Jogo "Tribal Trouble" (demo) para Linux

Antes de prosseguir, minhas sinceras desculpas ao Coringao porque ele já estava fazendo um tuto para este mesmo game em http://www.ubuntugames.org/TribalTrouble, mas resolví acrescentar maiores detalhes do jogo porque achei ele muito divertido.

Tela do jogo 'Tribal Trouble'

O jogo Tribal Trouble é um demo para Linux que voce pode instalar e se gostar então compra a versão completa, o jogo é um estilo clássico de Warcraft, isto é, um RPG de estratégia onde voce coordena índigenas e vinkings, repleto de estratégias e objetos para manusear o jogo promete um bom divertimento para os fãs de jogos de RPG. Para vencer é necessário variar táticas e habilidade de estratégias, segundo o autor jogando com os Vinkings ou os índigenas locais os finais são completamente váriados conforme a estratégia utilizada. Só jogando para crer. O game custa R$ 64,50 e só pode ser comprado pela internet, feita a compra voce recebe por email uma URL para fazer o download completo do game e segundo a produtora a versão Online tem o prazo de 90 dias e caso voce não goste eles devolvem o dinheiro – eu pessoalmente não acredito nisso, mas…-. Vamos a um passo-a-passo de como instalar o demo, então depois voce decide comprar ou não…

1) faça o download do game em http://tribaltrouble.com/download.php?os=linux ou se preferir :

wget -vc http://download.oddlabs.com/TribalTroubleSetup.sh

2) Descompacte o arquivo :

bash ./TribalTroubleSetup.sh

3) Entre no diretório e baixe o manual (ingles) :

cd tribaltrouble/
wget -vc http://download.oddlabs.com/tribaltrouble_manual.pdf

4) A partir deste instante você ja poderá executar o jogo com o comando ‘./tribaltrouble’, no entanto, como de custume vou disponibilizar um script para voce criar seu próprio pacote do jogo, baixe o script abaixo no diretório do game :

Script para a criação do pacote tribal trouble

5) Antes de prosseguir com a instalação, é necessário certificar-se de que voce possua as ferramentas GNU essenciais para a criação dum pacote debian (.deb) :

sudo apt-get -y install build-essential dpkg-dev debhelper devscripts fakeroot linda dh-make

O game utiliza java, no entanto, não é necessário ter o java instalado para que o game funcione, pois as dependencias do java estão embutidos dentro do game.

6) Renomeie o script para ‘criar_pacote_tribaltrouble_deb.sh’ e dê permissão de execução :

mv criar_pacote_tribaltrouble_deb.sh.txt criar_pacote_tribaltrouble_deb.sh.sh
chmod +x criar_pacote_tribaltrouble_deb.sh

Ele já está editado com as informações necessárias para a criação dum .deb para trible trouble, voce poderá conferir e estudar o script a vontade.

7) Antes de rodar o script, uma advertência : rode-o a partir do diretório onde esteja o programa com todos os binários e pastas necessárias. E lá vamos nós :

sudo ./criar_pacote_tribaltrouble_deb.sh

Se erros surgirem, tente debulhar o que está acontecendo rodando-o dessa forma :

sudo bash -x ./criar_pacote_tribaltrouble_deb.sh

No final, a seguinte mensagem surgirá :

**********************************************************************
[sucesso] Pacote criado com sucesso.
Para instalar :
sudo dpkg -i …/tribaltrouble-1.0.deb
Para remover :
sudo apt-get -y –purge remove tribaltrouble
**********************************************************************

Pronto ! Siga as instruções acima para criar o pacote ou remove-lo a seu bel-prazer.

Conclusões Finais :

  • Este não é um software livre, portanto mesmo possuindo um .deb e o game sendo apenas um ‘demo’, VOCE NÃO DEVE COMPARTILHA-LO com ninguém sem autorização da produtora, apenas essas instruções podem ser seguidas por outras pessoas.
  • Além do manual, o jogo possui um tutorial interativo bem fácil de seguir. Também há a disponibilidade 4 idiomas diferentes, infelizmente nenhum deles é o nosso ‘português’.
  • O jogo não é caro, e para fãs de RPG compensa seu valor, se mais pessoas forem capazes de pagarem pelo que utilizam isso seria um atrativo ainda maior para que produtoras de games possam acrescentar o idioma português em seus RPG no futuro.
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: