dialogo e não percebe que novamente o logo esta atrapalhando voce encontra-lo. No inicio voce não liga, mas com o passar dos dias vai achar aquilo verdadeiramente mais irritante do que as limitações mencionadas acima.

A intenção do Windows XP Starter Edition é vir pré-instalado de fábrica e estar “engessado” nas suas configurações iniciais que seriam propositalmente inconcebíveis para uso comercial. É pré-concebido que o perfil do comprador é duma pessoa que busca seu primeiro computador e seria incapaz de explorar ao máximo o pontencial do computador e também duma pessoa que não queira usar o computador para ganhar dinheiro com trabalhos em casa ou entretenimento mais avançado e por fim isso justificaria o ‘Starter’. Esse pré-julgamento, do meu ponto de vista é incoerente com a pirataria que vem sendo feita, porque muitos estão trocando o ‘Starter’ pelo Windows completo, ou seja, um tiro pela culatra. Essas pessoas já pagaram pelo Windows Starter e não estariam dispostas a pagar de novo por outro “Windows” mais completo.

Na minha modesta opnião, o Windows Starter é um perigo para aqueles que estão conhecendo o computador pela primeira vez, pois este sistema operacional esta restringindo a experiência e o aprendizado de quem utiliza-o, com o tempo quem usa outro Sistema Operacional avancará e quem ficou apenas com o ‘Starter’ continuará estagnado.

O PC Conectado por outro lado não traz restrições técnicas, você troca monitor,placa de video, acrescenta memória, aumenta a capacidade do HD, troca Linux por Windows, Linux por outro Linux,… se desejar pode até substituir o aparelho de DVD,SOM e video-game da sala por esse computador, alias acrescente uma placa PCTV (uns R$ 90,00 na sta. efigencia  em SP) e você passará a receber também no computador sinais de TV/RADIO para gravar seus programas favoritos e ouvir suas emissoras favoritas. Assim ele também poderá se tornar uma verdadeira central de entretenimento, mas para isso voce vai ter que rodar Linux ou o Windows convencional (não o Starter).

Da minha parte, quando alguém pedir a ajuda para comprar um computador vou falar para ela comprar um ‘PC Conectado’ com Linux e dizer que se ela precisar de ajuda estarei a disposição e se ela rejeitar ainda poderá comprar o Windows original e desfrutar dele. Mas nunca vou recomentar esse tal de ‘Windows XP Starter’.

Se os principais fabricantes tivessem adotado apenas o ‘PC Conectado’ sem iniciativas como o ‘Starter’, provavelmente ainda haveria pirataria, no entanto, aqueles que ficassem utilizando o sistema operacional Linux teriam a oportunidade de aumentar sua experiência com computador, até mesmo para aprovar ou rejeitar o Linux que acompanha o PC  e provavelmente estariamso escolhendo não entre ‘PC Conectado’ ou ‘Starter’, mas entre qual dos fabricantes tem o melhor Linux pré-configurado e a melhor configuração de hardware.

Essa é minha opnião.

Refêrencias interessantes :

Ubuntu no computador da minha sobrinha

A evolução da mentalidade do consumidor, na prática

  1. #1 por Fabio em 24 \24\UTC novembro \24\UTC 2006 - 15:35

    Tenho um ponto de vista diferente desta estatistica, no lugar de dizer 73% de usuario trocam linux por windows no PC conectado. Eu diria “27% de novos usuarios, possívelmente leigos, se adaptaram ao linux com a necessidade mínima de suporte” e isso é uma tremenda conquista. Creio ser esse o embrião, logo logo os usuarios perderão o medo de esperimentar o linux, até lá, teremos que ter um número mínimo de pessoas dispostas a tirar dúvidas e ajudalos na transição.

  2. #2 por hamacker em 24 \24\UTC novembro \24\UTC 2006 - 15:47

    Hummm Fabio, não reclamo da vendas do ‘PC Conectado’, mas reclamo do ‘Starter’. Ele é uma péssima experiencia para quem quer usar tudo o que um computador tem a oferecer.

  3. #3 por Felipe em 24 \24\UTC novembro \24\UTC 2006 - 16:32

    Há de se mencionar que o programa “Computador para todos” do governo federal não contempla a aquisição do Sistema Operacional Windows. Há sérias restrições no programa quanto, principalmente, as limitações de quantidade de aplicativos rodando e janelas abertas do Windows XP Starter Edition e como o “Computador para todos” tem que custar no máximo R$ 1.399,00 inviabiliza uma versão maior de Windows (XP Home Edition, por exemplo).

    Você pode comprar a parte o sistema operacional, mas ele não pode estar na mesma nota fiscal (pelas limitações ou pelo preço) e não pode ser financiado pelo governo federal no programa “Computador para todos”.

  4. #4 por flipe em 24 \24\UTC novembro \24\UTC 2006 - 16:48

    feliz você no seu comentário Fabio.

  5. #5 por raulpereira em 24 \24\UTC novembro \24\UTC 2006 - 17:00

    Hamacker,

    A grande questão é: “este programa do governo serve somente para financiar o micro para a população de baixa renda e incentivar a pirataria?”, o que me espanta é isso! Muito se fala por ai a este respeito, mas no fundo o programa pra mim é mais que isso. Pra mim a proposta do governo é muito mais que oferecer a possibilidade da população de baixar renda ter acesso a um micro ou da pessoa X ou Y conhecer linux ou não. O barato é estar gerindo desenvolvimento de serviço no Brasil e não comprando um produto extrangeiro e consequentemente levando o tão abordado lucro ($$) para fora de nossas rédeas, além de claro, estar oferencendo acesso a um novo mundo para o desenvolvimento e créscimento de uma galera q hoje não tem acesso.

    Se tem sistema operacional X ou Y, pra mim e para o usuário final é o que menos importa, o usuário quer ter acesso ao micro e ter acesso a funcionalidades que tornem seu uso fácil e amigável. Agora o que o programa oferece é custear indiretamente que a produrção desse ferramental usável seja feito aqui, por nós, por pesquisa. Uma pena é o mercado (leia imprensa no geral) estar novamente entubando uma idéia errada do programa e quem vem de carona nisso tudo é a microsoft, é claro, a final ela quer continuar garantindo o lucro dela.

    Agora o que isso tem haver com a comunidade linux? Nada, ela deve continuar seguindo seu rumo crescente e vertiginoso, pensando sempre que o usuário, final ou não, quer sempre moleza para fazer tarefas simples e automatizadas e assim eu garanto, linux vai conquistar o mercado aos poucos, e não é com programa de governo A ou B que isso será conquistado.

    Bom, essa é minha humilde opinião … []’s,
    raulpereira.

  6. #6 por Kurt Kraut em 24 \24\UTC novembro \24\UTC 2006 - 17:49

    Aloha,

    Parabéns pelo artigo. É esse perfil de colunista, um texto com uma análise própria, sua e não reblog que eu acho que é o mais adequado para o Planeta Ubuntu Brasil.

  7. #7 por Mauricio Capeleiro em 25 \25\UTC novembro \25\UTC 2006 - 12:33

    Oi Pessoal,
    Eu concordo com os cometários a respeito da versão do “Start”, bem como adoro a versão do GNU/Linux Ubuntu, mas apenas lembrando que essas limitações do starter, já não estão mais valendo, pois sou Gerente Industrial de uma fábrica de computadores , onde integramos os computadores do Programa PC conectado, com 02 versões do linux ” Metasys” e “Fenix” , mas também integramos máquinas com todas as versos do Windows em regime de OEM, e já estamos integrando as máquinas que saem com a nova versão do “Starter”, que já está totalmente funcional, ou seja , já roda em máquinas com processsadores tanto celeron, P4, Core 2 DUO etc…e também sem limitação de expansão de memória, ultrapassando a barreira inicial dos 256 MB.

    Mas parabenizo a todos pelos comentários.
    Abraços

  8. #8 por Fabio Ortolan em 25 \25\UTC novembro \25\UTC 2006 - 14:47

    Desculpa comentar aqui, é que no blog do Eustáquio não tem a famigerada caixinha de comentários.

    Já usei o WSE e me senti podado, não podia fazer nada, os limites são ridículos.

    O post do Eustáquio só comprova uma coisa para mim, uma “conversão” bem feita só pode ser efetuada se tiver em “suporte” eficiente, não adianta “jogar” na mão de um leigo em Linux uma distro, na primeira barreira ele vai trocar, mas se ele tiver uma atenção do cara que instalou a chances de a pessoa permanecer no Linux é muito alta.

    Tenho um amigo que era fã incondicional do windows, disse que o linux nunca entraria no seu micro. Um dia o windows dele deu pau e fui eu instalar o Ubuntu para ele, hoje ele tem uma visão completamente diferente do Linux, ele me fala que tem coisas simples que ele nunca conseguiria com o windows, como queimar um cd e assistir um vídeo. Não foi simples no começo, eu mais um colega ensinamos o básico e se acontece algum problema vou lá resolver.

    O linux está sim pronto para o desktop.

  9. #9 por Daniel em 25 \25\UTC novembro \25\UTC 2006 - 20:31

    Minha Nossa Senhora!

    Quem em sua sã consciência usaria essa merd*a?!

    Desculpa o palavrão..mas Pelo Amor de DEUS.

    Por tudo que é mais sagrado.

    Isso non é um OS,é um vírus!

    Credooo!!

    Sabia que era ruim,mas não ao ponto de non puder aumentar as caracteristicas do PC o.O

    E o pessoal ainda preferi isso ao Linux ¬¬

  10. #10 por Adilson Siqueira Gomes em 25 \25\UTC novembro \25\UTC 2006 - 23:01

    Só uma simples pergunta???
    O cliente é avisado das limitações deste Win.
    Se ele não é avisado isso é o caso de uma denuncia no PROCON, para que seja fixado uma aviso bem visível com esta limitações, pois eu acho quem compra um pc mesmo que seja barato, pensa em atualiza-lo, por exemplo se ele comprar um HD de 80G, ele vai ficar chupando o dedo porque simplesmente o sistema não aceita, quanto a rede, 99 % das placas para não dizer 100% vem com placa de rede onbord, e o coitado só vai descobrir quando tentar conectar a outro PC? Vou fazer uma pesquisa e ver se os vendedores avisão sobre isso ou se pelo menos sabem, destas limitações e se o produto “PC” tem na sua caixa em algum lugar visível, a descriçao desta limitações caso não haja, tenho certeza que vai virar caso de policia, por enganar o consumidor deste produto.

  11. #11 por leonardo em 21 \21\UTC dezembro \21\UTC 2006 - 20:34

    este tal de (starter edition é mesmo uma porcaria com esta limitação de trez janelas voê tem que fechar uma para poder abrir um anexo no imail por exemplo , e todas as pessoas que conheço estão trocando o sistema operacional até mesmo por verções piratas.

  12. #12 por Cássio em 15 \15\UTC março \15\UTC 2007 - 14:16

    Eu concordo em tudo hamacker’s disse, só um trecho que não ficou correto – (Memória máxima de 256M, se voce quiser evoluir ou deixar mais mais rápido então esqueça, não será possivel com este sistema. Se for comprado uma memória de alto desempenho, propositalmente o software não o aceitará.)- pois eu uso wse e tenho uma palca de 512M, pq eu não aguentava mais passar tanta raiva com meu pc. Mais aproveitando que estou postando aqui queria perguntar se alguem sabe de algum software que me ajude a utilizar um pouco da minha memoria Ram no video. Obrigado a todos

  13. #13 por joelson em 2 \02\UTC outubro \02\UTC 2007 - 7:23

    meu xp pctv é muito lento me ajuda,a torna lo mais rapdo e eficas

  14. #14 por RENATA em 22 \22\UTC outubro \22\UTC 2007 - 18:05

    Eu comprei esta porcaria.
    E não desejo o SE nem pro meu pior inimigo!
    A MAIOR ENGANAÇÃO E DIZER QUE ELE É SEGURO!

  15. #15 por REICH em 6 \06\UTC março \06\UTC 2008 - 17:10

    Ta certo que o windows starter é uma merda… nesse ponto eu concordo…
    mas existem algums pontos no linux que me deixaram a desejar..
    como por exemplo, a droga da configuração Ati + XGL…
    eu acho que o linux como um sistema gratuito e tudo mais é uma excelente opção…. mas muitas pessoas que entram pela primeira vez no linux não conseguem nem abrir um cd porque a droga deu pau na “LIB” tal e qual, e ai perde os arquivos e tudo mais…..
    se o sistema não fosse tão exigente das pessoas, e fosse + facilitado, como um programa de scripts pra determinadas funções, talvez fosse menos problematico….
    o linux ainda tem evoluir muito, não que eu defenda o windows… mas que muitas opções como o Macromedia Flash, Web Cam, e tudo mais, não tem ainda pro linux…
    Por exemplo…tenho uma web cam que não achei em lugar nenhum pra compilar…
    e a placa de video que devia de ser facil, se torna uma dor de cabeça, que no windows resolveria com apenas algums minutos…
    nao que eu defenda os toques do windows… mas que se torna mais prazeroso um sistema que reconheça todas as placas e hardwares…do que um sistema “cru” que da maior dor de cabeça pra procurar os drivers pras placas fazendo disso uma perda de tempo pras pessoas que não tem tempo pra ficar configurando sistema!
    este é a minha mais sincera opinião….
    resolvendo isso, é um sistema completo pra mim…

    OBRIGADO.

  16. #16 por rene cabral em 15 \15\UTC maio \15\UTC 2008 - 13:49

    oi eu comprei esse “WSE” mas q porcaria ta loco meu
    eu queria saber se alquem pode me ajudar pois eu li esse artigo e fiquei muito triste quer dizer q eu nunca mais vou
    poder colocar um processados bom ou aumentar minha memoria? será q rola de eu formatar meu pc ou ão estou confuso????!!!!!!!!!socorro!!!!!!!!!!!!!!

  17. #17 por Ricardo em 2 \02\UTC junho \02\UTC 2008 - 20:11

    eu mexi num starter a pouco tempo pois o meu amigo queria trocar esse sistema mais pra minha surpresa esse sistema nao deixa vc troca-lo por outro pois os drivers estão no sistema e se vc colocar o xp o sistema starter que esta no cd é bloqueado

  18. #18 por Ricardo em 2 \02\UTC junho \02\UTC 2008 - 20:14

    corrigindo O sistema starte bloqueia os drivers

